12º Bench Day supera expectativas

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA

Benchmarking Brasil apresentou os detentores das melhores práticas de sustentabilidade 2014 

Ontem, 04 de Junho de 2014, foi realizado o 12o BENCH DAY, o dia em que se apresenta os detentores das melhores práticas socioambientais do País.  Este ano, Benchmarking Brasil selecionou 32 práticas de instituições dos 3 setores da economia, localizadas nas 5 regiões do país. “Benchmarking Brasil é a fotografia da gestão socioambiental brasileira porque registra o nível de amadurecimento, a evolução, o foco (a temática gerencial de maior relevância no momento), os ramos de atividades e segmentos mais comprometidos, e até a localização de onde estas práticas estao sendo implementadas“, informa Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Brasil. E continua: “Cada prática certificada pelo Programa Benchmarking, significa que um pedacinho do Brasil ficou melhor ambientalmente e/ou socialmente, e que ao ser reconhecida e compartilhada, servirá de referência (modelo) e inspiração a outras organizações, gestores e regiões.”

BENCH DAY surpreende pela qualidade da programação e publico presente

A abertura do 12o Benchmarking Brasil foi feita com uma rápida saudação ao público presente pelo Desembargador Dr. Fabio Prieto, Presidente do Tribunal Regional Federal da 3a Região, seguido das palavras do vereador da cidade de São Paulo, Dr. Gilberto Natalini.

A abertura do Seminário Benchmarking foi feita por Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking. Durante todo dia, foram apresentadas as 32 práticas selecionadas por especialistas de vários países que avaliaram as práticas inscritas sem ter acesso ao nome da organização. E a noite, uma solenidade para apresentar os melhores da gestão socioambiental brasileira de 2014, certificados como detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País. 

Natalini presidente TRF marilena1

A noite foi realizada a solenidade Benchmarking com atrações e participações especiais para privilegiar os “legítimos da sustentabilidade”, empresas e gestores que não apenas falam, mas também mostram e compartilham suas boas práticas com publico especializado e formador de opinião.

Na abertura da solenidade, belíssima apresentação do violonista número 1 do mundo, Robson Miguel (primeiro colocado no Ranking Mundial de Violonistas, reconhecimento outorgado pelo Círculo Violonístico Europeu de Madrid – Espanha, confirmado em 2013 pelo Prêmio Quality Internacional do MERCOSUL e pela Câmara Brasileira de Cultura).  A solenidade também contou com a participação especial de Eduardo Lyra, considerado pela revista Forbes um dos jovens brasileiros, com menos de 30 anos, capaz de mudar o mundo, por isto, membro do Global Shapers, desdobramento do Fórum Econômico Mundial que seleciona jovens líderes excepcionais, com menos de 30 anos que possuem potencial para mudar o mundo.  A “Familia Schurmann” esteve presente recebendo a homenagem Benchmarking Pessoas que reconhece a trajetória de personalidades que transformam realidades com sua dedicação e história de vida, deixando um legado para as próximas gerações. Os Schurmann foram os primeiros brasileiros a dar volta ao mundo em um veleiro, e são protagonistas de uma linda história de amor ao mar e de defesa do meio ambiente marinho e costeiro. A entrega da homenagem foi feita pela Desembargadora Federal, Dra Consuelo Yoshida. 

ROBSON_MIGUEL Eduardo Lyra  familia schurmann evento PUBLICO
trofeu coral Jarbas

Benchmarking Brasil certificou 32 práticas de sustentabilidade de organizações localizadas em território brasileiro, 10 projetos de inovações verdes de alunos de cursos técnicos e graduação das escolas técnicas parceiras, e 05 obras de artistas convidados. Benchmarking Brasil é um evento fechado as empresas certificadas e convidados especiais, e foi realizado ontem, 04 de junho, no auditório do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3a Região, na Av. Paulista, 1842 – 25o andar – Torre Sul, em São Paulo/SP. Abaixo o Ranking dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira de 2014

RANKING BENCHMARKING BRASIL 2014

Detentores das Melhores Práticas Socioambientais do País

vencedores

RK Empresa/Instituição Case/Prática UF
Ambev Movimento CYAN – Projeto Bacias SP
Sabesp Programa Se Liga na Rede – MO SP
Gerdau Gerdau – Reciclagem Inclusiva RS
Danone Projeto Novo Ciclo SP
CPFL / RGE EE_ANEEL: Educacionais CPFL e RGE RS
Braskem Evolução – Mudanças Climáticas BA
Duke Energy Circuito de Educação Ambiental SP
SESI Susten’ARTE SESI – SP SP
Cemig Programa Peixe Vivo MG
10° Cargill Ação Renove o Meio Ambiente SP
11° Prumo Logística Reassentamento Vila da Terra SP
12° ArcellorMittal Tubarão Programa Tempo de Leitura ES
13° Verallia Reciclagem de Vidro Para-brisa SP
14° Casa da Moeda Gestão Total de Resíduos RJ
15° Ecovias Capacitar, promovendo a cidadania SP
16° Duke Energy Gibi – A Reprodução dos Peixes SP
17° Itaipu Binacional IB – Programa Coleta Solidária PR
18° Intel Inclusão Digital EaD – Case MG SP
19° Samarco Ecoeficiência na Gestão Ambiental RJ
20° Empresa Suape Projeto Pedagogia Ambiental PE
21° Alumar Redução de Emissões de GEE MA
22° Flexibrás Juntos por uma ilha mais limpa ES
23° Instituto do Câncer Economia 10, Desperdício 0 SP
24° JBS Ambiental JBS Ambiental Gestão de Resíduos SP
25° Sistema Ciclo REDERESÍDUO na CAMARGO CORRÊA SP
26° Furnas Pavimentação Sustentável RJ
27° Instituto Embratel Claro Claro Recicla RJ
28° TFT Transformando Histórias SP
29° Essencis Melhores Práticas Ecomembrana MG
30° Damha Valoração da Cultura Regional SP
31° Renova Energia Saberes Tradicionais Alto Sertão BA
32° SICREDI Recuperando Nascentes MT

 

Para ver Ranking Benchmarking Jr 2014, clique Aqui

Para ver Ranking Benchmarking das Artes 2014, clique Aqui

Para ver Homenagem Benchmarking Pessoas 2014, clique Aqui

 

Sobre Benchmarking Brasil 

louro_verde_2014_p1Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil 2014 contou com o apoio Institucional do Tribunal Regional Federal da 3a Região e do IAPMEI (Agência para a Competitividade e Inovação do Ministério da Economia de Portugal), e apoio de divulgação da Revista Meio Ambiente Industrial, Envolverde Jornalismo e Sustentabilidade, Portal RSOPT (Rede Temática de Responsabilidade Social de Portugal), e do Portal Acionista. LIVROS_REVISTAS

 

(*) Benchmarking é um ferramenta de gestão que não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, no seu compartilhamento para elevar o nível técnico e promover a excelência das práticas aplicadas em determinada área do conhecimento corporativo. “Benchmarking é um método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior” (Bogan,Christopher)

 

São Paulo, 05 de Junho de 2014

(11) 3257-9660/ 3729-9005

Bench Day Edições passadas:

 

edicao_2013 edicao_2012 edicao_2011
 edicao_2010 edicao_2009 edicao_2008 edicao_2007
 edicao_2006 edicao_2005 edicao_2004 edicao_2003

São Paulo, 05 de Junho de 2014

Kathellyn Santos(11) 3257-9660/ 3729-9005

kat@maisprojetos.com.br