bench_logo_novo_fundo_branco
A excelência da gestão sociombiental brasileira
Inscrições de Cases até 31 de Março

Há mais de uma década o Programa Benchmarking Brasil certifica as melhores práticas das organizações brasileiras registrando o comportamento e ação das empresas para com as questões socioambientais.  O programa mostra como as empresas estão aplicando a sustentabilidade em seus negócios, e desta forma, qual é o seu verdadeiro cenário em nosso país. 

“Quando olho para o Banco de Práticas do programa (o maior banco digital de práticas do país com livre acesso na internet) vejo 279 boas práticas que fizeram crescer suas organizações e que melhoraram a competitividade de cada uma delas”, diz Marilena Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Brasil. “As práticas Benchmarking sempre apresentaram resultados positivos no relacionamento com stakeholders, na economia dos recursos naturais, na descoberta de novos negócios, no aprimoramento dos processos e produtos, e principalmente no fortalecimento da reputação e imagem de seus adotantes”, finaliza.  

Compartilham da mesma visão integrantes da comissão técnica 2014 quando afirmam: 

“O Programa Benchmarking Brasil valoriza e estimula a empresa que sai do plano teórico para a aplicação prática, buscando assim difundir e fortalecer o valor da sustentabilidade e, mais do que isso, associá-lo a resultados concretos”, diz Erika Bechara, Dra em Direito das Relações Sociais, Coordenadora de Comunicação da APRODAB (Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil).
Outro integrante afirma: “A Sustentabilidade evolui de “Tendência” a “Regras” há algum tempo. E o Programa Benchmarking é uma prova desta consciência no mundo empresarial ao mostrar o nascimento das Práticas Sustentáveis”, fala Jamile Balaguer Cruz, Especialista em estratégia e sustentabilidade e Diretora da ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade).

Empresas e gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de sustentabilidade para concorrer ao 12º Benchmarking Brasil até 31 de março pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br 

trofeu_diploma_p1

Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking certifica os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil recebe inscrições para sua 12a edição até 31 de março pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br 

Mais Informações:
Regina Jorge
Assessora de Imprensa
Fones: 11 – 2959-5442 / 3257-9660/ 97692-9199 / 98924-1086

luminoso_reto


Benchmarking Brasil terá 20 integrantes de 8 diferentes países em sua comissão técnica

Inscrições online até 30 de maio

Um dos pilares do Programa Benchmarking Brasil é a sua comissão técnica. O seu formato de composição privilegia a pluralidade e o envolvimento efetivo de seus integrantes com a temática socioambiental. Compreende nomes consagrados de personalidades e especialistas ligados a entidades de reconhecido valor no Brasil e em outros países. Os critérios de avaliação são transparentes e seus membros avaliam a qualidade gerencial das práticas adotadas sem ter acesso ao nome da instituição.

 

Já são Mais de 100 especialistas de 15 diferentes países que trabalharam voluntariamente para a seleção dos melhores cases de sustentabilidade que integram o Ranking Benchmarking de cada edição e que depois de aprovados, passam a fazer parte do maior Banco Digital das Boas Práticas de Sustentabilidade com livre acesso na internet do país. Além do Banco Digital de Práticas estes caseV=s são publicados em livros.  Até o momento 02 livros já foram publicados: BenchMais 1 e 2. O Banco Digital congrega 226 cases catalogados em 10 diferentes temáticas gereciais. Para conhecer os numeros Benchmarking siga para https://benchmarkingbrasil.com.br/?p=1145

“Esta edição é especial porque completamos uma década. São 10 anos consecutivos identificando, certificando, organizando e compartilhando as melhores práticas de sustentabilidade das organizações brasileiras”, afirma Marilena Lino de Almeida Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking Brasil desde sua primeira edição.

 

“O Ranking da Edição fecha o ciclo e apontará o Ranking da Década. Por isto terá score duplicado.  Esta responsabilidade será compartilhada por 20 jurados de 8 diferentes países (Estados Unidos, França, Itália, Holanda, Costa Rica, Chile, Portugal e Brasil). Do Brasil, temos jurados de 05 diferentes estados: Amazonas, Minas Gerais, Distrito Federal (Goias), Rio de Janeiro e São Paulo. Todos com domínio socioambiental e com trajetória comprovada de atuação na área”, conclui Marilena. Para conhecer o regulamento do Ranking da Década dos Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do Brasil, siga para: https://benchmarkingbrasil.com.br/?p=1142 

 

logo_soEspecialistas do Brasil e outros países elogiam o Programa Benchmarking Brasil

“O desenvolvimento que não considera quem ou o que prejudica não é desenvolvimento” afirma Valéria Barbi, uma das 20 integrantes da Comissão Técnica da 10a edição do Programa Benchmarking Brasil. E conclui: “A minha esperanca é que programas como o Benchmarking Brasil demonstrem que se nós não sabemos como interromper a atual tendência do desenvolvimento, devemos ao menos tentar corrigi-la“. Valéria é pesquisadora na Fondazione Eni Enrico Mattei FEEM (FEEM), em Veneza na Itália,  para questões de políticas e práticas das mudanças climáticas, negociações internacionais, National CSR e regulamentos da União Européia.  

A jurada Consuelo Cintra  do Rio de Janeiro diz a respeito do Programa: “Benchmarking Brasil é uma iniciativa louvável, pois destaca cases de gestão socioambiental em aplicações empresariais bem sucedidas, que podem e devem ser reproduzidas e/ou inspirar outras empresas a tomarem o rumo da busca pelo desenvolvimento sustentável”. Consuelo é  membro dos grupos de pesquisa em contabilidade social e ambiental: CSEAR – Centre for Social and Environmental Accounting Research, University of St Andrews, e NECMA – Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da FEA/USP. É Diretora Executiva de Sustentabilidade da ANEFAC – Associação Nacional dos Executivos de Finanças. Administração e Contabilidade.

 

“O programa Benchmarking Brasil permite maior visibilidade a casos de relevancia estrategica para a sustentabilidade corporativa que possam inspirar novas praticas no continuo processo de aperfeicoamento em RSE – Responsabilidade Social Empresarial”, diz a jurada Lilian S. Outtes Wanderley, orientadora de Mestrado Profissional na Rotterdam Business School, Hogeschool Rotterdam

louro_amarelo_homeEmpresas e gestores com boas práticas de sustentabilidade podem inscrever seus cases até 30 de maio pelo site www.benchmarkingbrasil.com.br

 

Sobre o Benchmarking Brasil:

 

Em 9 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país.

Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos e feira e congresso internacional. 

 

Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas empresas, o Programa contribuiu ao longo destes 10 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade do país.

 

São Paulo, 10 de Maio de 2012

imprensa@institutomais.org 

(11) 3257-9660/ 3729-9005

 

 

 Release 5

Ranking Benchmarking coloca em pratica o discurso da sustentabilidade
Profissionais e instituições com praticas sustentáveis podem inscrever seus cases pela internet até 08 de agosto
 
 
O Programa Benchmarking há 06 anos seleciona e apresenta o Ranking dos melhores da gestão socioambiental brasileira, instituições e gestores reconhecidos como detentores de praticas de excelência, referencias e exemplos a seguir. O prazo para inscrições foi prorrogado em uma semana para atender as inúmeras solicitações de instituições que por conta das férias escolares estavam com seus quadros reduzidos com volta programada para inicio de agosto.  A apresentação do Ranking 2008 será no Teatro do Centro de Convenções CADORO em São Paulo/SP, juntamente com a 1ª FIBoPS – Feira Internacional para o Intercambio das Boas Práticas Socioambientais nos dias 23 à 25 de setembro. O Ranking e os cases selecionados serão apresentados no Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer em 25/09.
 
AS MELHORES INSTITUIÇÕES E GESTORES INTEGRAM O RANKING BENCHMARKING
 
Já passou pelo crivo Benchmarking as mais importantes instituições brasileiras, os melhores gestores e a excelência do conhecimento socioambiental aplicado.  Com uma metodologia inovadora e exclusiva o Programa construiu o maior Banco de Boas Praticas socioambientais do país. São 111 cases, modelos gerenciais de excelência de 91 instituições atuantes nos 03 setores da economia.  Para isto, contou com participação de 50 especialistas em sua comissão técnica e apoio das mais reconhecidas e atuantes instituições representativas nacionais e internacionais.
 
Em 2007, o programa lançou em associação com o Instituto Envolverde e Ruschel Marketing Ecológico, a Publicação BenchMais, a versão impressa do banco de boas praticas. Foram 5 mil exemplares distribuídos gratuitamente nas universidades brasileiras e portuguesas, além de entidades representativas nacionais e internacionais, e, a partir deste ano fechou parcerias importantes para ampliar ainda mais seu raio de ação. Os cases selecionados serão publicados no Banco de Boas Praticas da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, e farão intercambio com praticas de excelência de outros países

IDENTIFICANDO E DEVOLVENDO A SOCIEDADE SOLUÇÕES INOVADORAS E PRÁTICAS SUSTENTÁVEIS


Nestes 06 anos de existência, o Programa promoveu um saudável diálogo entre os principais segmentos da sociedade, e contribuiu para a construção deste valioso patrimônio que é o conhecimento socioambiental aplicado. Agora extrapola fronteiras e se torna internacional.

Provou ser uma iniciativa de fomento a sustentabilidade desenvolvendo uma estratégia integradora para difusão das Boas Praticas Socioambientais e ganhou apoio dos especialistas e entidades internacionais. A Distribuição gratuita do Livro BenchMais, os eventos técnicos gratuitos, o BBPG (Banco de Boas Praticas Gerenciais) na internet e o Banco de Boas Praticas da FNQ (Fundação Nacional da Qualidade), permitem que os atuais e futuros profissionais se desenvolvam e atualizem.

 
EXTRAPOLANDO FRONTEIRAS E TORNANDO INTERNACIONAL
 
Aumentando sua abrangência a partir deste ano, o programa ganha dimensão internacional e proporciona as instituições e gestores Benchmarking o intercambio com outros países.
 
Em parceria com o Instituto Mais realiza a 1ª FIBoPS – Feira Internacional para o Intercambio Boas Praticas Socioambientais. São 03 dias reunindo os melhores gestores e instituições do globo numa programação primorosa de apresentações, oficinas, debates e exposições gratuitas e abertas ao publico.
 
Esta dinâmica de atuação que garante avanços reais a sociedade só é possível graças as instituições e gestores Benchmarking que compartilham e alimentam o maior Banco de Boas Praticas Socioambientais do país. Por isto são rigorosamente selecionados e reconhecidos como referencias e exemplos a seguir.
 
Participar deste processo é fundamental para construção de sociedades sustentáveis, e, fazer parte do Ranking Benchmarking é colocar em pratica o discurso da sustentabilidade. Privilégio de poucos, mas com benefícios para muitos.
 
Estar presente e no palco do Dia Benchmarking, compartilhar para crescer é por si só uma pratica de excelência socioambiental. As inscrições são pela internet até 08/08 no Hot site www.benchmarkingbrasil.com.br .
 
 
Mais Informações:
 
Kathellym Santos
Assessoria Imprensa
Fones: 55 11 3729-9005
 
São Paulo, 29 de julho de 2008