Ultima semana para inscrições de Cases Benchmarking

 

  Cristiane_corte_cantoneira trofeu_diploma_cantoneira_pcima


Encerra em 07 de abril, o prazo para inscrição de cases de sustentabilidade para concorrer ao Ranking Benchmarking 2014 que certifica os Detentores das Melhores Práticas. Os cases passarão pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar integrada por 15 especialistas de 6 diferentes países.

 

Uma vez aprovados integram o Ranking Benchmarking e fazem parte do maior Banco de Práticas de Sustentabilidade certificadas e com livre acesso do país. Até 2013, o Banco catalogou  279 práticas em 10 diferentes categorias gerenciais.

 

Os cases também são publicados na série BenchMais com 02 volumes jálançados: BenchMais 1 e BenchMais2. Em 2015 serão lançado BenchMais3 com os cases (práticas) certificadas no quadriênio 2001-2014. Portanto ultima chance para quem ainda não faz parte do Programa Benchmarking, de reservar uma página nesta publicação considerada a mais completa obra de práticas de sustentabilidade do país. 

publicacoes bench

Metodologia desenvolvida e aplicada por especialistas de vários países

 

O Programa Benchmarking é considerado um dos mais precisos pela metodologia adotada. A descrição dos cases, assim como os critérios de avaliação e certificação foram desenvolvidos com a ajuda dos integrantes da Comissão Técnica que é renovada anualmente. As inscrições e avaliações são feitas em espaço restrito da internet, com login e senha. Os cases são descritos em quesitos que recebem nota de uma uma comissão técnica de especialistas de vários países que avaliam os cases sem ter acesso ao nome da organização. 

 

Os Cases que obtiverem pontuação acima do índice técnico (7.1) são considerados  “Benchmark”, ou seja, referências em práticas de sustentabilidade em uma das categorias gerenciais: : Ferramentas e Políticas de Gestão;  Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes;Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação. 


 

Benchmarking Brasil, a fotografia da gestão socioambiental brasileirark_bench_senior_13_cantoneira

 

Ao observar as práticas e empresas certificadas, nota-se claramente o processo de construção da consciência e aplicabilidade da temática socioambiental pelas empresas e instituições brasileiras. O Programa Benchmarking Brasil certifica as melhores práticas de sustentabilidade do país, reconhecendo a excelência da gestão socioambiental brasileira. Neste vestibular da sustentabilidade aplicada só passaram organizações que comprovaram suas boas praticas. O Programa já certificou 279 práticas de 162 instituições. Neste período contou com 145 especialistas de 18 diferentes países (até 2013). 

 

Tornar-se “Benchmarking” que na linguagem corporativa significa ser uma referência e um exemplo a ser seguido, não é fácil, nem simples, nem para todos. O Programa Benchmarking Brasil é considerado a fotografia da gestão socioambienta brasileira porque registra a regularidade das organizações em relação a sustentabilidade aplicada, destacando se aquelas que anualmente tem certificadas práticas certificadas e integram o Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil. 

 

Bench_inspira_verdeSobre o Programa Benchmarking Brasil

Em 11 edições já realizadas, Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além da certificação congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Benchmarking Brasil 2014 recebe inscrições de cases até 07 de abril pelo site benchmarkingbrasil.com.br

 


(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)

 

Serviço:

Mais Informações:
Regina Jorge
Assessora de Imprensa
Email: regina_jorge@institutomais.org
Fones: 11 – 2959-5442 / 3257-9660/ 97692-9199 / 98924-1086