LOGO_BENCH1

 

Projetos Benchmarking certificados – 1ª Edição – 2012

Inovações Verdes – Alunos de Cursos Técnicos do nível médio e graduação

 

Páginas   1   2

 

Escola SENAI “Frederico Jacob”
Curso: Curso Técnico – São Paulo/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Wilker Iassia; Lucas Rocha Bertolo; Pamela Nóbrega de Queiroz; Renan Yuri Lino; Victor dos Reis Garcia e Wagner Augusto Vaz Junior

 

Título do Projeto: Desenvolvimento de briquetes com folhas de árvores geradores de energia térmica

 

Temática Abordada: Energia

 

Descrição: Briquetes ecológicos são compactados de matéria orgânica que utilizam folhas secas de árvores como matéria prima, visando reduzir danos ambientais e gerar energia. Utiliza um combustível verde, que possui um gigantesco mercado por conquistar. O produto substitui a lenha em sua totalidade, sem a necessidade de qualquer modificação no equipamento, assegurando assim economia, comodidade, rentabilidade e garantia no fornecimento.

 

Escola SENAI “João Martins Coube”
Curso: TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES – Bauru/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores:
Anderson de Mattos; Claudinei Pinheiro; Hélio Mizuno; Matheus Ciacca; Nelson Filho; Rafael Yuri Souza Leite e Luiz Antonio Branco


Título do Projeto:
BLOCOS DE ALVEN ARIA a partir de GESSO RECICLADO e E.V.A.

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: A partir da reciclagem de gesso – resíduo sólido da construção civil – e e.v.a. (isopor). Numa diluição do e.v.a. em solvente natural, base água, produz-se uma argamassa que após a cura, em temperatura ambiente, que é colocada em formas apropriadas com prensagem a f=50kgf (força manual, em prensa manual) resulta em blocos maciços para utilização como alvenaria de fechamento, paredes leves e resistentes, com características de isolamento térmico e acústico bem interessantes. Demonstrou, também, o material, não propagar chamas.

 

Escola SENAI “Roberto Mange”
Curso: Curso Técnico de Eletroeletrônica – Campinas/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Edson Anício Duarte; Danielle Castro Marques e Márcio Cidreira Martin

 

Título do Projeto: Lixeira Eletrônica Interativa

Temática Abordada: Educação, Informação e Comunicação Socioambiental

 

Descrição: Esse trabalho visa apresentar o desenvo lvimento lixeira eletrônica interativa seletora de lixo reciclável automatizada destinada à educação ambiental para o público infantil que auxilie os educadores de educação ambiental já na fase pré-escolar das crianças. O protótipo construído utilizou componentes comerciais de automação tais como: microcontroladores, motores de passo, motores elétricos DC, placa eletrônica para gravação de voz e sensores para detecção do usuário.

ETEC Júlio de Mesquita

Curso: Técnico em Química – Santo André/SP
Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Fabiola Ferreira Barbosa, Yasmin Ferreira Chinelato

 

Título do Projeto: Extração de propriedades da uva a partir do resíduo gerado na produção de vinho.


Temática Abordada:
Resíduo

 

Descrição: Na produção do vinho, durante o processo de separaçÍ o do produto principal, há uma grande geração de resíduos – que são utilizados na adubação de parreiras ou simplesmente queimados. Este material possui propriedades que muitas vezes têm o seu principio ativo acentuado pela fermentação e podem ser reutilizados, tendo a sua aplicação em produtos que posteriormente servem para o comércio. A proposta deste projeto visa à reutilização deste material, trazendo lucro e vantagem para a empresa.

ETEC Júlio de Mesquita
Curso
: Técnico em química – Santo André/SP

Ano Letivo: 2012
Co-Autores: Giovane José da Silva; Henrique Miranda; Thiago Alves Garcia; Willian Leite Silva

Título do Projeto: Tratamento sustentável de efluentes de indústrias

 

Temática Abordada: Recursos Hídricos e Efluentes

Descrição: O projeto consiste em reaproveitar os resíduos das indústrias produtoras de sucos e polpas de Goiaba no tratamento de efluentes com inovação e processo simples, de baixo gasto energético e de menor custo existente no mercado atual. 

 

Páginas   1   2