Banco Digital Benchmarking Jr 2013 – 1

LOGO_BENCH1

 

Projetos Benchmarking certificados – 2ª Edição – 2013

Inovações Verdes – Alunos de Cursos Técnicos do nível médio e graduação

 

Páginas   1   2

 

ETEC Trajano Camargo
Curso:
Química
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Tatiane Silveira Bianquini; Jessica Carolina Paschoal De Maceno; Talitha Gonçalves Teodoro

 

Título do Projeto: Produção de biocombustíveis a partir da quebra ácida celulose obtida de resíduos orgânicos

 

Temática Abordada: Energia

 

Descrição: O presente trabalho propôs a produção de bioetanol, a partir da biomassa produzida dos resíduos descartados da poda de árvores urbanas. Aborda as diversas vantagens de uma nova fonte de energia renovável, pois as emissões de gases são absorvidas pela própria árvore no processo de fotossíntese, tratou das questões referentes à produção do etanol de 2ª geração e a pesquisa foi desenvolvida a partir da quebra ácida da celulose presente no tronco e nas folhas em glicose, passando pelo processo de fermentação deste mosto e a destilação do etanol produzido, uma vez que a quebra enzimática é cara. 

 

ETEC Trajano Camargo
Curso:
Técnico em Meio Ambiente
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Profa. Ana Lucia Silvestre Tosi, Daiane Cristina dos Santos, Emil y Heloise Oliveira Simão, Raiane Alexandra Ferreira da Silva

 

Título do Projeto: O Cimento Ecológico

 

Temática Abordada: Emissões

 

Descrição: A indústria cimenteira é um dos setores que mais emitem dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Preocupados com esse problema apresentamos, neste projeto, uma nova formulação que substitui grande parte do clínquer – material responsável pela emissão de CO2 na fabricação do cimento. Essa nova tecnologia permitiria à indústria cimenteira dobrar a produção de cimento, sem a necessidade de construir mais fornos ou produzir mais clínquer; permiti a redução de emissões de CO2; aumenta a eficiência e diminui a concentração do clínquer nas composições de concreto e argamassa. 

 

ETEC Trajano Camargo
Curso:
Química
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Alexandre Gesteira, Amanda Mendes, Tamiris Lopes

Título do Projeto: Produção de telha a partir de fibras vegetais e resíduos da construção civil

 

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: A realização deste projeto busca apresentar uma alternativa para o destino dos resíduos da construção civil e alimentícia, produzindo uma telha que sirva como alternativa sustentável no mercado em relação às fabricadas com amianto que são nocivas a saúde. A telha foi produzida utilizando como base entulho obtido a partir de obras, e reforçada com fibras naturais provenientes do descarte irregular na produção de cana-de-açúcar, do coco verde ou de crescimento rápido como o bambu.

 

IFSP – Campus Catanduva

Curso: Mecatrônica Industrial
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Tullio Henrique Cano de Haro Barros, Letícia Oliveira Pechin, Renata Gonçalves Fr izão, Natália Fernanda Frediani

Título do Projeto: Estudo das variaveis de processamento nas propriedades mecânicas de compósitos alumínio/polietileno obtidos de embalagens recicladas.

 

Temática Abordada: Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos

 

Descrição: Embalagens longa vida são muito difíceis de serem recicladas por serem constituídas por camadas de polietileno (PE), papelão, polietileno, alumínio(Al) e mais duas camadas de polietileno. O projeto destina-se viabilizar a reciclagem de embalagens longa vida, podendo assim diminuir a quantidade de embalagens jogadas nos lixões e aumentar a renda de cooperativas de catadores, pois agregaria valor no produto vendido por eles. 

 

IFSP – Campus São Paulo

Curso: Engenharia Civil
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Paulo Marcos Aguiar
 

Título do Projeto: Utilização de Gás Metano gerado a partir da decomposição de matéria orgânica em instalações prediais.

 

Temática Abordada: Emissões

 

Descrição: Com o crescimento econômico de uma região, logo vem o aumento do consumo, de bens como alimentos industri alizados. Esse consumo gera resíduos na atividade agropecuária, na produção de embalagens, ou ainda da própria matéria orgânica, pela sua não capacidade de total aproveitamento. A preocupação com uma correta destinação desses resíduos orgânicos vem crescendo, e uma das soluções seria a geração de energia através da decomposição da matéria orgânica e produção de Gás Metano.

 

Páginas   1   2