Banco Digital Benchmarking Jr 2014 – 1

LOGO_BENCH1

 

Projetos Benchmarking certificados – 3ª Edição – 2014

Inovações Verdes – Alunos de Cursos Técnicos do nível médio e graduação

 

Páginas   1   2

 

SENAI – Francisco Matarazzo
Curso:
Técnico em Vestuário
Ano Letivo: 2014
Co-Autores: Lia Souza Costa, Márcia Regina de Souza Boiko

 

Título do Projeto: Fralda para recém nascido prematuro extremo

 

Temática Abordada: Educação, Informação e Comunicação Socioambiental

 

Descrição: Este projeto visa reduzir as dificuldades de ajustes de fraldas utilizadas na UTI Neonatal para o recém-nascido prematuro extremo ou também conhecidos como (RNPE). Atualmente as fraldas existentes não se adaptam ao tamanho do (RNPE), fazendo com que a equipe médica tenha que fazer essas adaptações manualmente gerando assim, o desperdício do material industrializado e aumentando possibilidade de infecção hospitalar no recém-nascido.

 

Faculdade de Tecnologia SENAI Antoine Skaf
Curso:
Superior de Tecnologia em Produção de Vestuário
Ano Letivo:
2014
Co-Autores:
Andréia Monteiro, Rosângela Domingues

 

Título do Projeto: Manta Têxtil

 

Temática Abordada: Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos

 

Descrição: O vaso proposto substitui vasos e sementeiras de barro ao utilizar resíduos têxteis como matéria-prima para sua fabricação. Esse projeto possui caráter inovador, além de prevenir doenças oriundas de insetos que costumam utilizar a água parada dos vasos comuns para botar ovos, exemplo o mosquito da Dengue. 

 

ETEC Trajano Camargo
Curso:
Técnico em Química
Ano Letivo: 2014
Co-Autores: Prof. Drª Gislaine Aparecida Barana Delbianco,Prof. Margarete F. Sampaio, Rebeca Ma ia de Araujo

 

Título do Projeto: Etanol produzido a partir da casca do coco verde descartado

 

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: No Brasil, descarta-se cerca de 6,7 milhões de toneladas de coco por ano. O trabalho estuda a retirada deste material do meio ambiente e a transformação do próprio em produto útil. Trata-se da produção de etanol de 2ª geração a partir da reciclagem da casca de coco verde. Para isso ocorrer precisou-se da celulose que ali continha e realizou-se processos de quebra ácida. De acordo com trabalho realizado de produção de etanol a partir da folha da poda da árvore demonstrou a possibilidades do projeto.

 

ETEC Carmelino Corrêa Júnior
Curso: Técnico em Curtimento
Ano Letivo: 2014
Co-Autores: Ângela Ferreira de Oliveira, Hellen Jeniffer Sena, Paula Jacqueline da Silva

 

Título do Projeto: CurtEENDEDORISMO: Uma Economia Doméstica Criativa

 

Temática Abordada: Arranjos Produtivos

 

Descrição: Curteendedorismo – uma forma de empreendedorismo para uma nova proposta de economia doméstica criativa, é o nome que estamos sugerindo para uma nova proposta de economia doméstica criativa. Está aliada à Refinada Arte da Produtividade porque tem o objetivo de utilizar a fauna e a flora brasileira no curtimento artesanal e sustentável de peles exóticas comestíveis (coelho, galinha, peixe de escamas, porco, além do bucho bovino), como fonte alternativa de renda para famílias e/ou comunidades carentes.

 

ETEC Júlio de Mesquita
Curso:
Técnico em Química
Ano Letivo: 2014
Co-Autores: Fernando Kenzo Sakugawa e Emanuel Ítalo dos Reis

 

Título do Projeto: Gerenciamento: Transformando Resíduos em Produtos

 

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: Durante as aulas do Curso Técnico em Química são desenvolvidas técnicas de análises qualitativas e quantitativas amplamente utilizadas nas indústrias químicas, como a marcha analítica para identificação de cátions do Grupo I (prata, chumbo e mercúrio), e a determinação de Cloretos pelo método de Mohr, entre outras. O projeto propõem a recuperação e a utilização da prata obtida através das aulas práticas de laboratório, bem como de placas de Raios-X. Quanto ao plástico obtido após o tratamento das placas, poderão ser produzidas novas embalagens com o objetivo de garantir o reaproveitamento total dos resíduos. O procedimento foi desenvolvido utilizando os conceitos da Química Analítica Verde e dos 3 R´s (reduzir, reutilizar e repensar), é de baixo custo uma vez que utiliza materiais amplamente consumidos comercialmente como açúcar, sal e hipoclorito de sódio, além de serem adquiridos facilmente. Dessa forma apresentamos alternativas para redução do descarte inadequado de resíduos tóxicos no meio ambiente, gerado pelas instituições de ensino, hospitais e clínicas de medicina diagnóstica. A prata obtida poderá ser utilizada na fabricação de materiais eletroeletrônicos, joias, eletrodos, entre outros. Garantimos assim o reaproveitamento dos resíduos, a diminuição dos impactos ambientais gerados pelos processos citados e a sustentabilidade dos produtos obtidos.

 

Páginas   1   2