BenchMais3 – As 311 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil

Capa_Bench3Sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação

Esperado com ansiedade por quem trabalha ou se interessa pelo tema sustentabilidade, o 3o volume da série BenchMais – As melhores práticas da gestão socioambiental brasileira  foi lançado  com grande sucesso em evento fechado no dia 02 de julho, em São Paulo, capital.

BENCHMAIS3_EDIT_P

A obra apresenta a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação reunindo práticas com excelência estratégica gerencial que trouxeram competitividade aos seus adotantes. Com mais de 500 paginas, a obra conta com 6 capítulos, 21 artigos e 311 cases Benchmarking organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais.  Os cases Benchmarking foram certificadas por 160 especialistas de 20 diferentes países que pontuaram os cases sem ter acesso aos nomes das organizações (172 empresas) adotantes destas práticas. A metodologia de seleção e certificação dos cases Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT.

BenchMais3 é fruto do Programa Benchmarking Brasil, que ao longo de uma década, construiu e detém o maior banco de práticas certificadas de sustentabilidade com livre acesso do país. Centenas de Especialistas, lideranças, ativistas e demais interessados nesta temática, já tiveram contato com os cases Benchmarking que são compartilhados em eventos técnicos e publicações especializadas, próprias (Revista, Livros e guias) e de parceiros (portais e revistas). A série BenchMais já publicou os volumes 1 e 2 em 2007 e 2011 respectivamente. Para ver os nomes dos articulistas e dos cases Benchmarking, clique AQUI


Bench_tags_inteligenciaBenchMais3 – Inteligência Coletiva em Sustentabilidade

BenchMais3 é exuberante na produção e organização de conteúdos da gestão socioambiental. Está estruturado de forma didática e amigável para rápida localização de temas e assuntos, e compreende a organização de:

  • 6 capítulos temáticos
  • 21 artigos inéditos (incluso o prefácio) assinados por 25 autores convidados
  • 311 cases Benchmarking, organizados em 12 edições e em 10 diferentes categorias gerenciais
  • 198 citações (fichas técnicas) de cases Benchmarking certificados no período 2003 a 2010 e já publicados seus resumos em BenchMais 1 e BenchMais2
  • 113 resumos de cases Benchmarking certificados no período 2011 a 2014
  • 65 imagens (fotos e logos) que registram a memória do Programa Benchmarking no período 2003 a 2014
  • Gráficos, tabelas, listas e números que registram a performance do Programa e de seus participantes

Para adquirir BenchMais2 ou BenchMais3 (BenchMais1 está com edição esgotada), os interessados devem entrar em contato com os organizadores do Programa Benchmarking Brasil, ou preencherem formulário em Fale Conosco mencionando no campo mensagem o seu interesse

Sobre a série BenchMais

BenchMais é uma série que serve de pesquisa e consulta aos gestores, especialistas, lideranças e demais interessados na gestão da sustentabilidade praticada nas organizações. É uma obra de gestão e consulta, um rico acerto de conhecimento socioambiental aplicado a disposição de quem trabalha ou se interessa por práticas de sustentabilidade.  CAPAS_1_2_VAlém de reunir as melhores cabeças da sustentabilidade na coletania  de  artigos presentes nos 03 volumes da coleção, as obras mostram exemplos práticos da sustentabilidade que deram certo (cases Benchmarking) e que indicam caminhos e soluções para o up grade da gestão sustentável nas organizações e instituições brasileiras.

BenchMais 1 teve o prefácio de Dr. Paulo Nogueira Neto, o primeiro secretário (com status de ministro) de meio ambiente do Brasil. BenchMais2 teve o prefácio de Izabella Teixeira, atual ministra do meio ambiente do país, e BenchMais 3 tem o prefácio de Dener Giovanini, um ambientalista da nova geração, que recebeu da ONU em 2003 o mais importante e prestigiado prêmio ambiental do planeta: o Unep-Sasakawa. Foi eleito pelo jornal LE MONDE como um dos 100 mais importantes ambientalistas do mundo em 2007.  Fundador da Renctas, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que luta pela conservação da biodiversidade, e atual colunista de meio ambiente do Estadão on line.

A cada 4 anos é lançado um novo volume com artigos técnicos e resumos dos cases Benchmarking certificados nas ultimas 4 edições do Programa Benchmarking Brasil.  São cases de boas práticas socioambientais que foram selecionados por especialistas de diversos países.  A seleção é rigorosa e feita em conformidade com a metodologia Benchmarking que tem o reconhecimento da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas). Os cases selecionados são classificados por suas pontuações no Ranking Benchmarking das melhores práticas do país.  Os cases Benchmarking são organizados em 10 categorias gerenciais: Resíduos; Energia, Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

A série BenchMais é organizada pela ambientalista e idealizadora do Programa Benchmarking Brasil, Marilena Lino de Almeida Lavorato. O terceiro volume da série (BenchMais3) reuniu em suas mais de 500 páginas, a massa crítica da sustentabilidade (cientistas, especialistas, ativistas, especialistas, lideranças e autoridades) que compartilharam visão, conhecimento, reflexões, tendências e soluções em sustentabilidade. É uma obra esperada com ansiedade por quem atua na área ou se interessa pelo tema, por ser considerada a fotografia da gestão socioambiental brasileira.

São Paulo, 07 de Julho de 2015
Assessoria Imprensa
(11) 3257-9660/ 3729-9005