BenchMais3 será lançado em 02 de julho

           CAPAS_1_2_V Capa_Bench3

Sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação

Esperado com ansiedade por quem trabalha ou se interessa pelo tema sustentabilidade, o 3o volume da série BenchMais – As melhores práticas da gestão socioambiental brasileira  será lançado em evento fechado no dia 02 de julho, em São Paulo, capital.

O lançamento fará parte da programação do 13o Bench Day que certifica organizações com boas práticas socioambientais. Bench Day contempla 2 momentos: Seminário com a apresentação dos cases que foram certificados e Solenidade para apresentação do Ranking Benchmarking onde se conhece a classificação das organizações e o score dos cases.  O livro será lançado na solenidade Benchmarking, a partir das 19h, e com a presença de nomes consagrados da sustentabilidade que assinam artigos do BenchMais3. José Goldemberg (Fecomercio), Mário Mantovani (SOS Mata Atlântica), Dener Giovanini (Estadão), Gilberto Natalini (vereador SP), Nelson Pereira (FIESP), Adalberto Marcondes (Envolverde), Juarez Freitas (Instituto Brasileiro de Altos Estudos), entre outros.

A série BenchMais já publicou os volumes 1 e 2 em 2007 e 2011 respectivamente. O terceiro volume, BenchMais 3 terá 6 capítulos tratando a sustentabilidade como uma nova fronteira de inovação. Destaque para a coletânea de artigos inéditos (25 artigos) assinados por personalidades consagradas da sustentabilidade e as 311 práticas Benchmarking que foram certificadas por 160 especialistas de 20 diferentes países que pontuaram os cases sem ter acesso aos nomes das organizações (172 empresas) adotantes destas práticas. A metodologia de seleção e certificação destas boas práticas socioambientais tem o reconhecimento da ABNT.

Sobre a série BenchMais

BenchMais é uma série que serve de pesquisa e consulta aos gestores, especialistas, lideranças e demais interessados na gestão da sustentabilidade praticada nas organizações. É uma obra de gestão e consulta, um rico acerto de conhecimento socioambiental aplicado a disposição de quem trabalha ou se interessa por práticas de sustentabilidade.  BenchMais 1 teve o prefácio de Dr. Paulo Nogueira Neto, o primeiro secretário (com status de ministro) de meio ambiente do Brasil. BenchMais2 teve o prefácio de Izabella Teixeira, atual ministra do meio ambiente do país, e BenchMais 3 tem o prefácio de Dener Giovanini, um ambientalista da nova geração, que recebeu da ONU em 2003 o mais importante e prestigiado prêmio ambiental do planeta: o Unep-Sasakawa. Foi eleito pelo jornal LE MONDE como um dos 100 mais importantes ambientalistas do mundo em 2007.  Fundador da Renctas, uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, que luta pela conservação da biodiversidade, e atual colunista de meio ambiente do Estadão on line.

A cada 4 anos é lançado um novo volume com artigos técnicos e resumos dos cases Benchmarking certificados nas ultimas 4 edições do Programa Benchmarking Brasil.  São cases de boas práticas socioambientais que foram selecionados por especialistas de diversos países.  A seleção é rigorosa e feita em conformidade com a metodologia Benchmarking que tem o reconhecimento da ABNT (Associação Brasileira das Normas Técnicas). Os cases selecionados são classificados por suas pontuações no Ranking Benchmarking das melhores práticas do país.  Os cases Benchmarking são organizados em 10 categorias gerenciais: Resíduos; Energia, Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

A série BenchMais é organizada pela ambientalista e idealizadora do Programa Benchmarking Brasil, Marilena Lino de Almeida Lavorato. O volume BenchMais3 reuniu em suas mais de 500 páginas, a massa crítica da sustentabilidade (cientistas, especialistas, ativistas, especialistas, lideranças e autoridades) que compartilharam visão, conhecimento, reflexões, tendências e soluções em sustentabilidade. É uma obra esperada com ansiedade por quem atua na área ou se interessa pelo tema, por ser considerada a fotografia da gestão socioambiental brasileira.

São Paulo, 26 de Junho de 2015
Assessoria Imprensa
(11) 3257-9660/ 3729-9005