Benchmarking Brasil cresce e se realizará em 02 dias

BENCH DAY CRESCE E TERÁ 02 DIAS DE PROGRAMAÇÃO

 

louro_2013

O Programa Benchmarking Brasil cresce e apresenta novas categorias de certificação para os Detentores das Melhores Práticas de Sustentabilidade do Brasil.
Nos dias 31/07 (3a feira) e 01/08 (4a feira) o Brasil vai conhecer as melhores práticas e projetos de sustentabilidade deste país no auditório do TRF (Tribunal Regional) da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar – Torre Sul, em São Paulo/SP. Benchmarking Brasil apresentará Empresas, Gestores, Artistas e Pessoas que juntos estão ajudando a construir uma nova cultura de sustentabilidade e transformando realidades com suas contribuições e exemplos. Veja Programa

Benchmarking Brasil é uma iniciativa de fomento a sustentabilidade que inspira empresas e pessoas na busca contínua das melhores práticas de sustentabilidade. Há 11 anos, reconhece, certifica e compartilha o conhecimento socioambiental aplicado. Certifica práticas e dispensa discursos sem comprovação.  Hoje Benchmarking Brasil tem o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso com 279 práticas organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais. Possui também 02 livros publicados com estas práticas e artigos técnicos assinados por especialistas, ativistas e lideranças socioambientais. Estas práticas, além das publicações citadas próprias e de terceiros, são apresentadas presencialmente em encontros técnicos e seminários. Esta é a forma que o Programa Benchmarking Brasil difunde, fortalece e incentiva a adoção das boas práticas nas instituições brasileiras.  Mais de 150 especialistas de 17 diferentes países são responsáveis pela certificação Benchmarking Brasil. 

Hoje, além do Ranking Master que certifica empresas e gestores pela qualidade de suas práticas, cujos modelos gerenciais foram aprovados pela metodologia Benchmarking (*), o Programa ampliou suas categorias de certificação para abranger outros segmentos significativos da sociedade. Veja Programação AQUI

Benchmarking Brasil Senior LOGO_BENCH_LETRAS_CINZA


Desde 2002 o Programa certifica as melhores práticas gerenciais de sustentabilidade das organizações brasileiras. Até o momento, 152 empresas passaram pelo crivo Benchmarking e são reconhecidas como detentoras das melhores práticas, e portanto, referências e exemplos a seguir. Estas organizações inspiram outras organizações a adotarem práticas semelhantes e ajudam a elevar o nível da competividade empresarial brasileira mostrando que a sustentabilidade não apenas é viavel, como também competitiva. É a chamada atitude responsável e competitiva, afirma Marilena Lino de Almeida Lavorato, Organizadora do Programa Benchmarking Brasil. Em 2013 serão certificadas 30 práticas de 28 organizações. Estas práticas serão apresentadas no Seminário Benchmarking Brasil em 01 de agosto das 9h30 às 18h30. 

 

Benchmarking das Artesbench_artes

 
Para construção de uma nova consciência e cultura, foi criado a Categoria Bench das Artes. Em 2012 tivemos um pré lançamento com a mostra “Cultura de Sustentabilidade” que fez uma releitura das obras de Tarsila do Amaral em comemoração aos 90 anos da semana de arte moderna e os 10 anos do Programa Benchmarking Brasil. A mostra fez um paralelo entre os movimentos modernista e ambientalistas, unidos pelo espirito comum de renovação e rupturas. Thiago Costackz, ambientalista e artista plástico assinou as obras (05) que hoje fazem parte do acervo Benchmarking Brasil. Em 2013, temos o lançamento oficial com a mostra “A intervenção do Homem na natureza” com 07 obras assinadas por artistas do Grupo Sustentável MAIS, e que fazem parte do acervo do Museu do Parque Ecológico Tietê.  Benchmarking das Artes também adota a metodologia Benchmarking para certificar obras que fazem a conexão da arte com a sustentabilidade. As obras de 2012 e 2013 estarão expostas no Foyer do Bench Day nos dias 31/07 e 01/08, das 10h às 18h. Veja Programação


Benchmarking Junior LOGO_BENCH1

 

Para reconhecer e incentivar o talento e atuação de jovens brasileiros no desenvolvimento de tecnologias e processos mais limpos e sustentáveis foi criado a categoria Benchmarking Junio em 2012. E desde então, Benchmarking Junior é realizado com o apoio de escolas técnicas: Senai SP, Centro Paula Souza e IFSP – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. Esta categoria certifica os melhores projetos de inovações verdes de alunos de cursos técnicos do nível médio e graduação. Em 2012 foram reconhecidos 10 projetos e em 2013, foram 11 projetos vencedores. Estes projetos serão apresentados no dia 31/07 das 14h às 18h no Seminário Benchmarking Junior e seus vídeos veiculados no Foyer do Bench Day nos dias 31/07 e 01/08, das 10h às 18h.

 

bench_pessoas_legenda

Benchmarking Pessoas

Para reconhecer a trajetória e legado profissional de pessoas que transformam realidades com suas intervenções a favor da vida foi criado Bench Pessoas. A cada ano a organização elege um segmento de atuação e identifica personalidades que tiveram (ou ainda tem) significativas contribuições para o avanço socioambiental de sua época. Em 2012 foram homenageados artistas que deixam um legado de transformação: Tarsila do Amaral (Semana de Arte Moderna – Em Memória), Christiane Torloni (Amazonia para Sempre) e Thiago Costackz (Museu de Eco-Art Sustentável). Em 2013 homenagearemos pioneiros socioambientais que introduziram novos pensamentos e culturas para tornar a vida melhor. Estaremos homenageando Dr. Paulo Nogueira Neto que foi o primeiro secretário especial (com prerrogativas de ministro) de meio ambiente do Brasil  e Dra Consuelo Yoshida que lançou a Gestão Ambiental Estratégica nos meios acadêmicos. Estas personalidades serão homenageadas no dia 01 de agosto na solenidade Benchmarking Brasil, das 19h às 21h. 

 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil

 
TROFEUS_2012Em 10 edições já realizadas Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do Brasil. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade. Ao longo destes 10 anos, Benchmarking Brasil incentivou a busca da melhoria contínua e a adoção das melhores práticas nas organizações, contribuindo assim com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, a iniciativa foi a grande vencedora da categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. 

Mais de 150 empresas já passsaram pelo crivo Benchmarking Brasil e tiveram suas práticas compartilhadas em publicações, eventos e banco digital de livre acesso, aliás o maior do Brasil com 279 práticas organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais. Com metodologia própria construida por mais de 150 especialistas de 17 diferentes países, o Programa Benchmarking Brasil seleciona, reconhece e certifica as melhores práticas de sustentabilidade do país. A metodologia de seleção e definição do Ranking Benchmarking Brasil começa pela formação de uma comissão técnica multidisciplinar composta por especialistas de vários países que avaliam a prática inscrita sem ter acesso  ao nome da organização para assegurar total imparcialidade, precisão e credibilidade do resultado. O Programa não pode receber patrocínio pelo mesmo motivo, mas conta com apoio logístico institucional e de divulgação para sua realização.

(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organziações através de um processo de aprendizado. (wikipedia) 

São Paulo, 19 de Julho de 2013
Kathellyn Santos(11) 3257-9660/ 3729-9005

kat@maisprojetos.com.br