Benchmarking Brasil é citado em artigos acadêmicos

Logo_fotografia_sloganAcervo de práticas Benchmarking é uma valiosa fonte de consulta e pesquisa  

 O programa Benchmarking desde seu inicio teve um cuidado especial com seu acervo de práticas certificadas.  Sempre priorizou o aprendizado e a gestão do conhecimento. Por isto, motivou gestores e especialistas a organizarem e descreverem seus modus operandi em determinada prática da sustentabilidade. Todo o conhecimento aplicado desenvolvido pelo capital intelectual da organização em práticas de sustentabilidade que obteve índice técnico na avaliação dos jurados Benchmarking  é organizado e compartilhado em bancos digitais, publicações e encontros e seminários técnicos.

O programa Benchmarking desde seu inicio, organiza e disponibiliza os resumos dos cases Benchmarking nos formatos: digital e impresso.  O acervo Benchmarking é disponibilizado no Banco digital e nos Black Books com livre acesso e free download na internet. Também disponibilizadono formato impresso da série BenchMais com 3 volumes publicados.

Os cases Benchmarking estão organizados por edição e por temáticas gerenciais para fácil localização nas pesquisas e consultas dos especialistas e profissionais atuantes na área socioambiental.

Nas 12 edições já realizadas, o programa já certificou e compartilhou 311 práticas Benchmarking que estão catalogadas em 10 diferentes temáticas gerenciais: Resíduos; Energia, Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos.

revista_financas_USPJá em 2006 com apenas 4 edições realizadas, o Programa Benchmarking foi citado em artigo acadêmico publicado na Revista Accounting & Finance Review da USP, v. 20, n. 49, p. 25-43, janeiro/abril 2009.  O artigo “Sistema contábil para gestão da ecoeficiência empresarial” dos autores CÁssio Luiz Vellani (Professor Mestre dos Departamentos de Ciências Contábeis e Administração da Faculdade Interativa COC da Universidade de Ribeirão Preto) e Maísa de Souza Ribeiro (Professora Doutora do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da USP) citaram o Programa Benchmarking Brasil (na época conhecido como Benchmarking Ambiental Brasileiro) como uma de suas fontes de consulta e pesquisa para produção do artigo acadêmico. Para ver o artigo completo, clique AQUI

“O programa Benchmarking Brasil é a fotografia da gestão socioambiental brasileira porque registra com precisão o nível de amadurecimento e evolução das práticas de sustentabilidade que estão sendo implementadas nas organizações. A cada edição, um novo cenário é desenhado com a entrada de novas empresas e de novos cases. Por isto, um excelente canal de comunicação para a organização compartilhar não apenas seus indicadores, mas principalmente como se chegou a eles. E isto de forma certificada por especialistas de vários países “, informa Marilena Lavorato – idealizadora do Programa Benchmarking

“As práticas inovadoras e sustentáveis buscam inserir novidades que atendam as dimensões da sustentabilidade em bases sistêmicas e que representem resultados positivos para a organização, meio ambiente e sociedade em geral. O Programa Benchmarking Brasil representa uma importante contribuição na disseminação de inovações no campo da sustentabilidade”, acrescenta Claudia Terezinha Knies,  coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Administração – Gestão Ambiental e Sustentabilidade da UNINOVE e integrante da comissão técnica 2015.

Sobre o programa Benchmarking Brasil: 

louroverde2015_p

Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 17 de abril. Inscrições, clique AQUI

São Paulo, 07 de abril de 2015

Assessoria de Imprensa
(11) 3257-9660/  37299005

Fonte: Revista Contabilidade & Finanças, USP, São Paulo, v. 20, n. 49, p. 25-43, janeiro/abril 2009