Benchmarking Brasil em números 2016

TELA_ASSINATURA_FOTOGRAFIA

Ranking Benchmarking mostra como a sustentabilidade está sendo aplicada nas organizações brasileiras – XIV Edição – Ano 2016

A cada nova edição, nota-se o aprimoramento da gestão socioambiental brasileira. O Ranking Benchmarking oferece indicadores para se monitorar movimentos relevantes da sustentabilidade na área empresarial.   Observa-se como a sustentabilidade está sendo aplicada pelas empresas, como por exemplo, o grau de aprimoramento do modus operandi (sistemas de gestão), as áreas que recebem mais atenção, e até mesmo, os segmentos e ramos de atividades mais comprometidos e por isto, mais avançados em suas boas práticas socioambientais. Com um olhar mais atento podemos ver o surgimento de tendências e novos cenários se formando. Capa_relatorio_bench_2016_MPara ver o relatório consolidado 2003-2016, clique na capa da publicação ao lado, ou AQUI.

A edição 2016 registrou algumas particularidades que merecem destaques para uma compreensão mais apurada da realidade socioambiental brasileira. As práticas certificadas dá suporte para uma visão mais clara sobre a preferência das empresas em determinados focos para investimentos e atuações. 

1- Temas Campeões:

Como já esperado, “educação e informação socioambiental” foi uma das categorias mais concorridas com aproximadamente 30% dos cases certificados. 

2016_Tematica_Gerencial

2- Ramos de Atividades com maior comprometimento e avanço:

Já em relação ao ramo de atividade com maior presença no Ranking tivemos o seguinte apontamento: “Energia” com 23% dos cases certificados (4 cases), seguido de “Agrobusiness” com 18% (3 cases).

2016_Ramo_de_Atividade

3- Estados e Regiões mais atuantes:

O Ranking 2016 contemplou empresas de 6 diferentes estados localizados em 4 regiões (Sul, Sudeste, centro oeste, e Nordeste). A região sudeste respondeu por 71% do total. São Paulo foi o estado com maior número de cases certificados (8 cases), seguido do estado do RJ (4).

2016_Estados

2016_Regiao1

 

4- Segmentos participantes: 

A iniciativa privada lidera com quase 41% dos cases certificados (8). Mas o Ranking 2016 também congrega Empresas Públicas, Fundação, Institutos, ONGs e Governo. Portanto tivemos os 3 setores representados.

2016_Segmento

 

5- Comissão Técnica multidisciplinar e com especialistas de 05 diferentes países

A Comissão técnica 2016 em conformidade com o regulamento do Programa Benchmarking Brasil reuniu 15 especialistas de 5 diferentes países. Ou seja, contou com 1/3 do corpo de jurados de outros países para conferir visão global na análise.

Com_Tec_Ano

Conclusões e justificativas

A edição 2016 apresenta números e informações que nos remete a algumas conclusões. Por exemplo: Educação e Informação (5 cases) continua firme e constante na preferência das empresas para implementação de práticas de sustentabilidade, aliado a região sudeste que continua com a maior concentração de empresas no Ranking. Já no quesito ramos de atividades, a edição 2016 teve mudanças com energia e agrobussiness no topo. Este é o cenário da gestão socioambiental brasileira desta edição. 

Benchmarking Brasil, além de compartilhar as práticas certificadas em seu Banco Digital e nas publicações (livros, portais e revistas), também fornece dados relevantes para compreensão do nível de maturidade e dos avanços conquistados pela gestão socioambiental brasileira. Não é sem motivos que é considerada como sua mais precisa fotografia.

 

Sobre o Programa Benchmarking Brasil: 

Bench_louro_verde_2016_pO Programa Benchmarking se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 356 práticas de 186 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Com aproximadamente 200 especialistas de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade. Hoje, a iniciativa conta com 1 modalidade âncora (Benchmarking Senior) destinado ao público corporativo e 5 modalidades paralelas (Benchmarking Junior, Benchmarking Indicadores, Benchmarking Artes, Benchmarking Pessoas, e Hackathon MAIS) destinado ao público jovem, artistas e personalidades ativistas. Além das organizações, o Programa trabalha com outros públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. 

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) que são distribuídas gratuitamente para público interessado nesta temática. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com apoios importantes, tais como: Institucional:  TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Divulgação: diversos portais e revistas especializadas em sustentabilidade tais como: Envolverde, Pensamento Verde, Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), e Revista Meio Ambiente Industrial. Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP, e as Universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie, parceiros nas modalidades Benchmarking Junior e Hackathon MAIS. O XIV Bench Day, ocasião em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos legítimos da sustentabilidade 2016 se realizou nos dias 29 e 30 de junho no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. 

São Paulo, 12 de Julho de 2016
Assessoria de Imprensa
(11) 3257-9660/  3729-9005
benchmarkingbrasil.com.br