Benchmarking Brasil Inspira

 

Há 11 anos consecutivos o Programa Benchmarking Brasil reconhece, certifica e compartilha a excelência da gestão socioambiental brasileira. Este ano não será diferente, e em 04 de Junho realizará o 12o BENCH DAY no auditório do TRF3, Tribunal Regional Federal da 3a Região que fica na Av. Paulista, 1842 – 25o andar – Torre Sul, uma das torres gêmeas da Paulista. 

 

BENCH DAY é a data em que se apresenta o Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do ano. Durante o dia, ocorre o Seminário Benchmarking para apresentação dos cases selecionados em ordem alfabética, e a noite, a Solenidade Benchmarking com a classificação das práticas no Ranking Benchmarking e a entrega dos certificados e troféus aos Vencedores.  O “Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer” é um evento fechado, onde os Legítimos da Sustentabilidade são os protagonistas da excelência socioambiental brasileira. 

O MAIOR BANCO DE PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE CERTIFICADAS E COM LIVRE ACESSO DO PAIS


Os cases selecionados pelo Programa Benchmarking Brasil passam a integrar o Banco de Boas Práticas do Programa com 279 práticas (até a edição 2013) organizadas em 10 categorias gerenciais: Ferramentas e Políticas de Gestão;  Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Resíduos; Energia; Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes;Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação. Além do Banco de Práticas, os cases são publicados no Livro BenchMais e em revistas especializadas da área. Também alimentam a grade dos encontro técnicos realizados pelo Instituto MAIS e de eventos parceiros. Assim estima-se que mais de 60 mil profissionais, especialistas e lideranças já tiveram contato com as praticas selecionadas pelo Programa Benchmarking Brasil ao longo destes anos.
A sustentabilidade precisa de mais práticas e menos recursos, senão ficará no campo da retórica. Benchmarking Brasil trabalha para identificar COMO as empresas estão aplicando a sustentabilidade em seus negócios. Os melhores cases são certificados como práticas Benchmarking” diz Marilena Lino de Almeida Lavorato idealizadora e Organizadora do Programa Benchmarking Brasil. Empresas e Gestores com boas práticas podem inscrever seus cases de boas práticas (social, ambiental ou socioambiental) até 31 de março.

 
COMISSÃO TÉCNICA COM PARTICIPAÇÃO DE ESPECIALISTAS DE VÁRIOS PAÍSES

Um dos pilares do Programa Benchmarking Brasil é a sua comissão técnica. O seu formato de composição privilegia a pluralidade e o envolvimento efetivo de seus integrantes com a temática socioambiental. Compreende nomes consagrados de personalidades e especialistas ligados a entidades de reconhecido valor no Brasil e em outros países. A Comissão Técnica é renovada anualmente. A comissão técnica 2014 congrega participações de 15 especialistas de 06 diferentes países: Brasil, Canadá, USA, Noruega, Portugal, e Reino Unido.
(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. 
Mais informações:

Regina Jorge
Assessora de Imprensa
Email: regina_jorge@institutomais.org
Fones: 11 – 2959-5442 / 3257-9660/ 97692-9199 / 98924-1086

(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado.