Benchmarking e o movimento pelas adoção das boas práticas

Benchmarking Brasil é muito mais que um selo de sustentabilidade respeitado e reconhecido. É um movimento pela adoção das boas práticas que recebe a adesão de instituições que realmente são comprometidas com os princípios e diretrizes da sustentabilidade.

“O Programa Benchmarking Brasil surgiu ha 13 anos atrás para difundir e incentivar a adoção das boas práticas nas instituições brasileiras. Motivo que por sí só já diz tudo sobre seu grau de importância”, afirma Marilena Lavorato, idealizadora do Programa.

Benchmarking Brasil lidera o movimento pelas boas práticas nas instituições há mais de uma década. Com a ajuda de especialistas de vários países, desenvolveu uma metodologia sob medida para empresas e gestores com boas práticas socioambientais. Esta metodologia conta com o reconhecimento da ABNT para certificar práticas de sustentabilidade: ambiental, social ou socioambiental.  Até o momento, mais de 170 organizações dos 3 setores da economia já passaram pelo crivo da comissão técnica Benchmarking e tiveram suas práticas certificadas.

Canal de Comunicação para públicos especializados e formadores de opinião

O programa detém o maior banco de boas práticas com livre acesso do país, transformando se num potente ferramenta de comunicação para que as organizações prestem contas sobre suas boas práticas socioambientais. São 311 práticas certificadas que estão catalogadas em 10 diferentes temáticas gerenciais: Resíduos; Energia, Emissões; Recursos Hídricos e Efluentes; Educação, Informação e Comunicação Socioambiental; Ferramentas e Políticas de Gestão; Manejo e Reflorestamento; Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos; Proteção e Conservação; e Arranjos Produtivos. Estas práticas são publicadas em bancos digitais com livre acesso, livros de gestão, revistas especializadas e portais de sustentabilidade. Também são apresentadas presencialmente em seminários e encontros técnicos para públicos especializados e formadores de opinião.

Modalidades Paralelas: 

img4fcdfe9a00bf9img51d1e98ccfe3eLogo Bench Pessoas1_p   logo_inicial_P

O Programa Benchmarking cresceu e se fortaleceu ao longo deste período  com a adesão de especialistas de vários países (até o momento 176 especialistas de 23 diferentes países localizados nos 5 continentes do globo) e a participação de grandes organizações e instituições representativas. Benchmarking Brasil foi além para falar com novos públicos e engrossar o movimento pela adoção das boas práticas. Desde 2012, quando completou 10 anos de existência, o programa iniciou sua caminhada para preparar jovens, artistas plásticos e reconhecer pessoas que tenham iniciativas que transformam realidades.  Fez parcerias com escolas técnicas profissionalizantes e universidades e desenvolveu metodologias para o público jovem em modalidades paralelas. Criou o Benchmarking Junior que seleciona projetos de inovações verdes, o Hackathon Mais que seleciona e disponibiliza para uso público aplicativos que ajudam no controle de recursos hídricos, entre outros. Bench das Artes que reconhece o trabalho de artistas plásticos e artesãos que utilizam práticas de sustentabilidade em suas obras. Já são mais de 30 projetos de inovações verdes reconhecidos e compartilhados e mais de de 15 obras de arte selecionadas que estão a disposição do público no Museu do Parque Ecológico Tietê.  Este ano teremos 5 aplicativos de controle hídrico disponibilizados para free download. Outra modalidade é o Bench Pessoas que presta homenagem a personalidades que atuam em defesa das causas socioambientais.

“Para construirmos sociedades sustentáveis, precisamos de exemplos que educam e práticas que transformam. E esta é a contribuição do Programa Benchmarking Brasil – reunir, compartilhar e preparar os atuais  e futuros gestores para a cultura de sustentabilidade” , afirma Marilena Lavorato

Sobre o programa Benchmarking Brasil: 

louroverde2015_p

Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 17 de abril. Inscrições, clique AQUI

São Paulo, 02 de abril de 2015

Assessoria de Imprensa
(11) 3257-9660/  37299005