Comissão Técnica Benchmarking Indicadores 2017

CT_2015_GIF_COM_LOGO Bench_Indicadores_legenda_rodape_p

…..

….COMISSÃO TÉCNICA BENCH INDICADORES – Edição 2017

Perfil e depoimento

Ordem Alfabética

 

Adriana_Site_Quad

Compartilhar conhecimento e valorizar caminhos bem sucedidos é o que o Programa Benchmarking Brasil propõe. Quando tratamos de indicadores e das boas práticas acerca deles, por sua vez, proporcionamos conhecimento sobre o tema que qualifica os resultados alcançados de um projeto ou uma organização, um ponto fundamental na consolidação de evidências sobre o que foi realizado. A fusão desse conjunto de temas sobre sustentabilidade e indicadores  e a visão das práticas bem sucedidas, é uma contribuição significativa que o Programa proporciona a todos nós.

Adriana Ielo Deróbio – Diretora Executiva da Communitaria Consultoria Social e consultora sênior em gestão e monitoramento de projetos, investimento social privado e desenvolvimento local. Consolida 18 anos de experiência em gestão de projetos e em consultoria estratégica.

 

brigitte_site

Os aspectos inerentes ao desenvolvimento sustentável são múltiplos e complexos, daí a necessidade de interpretá-los em forma de indicadores para facilitar, de uma parte, a sua mensuração e monitoramento, e de outra parte, a comunicação com os diferentes atores sobre a eficiência das ações empreendidas para atingir as metas. Os desafios para o estabelecimento e utilização de indicadores são grandes: Como representar de modo sucinto os resultados sem distorcer a informação? Como adaptar os indicadores ao contexto de um projeto, um programa ou uma política pública que é avaliado? Acredito que Benchmarking Indicadores constitui um marco importante nesse processo de aprendizagem coletiva na arte de relatar com indicadores o desempenho de uma organização em termos de seus impactos.

Brigitte Masella possui 23 anos de experiência em avaliação de impactos ambientais e socioeconômicos e em questões indígenas, no Canadá, em Moçambique e na Colombia. Também trabalhou com governos e povos indígenas na co-gestão de recursos, fortalecimento institucional e desenvolvimento de comunidades. Mestre em Estudos Ambientais pela York University e bacharel em Administração pela University of Ottawa (Canadá).

 

paula_site

O Programa Benchmarking Brasil é sem dúvida um indutor de boas práticas para as empresas. É preciso medir e monitorar para poder gerenciar e é por isso que a definição de métricas para o monitoramento de práticas socioambientais é tão importante. É esperado como resultado dessas práticas a geração de valor para a sociedade, meio ambiente e também para a própria organização. E cada vez mais as empresas são convidadas a demonstrar o valor gerado, sendo necessário medir e gerenciar seus impactos e externalidades, assim como seus programas e iniciativas que trazem benefícios para toda a sociedade.

Paula da Silva Carvalho, 7 anos de experiência em avaliação de informações socioambientais, duediligenceambiental, auditorias internas de riscos ambientais, incluindo a avaliação do cumprimento da legislação ambiental aplicável e licenciamento ambiental. Experiência em mudanças climática e comércio de emissões, com foco na validação e verificação de projetos de MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), preparação e verificação de inventários de emissões de gases de efeito estufa, propondo medidas para reduzir as emissões, estabelecer compensações e metas e avaliação de riscos e vulnerabilidades resultantes das alterações climáticas. Experiência na condução de processos materialidade e outros projetos de sustentabilidade.

 

vivian_site

O Benchmarking Indicadores é uma ótima oportunidade para trocarmos experiências e ampliarmos a nossa visão sobre as práticas socioambientais no Brasil. Hoje a plataforma já está consolidada e validada não só por um grande time profissionais técnicos da área de sustentabilidade como por parte dos gestores que lidam no dia a dia com a gestão de negócios socialmente responsáveis. O Benchmarking Indicadores nos traz a oportunidade de seguirmos com os processos de melhoria continua contribuindo com a cultura da sustentabilidade necessária e urgente em nosso país.

Vivian Blaso – Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) PUCSP. Sócia na Agência Conversa Sustentável. Professora na FAAP – Fundação Armando Álvares Penteado e Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pesquisadora no Complexus – Núcleo de Estudos da Complexidade PUCSP. Linha de pesquisa: Diversidades Culturais e Pensamento Complexo.

 

Washington_Site_Quad

Indicadores e métricas são apenas números quando não há referencias para se basearem. Em se tratando de sustentabilidade o Benchmark Brasil está fazendo a diferença estabelecendo os padrões a serem seguidos e as referencias retratando a realidade brasileira.

Washington Tavares – CTO na Tacira Tecnologia – empresa especializada no desenvolvimento de Cidades Inteligentes, é um dos líderes do Smart City Forum do TM Forum atuando na criação de padrões internacionais e melhores práticas para Smart Cities, atuou como Gerente de Marketing da ISPM, Gerente de Desenvolvimento na Coquelux, Gerente de TI no Cineclick, Graduado em Administração pela Faculdade Oswaldo Cruz.

 

InscriçõesRegulamentoMetodologia Banco DigitalRanking 2016DOCsLista de Cases Benchmarking já certificados