COMISSÃO TÉCNICA – EDIÇÃO 2004


COMISSÃO TÉCNICA – EDIÇÃO 2004


Um dos pilares do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é a sua comissão técnica que é única em seu formato de composição, analise e critérios de avaliação. A composição da comissão técnica compreende identificação de nomes consagrados de personalidades e especialistas comprometidos com ações sustentáveis e atuantes em entidades de reconhecido valor representante dos mais significativos segmentos da sociedade. Os critérios de avaliação são transparentes (ver metodologia) e os membros da comissão técnica avaliam a qualidade gerencial do case sem ter acesso ao nome da instituição.

Arnaldo Jardim – Deputado Estadual

“São iniciativas como esta que faz a diferença garantindo a qualidade de vida do amanhã”

Mini Currículo: Deputado Estadual, Coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, representante da Assembléia Legislativa no Conselho Estadual de Política Energética e Presidente do Grupo de Trabalho de resíduos sólidos no Estado de São Paulo.


DUVIVIER GUETHI JR – Diretor do Centro de Produção Mais Limpa – SENAI-SP

“O número de cases e boas práticas ambientais dentro das empresas brasileiras vem crescendo consideravelmente. Sendo assim, a participação no II Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma excelente oportunidade para incentivarmos e multiplicarmos estas ações”

Mini Currículo: Diretor do Centro de Produção Mais Limpa  – SENAI-SP


FABIO TOLEDO DE PIZA – Membro da Ordem do Mérito Prevencionista e Sócio fundador da ABS – Agência Brasil de Segurança

“Quando buscamos crescer nos espelhamos naqueles que, na maioria das vezes, de forma anonima, fazem o mundo melhor. Eles são benchmarking, a quem devemos gratidão, respeito e a obrigação de reconhecimento”

Mini Currículo: Membro da Ordem do Mérito Prevencionista e sócio fundador da ABS – Agência Brasil de Segurança


JULIO TOCALINO NETO – Diretor Executivo da Revista Meio Ambiente Industrial

“A segunda edição do Benchmarking Ambiental Brasileiro superou as expectativas. Os cases estavam ótimos e demonstram a evolução positiva que o setor ambiental está vivenciando no momento. Os organizadores estão de parabéns mais uma vez!!”

Mini Currículo: Diretor Executivo da Revista Meio Ambiente Industrial


Prof. NEMIAS MOTA – Professor da Fundação Hoyler de Recursos Humanos

“A educação ambiental contínua em todos os níveis e em todos os setores da economia é a razão de um presente e futuro sustentados em rochas firmes que jamais uma nação se arrependerá”

Mini Currículo: Professor da Fundação Hoyler de Recursos Humanos


REINALDO FRASCINO – Gerente de Planejamento e Desenvolvimento de R.H. da Fundação Cásper Libero

“As boas práticas de Gestão Ambiental devem ser valorizadas e divulgadas de modo a permitir o efetivo desenvolvimento da consciência sobre Responsabilidade Social”

Mini Currículo: Gerente de Planejamento e Desenvolvimento de R.H. da Fundação Cásper Libero


RICARDO ROSE – Diretor de Meio Ambiente da Câmara Brasil-Alemanha

“A humanidade como um todo, e cada um individualmente, é responsável pelas conseqüências de sua atitude em relação ao meio ambiente. Sua preservação se faz com ações concretas e diárias, individuais e coletivas. A proposta do “Benchmarking Ambiental Brasileiro” é apresentar e divulgar algumas destas ações. Para que sejam conhecidas e imitadas”

Mini Currículo: Diretor de Meio Ambiente da Câmara Brasil-Alemanha