COMISSÃO TÉCNICA – EDIÇÃO 2005


COMISSÃO TÉCNICA – EDIÇÃO 2005


Um dos pilares do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é a sua comissão técnica que é única em seu formato de composição, analise e critérios de avaliação. A composição da comissão técnica compreende identificação de nomes consagrados de personalidades e especialistas comprometidos com ações sustentáveis e atuantes em entidades de reconhecido valor representante dos mais significativos segmentos da sociedade. Os critérios de avaliação são transparentes (ver metodologia) e os membros da comissão técnica avaliam a qualidade gerencial do case sem ter acesso ao nome da instituição.

Arnaldo Jardim – Deputado Estadual

“Promover o desenvolvimento sustentável aliado ao respeito ao meio ambiente. Neste desafio, reside a importância da realização do 3º 3 Benchmarking Ambiental Brasileiro, que tem como objetivo incentivar e valorizar a gestão ambiental dentro das empresas. Iniciativas como esta significam uma nova visão empresarial, além de representar um grande passo para a humanidade”.

Mini Currículo: Deputado Estadual, Coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável e Presidente do Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos no Estado de São Paulo, responsável pela elaboração do Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Resíduos Sólidos


Celso Atienza – Vice-Presidente SEESP

“A iniciativa do BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO tornou-se um exemplo dignificante para alcançarmos o chamado desenvolvimento sustentável.”

Mini Currículo: Vice-Presidente SEESP – Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo


Denise S. Baena Segura – Coordenadora do Programa de Meio Ambiente do Sesc – SP

“Hoje, a ousadia empresarial não pode prescindir da percepção dos riscos sócio-ambientais e, consequentemente, da responsabilização coletiva em relação a eles. Ao divulgar as ações bem-sucedidas nesta área, o Benchmarking Ambiental contribui na busca de caminhos coletivos para alcançar a sustentabilidade.”

Mini Currículo: Coordenadora do Programa de Meio Ambiente do Sesc São Paulo


Edmilson Costa – Coordenador do Curso de Economia da UNIFMU

A iniciativa de realização do Benchmarking Ambiental Brasileiro é de fundamental importância para uma prática saudável em relação à natureza. Com este evento, os organizadores estão contribuindo para um meio ambiente melhor para as futuras gerações.

Mini Currículo: Coordenador do Curso de Economia da UNIFMU – Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas


Jacques Demajorovic – Coordenador do Bacharelado em Gestão Ambiental do Centro Universitário Senac

“Este prêmio é uma importante iniciativa para a divulgação e a disseminação do conceito de responsabilidade social nas organizações.”

Mini Curriculo: Coordenador do Bacharelado em Gestão Ambiental do Centro Universitário Senac


Marcos Domingos da Silva – Presidente ABHO

“A gratidão e o reconhecimento pelo trabalho realizado são, sem dúvida o melhor prêmio na carreira profissional. Tenho enorme satisfação em participar de atividades e cerimônias que visam valorizar pessoas que tem dedicado tempo e recursos em benefício da sociedade, de um modo geral. Gosto de dizer “muito obrigado” aos que têm me ajudado na construção da minha cidadania, mas prefiro mil vezes dizer isso enquanto estão vivas e podem me ouvir. Elogios aos mortos, nas cerimônias fúnebres, são totalmente ineficazes. Portanto, parabéns a organização do 3º Benchmarking Ambiental Brasileiro por promover e premiar o trabalho de preservação do meio ambiente.”

Mini Currículo: Presidente ABHO – Associação Brasileira de Higienistas Ocupacionais


Mauro Daffre – Presidente ABPA

“Esperamos que com esses trabalhos do Projeto Benchmarking, outros empreendedores sejam contagiados por esse espírito preventivo e de preservação da vida humana e da natureza. Nem sempre precisamos realizar grandes projetos para conquistarmos grandes resultados. Às vezes, uma solução aparentemente simples, pode ser capaz de trazer grandes benefícios à sociedade, ao homem, às economias da empresa e à natureza. Pense nisso.”

Mini Currículo: Presidente ABPA – Associação Brasileira de Prevenção de Acidentes e Diretor de Meio Ambiente da CIESP


Simone Silva Jardim – Jornalista com pós-graduação em Educação Ambiental e advogada

“A idealizadora do Benchmarking Ambiental, a Mais Projetos, e as empresas patrocinadoras e apoiadoras dessa iniciativa pioneira ajudam a promover uma saudável e necessária competição. Afinal, o Benchmarking Ambiental prestigia e divulga amplamente as ações de companhias e instituições dos vários gêneros que fazem gestão ambiental muito além do que determina a lei e os parâmetros técnicos. E o mais fantástico: ao premiar as iniciativas de excelência, esse precioso e vital conhecimento é permanentemente disponibilizado para toda sociedade brasileira”.

Míni Currículo: Jornalista com pós-graduação em Educação Ambiental e advogada. Há dezesseis anos estuda em profundidade e vem cobrindo a temática socioambiental, tendo trabalhado em veículos da grande imprensa nos quais atualmente é colaboradora, além de ser correspondente da mídia “verde”, a exemplo do pioneiro Folha do Meio Ambiente . É articulista da revista Meio Ambiente Industrial. É sócia da AG Comunicação Ambiental . Tem criado e realizado diversos projetos de comunicação corporativa para empresas do setor privado com explícito e consistente compromisso de responsabilidade social. Também é consultora em comunicação para organizações do Terceiro Setor, como IBENS e Instituto Vitae Civilis . Desde 2000 produz livros sobre a temática ambiental a convite de editoras e projetos especiais. Integra a Rede Brasileira de Jornalismo Ambienta