CT Benchmarking Junior 2015

LOGO_BENCH1

O Futuro Começa Aqui

        COMISSÃO TÉCNICA 2015 – 4a Edição

ricardo rose_CLOSE

O Benchmarking Junior ajuda a identificar novos talentos na área ambiental; no mínimo contribui para despertar a atenção do jovem para a questão da preservação dos recursos. Participando do concurso, os futuros profissionais passam a enxergar o meio ambiente como importante componente de sua atividade profissional.

 

 

Ricardo  Ernesto Rose é Consultor em inteligência de mercado na área da sustentabilidade. Jornalista, pós-graduado em gestão ambiental e sociologia; graduado e pós-graduado em filosofia. Atuou em diversas áreas (comércio exterior, logística, administração e pesquisa de mercado) em empresas nacionais e estrangeiras. Desde 1992 trabalha no mercado de meio ambiente e energia; inicialmente pelo Consulado Geral Americano e a partir de 1997 até janeiro de 2014 na Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha, onde foi diretor de meio ambiente e energia. Coordenou o lançamento de diversas publicações sobre o setor e escreve regularmente para sites, jornais e revistas. É editor do blog Da natureza & da cultura (www.danaturezaedacultura.blogspot.com) e autor dos livros “Como está a questão ambiental – 100 artigos sobre a relação do meio ambiente com a economia e o clima”, “Os recursos e a cidade” e “A religião e o riso & outros textos de filosofia e sociologia”. Contatos através do site www.ricardorose.com.br

 

O

O Programa Benchmarking Brasil Junior é onde os futuros profissionais compartilham suas idéias e projetos com a comunidade da Sustentabilidade, oxigenando e desafiando os mais experientes e colhendo comentários, melhorias e apoios.

 

 

Francisco Luis Bianzini Filho é Doutor em Tecnologia Nuclear pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – CNEN/SP- USP. Atualmente é conselheiro da Associação Brasileira dos Profissionais de Sustentabilidade, e do Forum de Desenvolvimento da  Zona Leste É diretor tesoureiro da Associação Interação Rede Social, diretor da TRANSFORMA – COOPERATIVA DE TRABALHO EM SISTEMAS TECNOLÓGICOS INOVADORES E SUSTENTÁVEIS e diretor técnico da REDERESÍDUO (Sistema Ciclo Processamentos Ltda). Tem experiência na área de Radioproteção, Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: resíduos sólidos, reciclagem, revalorização de resíduos, lixo zero, inovação tecnológica, mediação e conciliação.

 

denise

           Benchmarking Junior  incentivando e valorizando  os jovens  pesquisadores.

 

Denise Moreira dos Santos é Mestre em Ciências – Área de Energia, pela Universidade de São Paulo (POLI/IEE/USP), Lato Sensu em Química (Faculdades Osvaldo Cruz), Especialização em Educação Ambiental (USP); Bacharel em Engenharia Química, pela Faculdade Osvaldo Cruz; Licenciada em Ciências com Habilitação em Química, pela Faculdade Osvaldo Cruz. É Professora do curso Técnico em Química e atualmente Coordenadora de Projetos da área: Química/Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

 AnaLucia_close

           O Programa Benchmarking Brasil Junior é uma excelente oportunidade para implantação e valorização de projetos sustentáveis dentro da escola. É uma chance para os alunos mostrarem seus trabalhos na área, incentivando-os a divulgar o tema não só entre seus colegas e comunidade acadêmica, mas também entre os familiares e comunidade.

 

Ana Lúcia Grici Zacarin Mamede é Mestre em Engenharia Mecânica pela USP e graduada em Processamento de Dados. É a atual Coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Instituto Federal de São Paulo, e Professora de Ensino Básico Técnico da mesma instituição. 

 

Comissão Técnica de edições anteriores.

Botao_2015 Botao_2014 Botao_2013 Botao_2012