Depoimentos 2006

4º Benchmarking Ambiental Brasileiro
Comissão Técnica 2006

Ailton de Paula
A evolução permanente de cada um na área ambiental depende da multiplicação de conhecimentos, conceitos e troca de experiências. O Benchmarking Ambiental Brasileiro configura-se como oportunidade significativa para esse intercâmbio.

Ailton de Paula – Coordenador Meio Ambiente SENAI-SP

Alberto J.N. Ogata
A busca do equilíbrio do meio ambiente é fundamental para a preservação da saúde e do bem-estar da população de nosso país. Neste contexto, as boas práticas devem ser reconhecidas e estimuladas. A Associação Brasileira de Qualidade de Vida se sente honrada em participar deste movimento.

Alberto J.N. Ogata – Presidente ABQV – Associação Brasileira de Qualidade de Vida

André César Médici
Não há futuro sem desenvolvimento ambientalmente sustentável.

André César Médici – Consultor de Desenvolvimento Sustentável do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento

Dagoberto Lorenzetti
A conscientização e a instrumentalização dos executivos e das organizações brasileiras e de todo o mundo é condição sine-qua-non para viabilizar a chegada ao século XXII, de nossa espécie e da vida em nosso planeta, conforme as conhecemos hoje. A causa da sustentabilidade, tão premente e tão presente, recebe contribuição cada vez mais relevante do Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Dagoberto Lorenzetti – Pesquisador Científico na área de Gestão de Operações e Sustentabilidade do CEAMA – Centro de Estudos de Administração e Meio Ambiente da FGV-SP

Érica Lui Reinhardt
Atualmente, todos os esforços para promover o desenvolvimento socioambiental sustentável são absolutamente essenciais. O Benchmarking Ambiental Brasileiro tem portanto um papel fundamental ao premiar e divulgar as melhores iniciativas empresariais neste sentido permitindo que outras empresas e toda a sociedade descubram as melhores soluções para o problema de todos. Aquilo que é excelente dever ser amplamente conhecido. Parabéns aos idealizadores.

Érica Lui Reinhardt – Pesquisadora Científica da FUNDACENTRO – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Medicina e Segurança do Trabalho

Fernando Tabet
No processo de concretização do ideal de desenvolvimento sustentável, a competitividade das empresas no atual mercado globalizado está cada vez mais associada à qualidade ambiental de produtos/serviços e processos produtivos. Neste contexto, o Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro tem desempenhado um importante papel na divulgação das boas práticas da gestão ambiental que vêm sendo adotadas no País, ao prestigiar publicamente aqueles que mais se destacam neste campo.

Fernando Tabet – Coordenador da Comissão de Meio Ambiente da Câmara de Comércio França-Brasil

Flávio Alves de Almeida
Iniciativas como o Benchmarking Ambiental são fundamentais tanto para a construção do caminho da sustentabilidade como para a demonstração de sua viabilidade. O CEBDS, como instituição mobilizadora das empresas brasileiras em prol do desenvolvimento sustentável, sente-se honrado de participar e apoiar esse movimento.

Flávio Alves de Almeida – CEBDS – Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Haroldo Mattos de Lemos
A melhoria do desempenho ambiental das empresas é fundamental para atingirmos o desenvolvimento sustentável.

Haroldo Mattos de Lemos – Presidente do Instituto Brasil PNUMA – Comitê Brasileiro do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente

José Manoel Ferreira Gonçalves
Este prêmio incentiva a capacidade do intercâmbio entre as diversas experiências da gestão ambiental, fazendo-nos sair do abstrato para o concreto das realizações nesta área.

José Manoel Ferreira Gonçalves – Repórter Ambiental da Radio Jovem Pan

Luiz Carlos Aceti Junior
Desenvolvimento Sustentável e Gestão Ambiental aliados ao respeito e ao espírito da preservação do meio ambiente! Este é o objetivo de toda empresa moderna, e exatamente nisso é o foco do 4ª Benchmarking Ambiental Brasileiro, que tem como objetivo valorizar, incentivar e promover a gestão ambiental dentro das empresas públicas e privadas. Iniciativas assim, demonstram uma nova postura empresarial, e o 4º Benchmarking Ambiental visa premiar empresas, empresários e profissionais atentos a essa nova postura.

Luiz Carlos Aceti Junior – Sócio fundador da Ong Científica PDCA – Parceria do Distrito Industrial em Ciências Ambientais e do Portal Mercado Ambiental

Luiz Sérgio Barros de Medeiros e Albuquerque
Iniciativas como o Benchmarking Ambiental Brasileiro demonstram de forma inequívoca que a questão Ambiental e o desenvolvimento sustentável estão definitivamente incorporados aos modelos de gestão empresarial no Brasil.

Luiz Sérgio Barros de Medeiros e Albuquerque – Comissão de Direito Ambiental da OAB/RJ

Maria do Carmo Whitaker
Premiar os melhores cases de gestão sócioambiental foi uma iniciativa que deu certo e orgulha o nosso País. Na sua quarta edição, o evento vem revelar que o brasileiro sabe edificar a empresa cidadã, porque esta empresa é constituída de pessoas que vivem a cidadania, são batalhadoras, têm fibra, são honradas e solidárias. É sem dúvida um esforço que eleva a dignidade do ser humano e contribui para a sustentabilidade global.

Maria do Carmo Whitaker – Membro do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB/SP, Colaboradora do Centro de Estudos de Ética nas Organizações – EAESP/SP e Coordenadora do Portal Ética Empresarial

Paula Saldanha
Reconhecer, valorizar e dar visibilidade a pessoas e instituições que lutam pela causa ambiental e social é de grande importância. Parabéns pela iniciativa do Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Paula Saldanha – Jornalista, Escritora, Diretora e Apresentadora do Programa Série Expedições da TV Cultura e TVE

Reinaldo Keiji Fujii
Parabéns aos organizadores e aos participantes deste evento, que demonstram, preocupação ao realizar trabalhos para o desenvolvimento sustentável contribuindo para a melhoria do meio ambiente.

Reinaldo Keiji Fujii – Presidente BRASINDOOR – Sociedade Brasileira de Meio Ambiente e Qualidade do Ar

Sebastião Ney Vaz Júnior
Todas as iniciativas de pensar o desenvolvimento socioambiental agora no presente nos remetem a pensar com responsabilidade no futuro e nos resgatam ausências que cometemos no passado.

Sebastião Ney Vaz Júnior – Presidente da ANAMMA – Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente

Marilena Lino de Almeida Lavorato
Se queremos, de fato, um desenvolvimento contínuo e sustentável, não é preciso reinventar e sim aprimorar o que de melhor existe em conhecimento gerencial hoje. O Benchmarking Brasileiro se propõe, então, a selecionar todo esse aprendizado de ponta e criar uma nova cultura entre seus protagonistas, a de compartilhar com outros interessados suas fórmulas de sucesso. Esse é o formato que encontramos para acelerar desenvolvimento técnico gerencial em se tratando de boas práticas socioambientais. E pelos números e abrangência que a iniciativa registra, temos a aprovação da sociedade. A cada ano a iniciativa cresce mais, e agrega novos segmentos.

Marilena Lino de Almeida Lavorato – Diretora Executiva da Mais Projetos
(*) Apenas depoimento em nome da organização. Não participou da comissão técnic