Educação, Educação e Educação

“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida“, disse Sêneca, filosofo e escritor que viveu durante o império romano (04 a.C. – 65). Antes dele, Aristóteles (384 a.C. – 322 a.C.) outro influente filósofo grego e discípulo de Platão, afirmou: “a educação tem raízes amargas, mas os seus frutos são doces”. Passados mais de 2 milênios, suas falas são mais atuais do que nunca.

Faço coro com Kant (1724 – 1804), filósofo alemão fundador da Filosofia Crítica quando diz “O homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, e para uma citação em solo nacional, resgato Padre Antonio Vieira (1608 – 1697), Jesuíta que participou da catequização dos índios brasileiros quando disse “A boa educação é moeda de ouro. Em toda parte tem valor”.

Desconheço qualquer outra forma mais eficiente que a educação para a evolução humana. Em todos os tempos e lugares, ela é a ferramenta que esculpe a obra final do individuo que nos tornamos. E nós, a sociedade da qual fazemos parte. Portanto, educação pela importância que tem, deveria ser a mais relevante questão para uma sociedade que queira evoluir e avançar.

Escolha viver onde a educação exista e seja valorizada

Não existem sociedades evoluídas sem o acesso irrestrito de seus indivíduos a uma educação de qualidade. A desigualdade diminui na medida em que se assegura oportunidades iguais de acesso a boa educação. A transformação acontece e a evolução aparece. Cada geração avançando em relação a anterior e transformando o modo de vida da sociedade (Hamisch Mcrae)

Da alfabetização a especialização, do berço a velhice, a educação faz a diferença entre o melhor e o pior da vida. Entre a melhor e a pior escolha. Entre um futuro melhor ou seu inverso. Se alguém duvida, olhe ao redor, olhe os indicadores de países mais desenvolvidos e vejam se o fio da meada não foi a educação, ampla e irrestrita.

Valorizar a educação é sem dúvida, a melhor das práticas que uma sociedade poderá adotar para assegurar um futuro melhor para seus indivíduos. Em qualquer lugar do mundo, sem educação, o futuro será sombrio e de atraso. Portanto, se puder escolher, escolha viver onde a educação exista, seja acessível e valorizada.

Benchmarking Brasil: Um programa de valorização das boas práticas

Um respeitado Programa de Sustentabilidade que reconhece, certifica e compartilha cases de boas práticas há mais de uma década. Até a edição anterior, 373 cases foram certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525 

São Paulo, 30 de Maio de 2018

Marilena Lino A. Lavorato
Programa Benchmarking Brasil
www.benchmarkingbrasil.com.br