Reputação – Um ativo de imenso valor para as organizações

Empresas de todos os tamanhos e ramos tem objetivos claros de sobrevivência. Devem gerar valor, pois o contrário significa sua extinção. A dificuldade começa justamente no entendimento dos valores que devem gerar e compartilhar. Além do valor econômico, que é o primeiro requisito de sobrevivência, a organização competitiva congrega outros valores em sua estrutura. O espirito empreendedor, a inovação, a excelência e a ética são alguns dos valores fundamentais para a reputação de uma organização, que é um ativo de imenso valor. Quando a reputação de uma organização é colocada em cheque, tudo desmorona.

Janelas de oportunidades

windowAs demandas surgem numa velocidade maior que a capacidade de atualização de algumas organizações redesenhando cenários e alternando lideranças. São as janelas de oportunidades que surgem, e, a sustentabilidade é uma delas. Talvez a maior de todas que surgiram nas ultimas décadas. A demanda por práticas e produtos mais sustentáveis só cresce. E dentro deste contexto, os valores morais são matérias primas raras que fazem a diferença para qualquer geração, a atual e as futuras.  As empresas competitivas exercem suas lideranças na construção de sociedades sustentáveis. Adotam e compartilham suas boas práticas sem receios.

Para empresas e gestores com boas práticas socioambientais

reputation“O Programa Benchmarking foi feito sob medida para empresas que adotam e compartilham suas boas práticas. É um canal de comunicação em linha direta com a massa crítica da sustentabilidade”, afirma Marilena Lavorato idealizadora do Programa.

Há 14 anos que o Programa pesquisa e convida empresas e gestores com excelência e inovação em sustentabilidade para participar deste movimento de incentivo e fortalecimento das boas práticas. A metodologia de seleção dos cases Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT e conta com a participação de especialistas de vários países que pontuam quesitos das práticas inscritas sem ter acesso ao nome da organização. A comissão técnica de 2016 conta com 15 especialistas de 5 diferentes países: Brasil, Chile, Estados Unidos, Portugal e Suécia.

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O professor José Goldemberg (Presidente da FAPESP) é um dos integrantes da Comissão Técnica 2016. Em seu depoimento sobre a iniciativa afirmou: “O Programa Benchmarking Brasil reúne valiosas práticas sustentáveis, as quais inspiram os líderes empresariais a agregar valor a seus negócios, baseados nos princípios da manutenção do equilíbrio entre o uso dos recursos naturais, o bem estar da sociedade e os ganhos econômicos”.

Bench_louro_verde_2016_pSobre o Programa Benchmarking Brasil: 

O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que  reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas,  de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 22 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor (1o colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. Inscrições de cases para concorrer a certificação Benchmarking que define o XIV Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil até 31 de março.

São Paulo, 24 de Fevereiro de 2016

(11) 3257-9660/ 3729-9005

benchmarkingbrasil.com.br