Metodologia reconhecida

Metodologia Benchmarking Brasil, agora com o reconhecimento ABNT

slide_programa_benchmarking

Inscrições de cases para o Ranking Benchmarking  até 31 de Março

A metodologia Benchmarking Brasil conquistou o reconhecimento da ABNT Certificadora que declarou ser a mesma dotada de critérios que conferem precisão e confiabilidade no processo de seleção dos cases Benchmarking. A declaração da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) encerra dizendo que “Ao longo de todo o processo, o Programa Benchmarking Brasil se reveste integralmente de princípios elevados de isenção, imparcialidade, transparência e credibilidade, materializando uma possibilidade efetiva para que as empresas e instituições partícipes possam demonstrar para a sociedade que são detentoras e promotoras de boas práticas socioambientais“.  Veja Declaração completa AQUI. 

Benchmarking é um processo sistemático e contínuo de avaliação dos produtos, serviços e processos de trabalho das organizações que são reconhecidas como representantes das melhores práticas, com a finalidade de introduzir melhorias na organização e difundir suas técnicas. Dentro desta premissa, o  programa Benchmarking Brasil desenvolveu metodologia própria para seleção, certificação e compartilhamento dos cases Benchmarking de sustentabilidade, reconhecidos pela excelência das práticas adotadas.  “As práticas Benchmarking selecionadas em 2015 terão a certificação de um programa com metodologia reconhecida por órgão consagrado em normas técnicas no país, no caso, a ABNT”, informa Marilena Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking Brasil. 

img_metodologia_abnt

Conhecendo uma metodologia inovadora

E com esta metodologia inovadora e eficaz, em 12 anos de existência, o Programa já certificou e compartilhou 311 práticas de sustentabilidade, reconhecidas como cases Benchmarking.

Tornar-se “Benchmarking” que na linguagem corporativa significa ser uma referência e um exemplo a ser seguido, não é fácil, não é simples, nem possível para todos.

Ao observar o Banco de Boas Práticas do Programa, nota se claramente a regularidade e continuidade das organizações em sustentabilidade aplicada, destacando se aquelas que anualmente tiveram folego e competência para emplacar um ou mais cases no Ranking Benchmarking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil.

Benchmarking Brasil é único, e sob medida para empresas e gestores com boas práticas socioambientais

Bench_inspiraO Programa Benchmarking Brasil tem foco no especifico, no detalhe, no “modus operandi”. Os cases são avaliados por especialistas de vários países que pontuam quesitos da pratica sem ter acesso ao nome da organização. Os cases que obtém índice técnico (pontuação igual ou superior a 7.1) são considerados “Benchmarking” pela excelência técnica e metodológica com que foram desenvolvidos e implementados pelos seus gestores e pela instituição. Em 12 edições já realizadas, 160 especialistas de 20 diferentes países trabalharam voluntariamente em conformidade com a metodologia do programa para a seleção dos melhores cases de sustentabilidade que integram o Ranking Benchmarking de cada edição, e que depois de aprovados, passam a fazer parte do maior Banco Digital de Práticas de Sustentabilidade com livre acesso na internet do país.

Os bons exemplos educam e transformam. As boas práticas inspiram e promovem avanços 

Os cases Benchmarking são compartilhados com públicos especializados e formadores de opinião. São apresentados em encontros técnicos, publicados em revistas especializadas e livros de gestão. A série BenchMais já lançou 2 volumes, BenchMais 1 e BenchMais 2. Em 2015 será lançado BenchMais3 com os resumos das práticas certificadas nas ultimas 4 edições: 2011, 2012, 2013 e 2014. 

“Esta é a 13ª edição, e quando olhamos para os cases certificados pelo Programa podemos ver o avanço da gestão socioambiental nas organizações que comprovaram ter excelentes práticas de resíduos, recursos hídricos, emissões, proteção e conservação, ferramentas e políticas de gestão, educação e comunicação socioambiental, entre outras. Benchmarking Brasil se tornou a fotografia da gestão socioambiental brasileira, registrando seus avanços, nível de maturidade e qualidade técnico-gerencial. Mais de 170 organizações já passaram pelo crivo Benchmarking, e submeteram suas práticas a especialistas, pesquisadores e lideranças da área.  Mais do que falar, provaram que possuem boas práticas, na prática. Só quem passa no vestibular da sustentabilidade aplicada, pode ser Benchmarking”, afirma Marilena Lino de Almeida Lavorato, organizadora do Programa Benchmarking Brasil desde sua primeira edição.

Sobre o programa Benchmarking Brasil: 

louroverde2015_p

Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases até 31 de Março. Inscrições, clique AQUI
 

São Paulo, 11 de Fevereiro de 2015

Assessoria de Imprensa 
(11) 3257-9660/  37299005