Receita de sustentabilidade

Excelência, inteligência, e inovação

Não tem segredo, para ser competitivo tem que ter boas práticas. E,  para permanecer competitivo, tem que implantar a melhoria contínua nos processos.  Dentro deste contexto é que atua o Programa Benchmarking Brasil, há 15 anos certificando cases Benchmarking, ou seja, práticas que proporcionam competitividade aos seus adotantes, além de benefícios para o ambiente natural e social. Benchmarking é competitivo (e sustentável) sob o prisma do modelo de governança win win. Bom para todos.

Excelência, inteligência, e inovação são características comum dos modelos sustentáveis, e presentes nos cases Benchmarking certificados pelo Programa Benchmarking Brasil. A metodologia de seleção dos cases é reconhecida pela ABNT, e uma comissão técnica composta por especialistas de vários países é responsável pelas avaliações dos cases Benchmarking, pontuando quesitos das práticas inscritas sem ter acesso ao nome da organização. Os cases que atingem score (índice técnico para ser considerado uma prática com excelência, inteligencia e inovação) são reconhecidos como Benchmarking.

Os cases  que atingem pontuação igual ou superior a 7.1 farão parte do Ranking Benchmarking, do Banco Digital de Boas Práticas, e publicados em livros e revistas (próprios e de terceiros – mídia especializada), além de expostos em encontros técnicos (mini audiências com público especializado). backdrop_bench_inovaAs inscrições para inscrever cases de sustentabilidade no XIV Benchmarking Brasil vão até 31 de março.

Para empresas e gestores com boas práticas

O objetivo do Programa é difundir, fortalecer e incentivar a adoção das boas práticas nas organizações. Em formato de combo o programa reconhece, certifica, valoriza e compartilha o conhecimento socioambiental aplicado que foi produzido e executado por especialistas, gestores, lideranças, e pesquisadores da área.  Até o presente momento, Benchmarking Brasil contou com a participação de mais de 190 especialistas de 22 diferentes países na Comissão técnica, e certificou mais de 300 cases de 180 organizações.  O Programa se transformou em uma comunidade referência da inteligência coletiva em sustentabilidade, e a iniciativa, na mais agregadora e plural da área.


Bench_louro_verde_2016_pSobre o Programa Benchmarking Brasil: 

O Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que  reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, já certificou 339 práticas,  de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades. Até o momento, aproximadamente 200 especialistas de mais de 22 diferentes países participaram da comissão técnica que seleciona e certifica os cases Benchmarking. É inteligência coletiva em sustentabilidade com 3 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições veiculadas da Revista Benchmarking. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor (1o colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade. Inscrições de cases para concorrer a certificação Benchmarking que define o XIV Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil até 31 de março.

São Paulo, 10 de Fevereiro de 2016

(11) 3257-9660/ 3729-9005

benchmarkingbrasil.com.br