Release 2008

DIA BENCHMARKING –  COMPARTILHAR PARA CRESCER

25/09/2008


1ª FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais 
23, 24 e 25 de Setembro de 2008 – Centro de Convenções CADORO – São Paulo/SP

Amplia raio de ação e conquista novos públicos

Deputado Mendes Thame discursando na Abertura

Troféu Benchmarking

Casa Cheia prestigiando os Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira

EM 03 DIAS DE PROGRAMAÇÃO MAIS DE 2000 PESSOAS EM CONTATO COM AS BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS


Dr. Paulo Nogueira Neto, 
Presidente da Câmara Técnica 
de Biodiversidade CONAMA

Dia 25 de setembro de 2008, no Teatro CADORO, em São Paulo/SP, foi um dia emocionante e cheio de esperança, o tão esperado Dia Benchmarking – Compartilhar para crescer aconteceu trazendo a todos os presentes, um seleto público, formado por executivos, gestores, especialistas e jornalistas o melhor da gestão socioambiental brasileira. Ao lado, Dr. Paulo Nogueira Neto, ambientalista com reconhecimento internacional fala aos gestores e instituições no momento da apresentação do Ranking Benchmarking.

 


Vista geral das apresentações

Todos puderam conhecer os cases vencedores da 6ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro que integram o Ranking 2008 das empresas e instituições reconhecidas como detentoras das melhoras práticas socioambientais. Estes cases e empresas  passaram pelo crivo rigoroso de uma comissão técnica composta por especialistas nacionais e internacionais que pontuaram 07 quesitos de cada case, dando uma pontuação individual a cada um deles, e definindo o Ranking Benchmarking 2008

 


Gestores apresentam Cases 

Este ano o Programa selecionou 30 cases e registrou adesão de novos setores e ramos de atividade incluindo a participação de 04 cases do setor publico. 

É um privilégio aprender com quem está fazendo a coisa certa em respeito ao meio ambiente.   Através da apresentação das 30 empresas vencedoras ficou claro que é possível aliar desenvolvimento e sustentabilidade.


Gestores comemoram com 
seus troféus


Talk Show das Boas práticas 


Stands das Boas Práticas

BENCHMARKING & SUSTENTABILIDADE

As soluções inovadoras apresentadas pelos gestores Benchmarking ensinam os caminhos das pedras em se tratando das práticas de excelência adotadas que proporcionaram resultados significativos de ecoeficiência e melhoria contínua de seus processos, que em outras palavras significa sustentabilidade. 

São práticas que se adotadas por outras instituições e empresas, desde que adaptadas as características do negócio proporcionarão resultados semelhantes e beneficiará o meio ambiente natural, a comunidade e a própria organização.

Todo este valioso patrimonio que é o conhecimento aplicado das organizações Benchmarking foi compartilhado com o público presente por meio das apresentações dos cases, painéis de debates, talk show que deu voz a quem está de fato colocando a mão na massa e obtendo resultados positivos ao meio ambiente, oficinas de boas práticas e as stands com os cases Benchmarking com seus gestores para um contato mais próximo e interativo com o publico presente.   A feira em 03 dias de programação recebeu mais de 2000 visitas.

 
Casa cheia

Silêncio e Atenção na platéia

Feira recebe mais de 2000 visitas 

Interatividade nos stands

Grupos de Trabalhos

APRENDENDO COM OS MELHORES

Guia

 Livro

Eventos Técnicos

Aprender com o melhores é o fundamento principal da ferramenta Benchmarking. Por que reinventar a roda se temos disponível um Banco de Boas Práticas para nos espelhar e adaptar aos nossos modelos de gestão. 

Nestes 03 dias de FIBoPS e Benchmarking o público teve  contato com praticas de excelência que deram resultados positivos,  podendo ser adotados em outros negócios e ambientes para a melhoria contínua dos processos. 

A sociedade teve a oportunidade de melhor compreender o momento em que vivemos e estar mais bem preparada paraescolhas mais responsáveis identificando quem está fazendo a coisa certa e ajudando a construir um país melhor e mais sustentável.  

Conhecendo as práticas adotadas, o consumidor e cidadão poderá identificar as instituições que tem discursos coerentes com suas práticas. 

O contato com gestores e empresas Benchmarking proporcionaram ao público a correta compreensão do que seja uma boa prática, e mais, foram também incentivados a adotar praticas semelhantes em suas vidas e negócios.

 40 Instituições Benchmarking 
compartilham seus conhecimentos


Panorâmica dos Stands Boas Práticas

É um privilégio aprender com quem está fazendo a coisa certa em respeito ao meio ambiente. 

Através da apresentação dos 30 cases  vencedores da edição 2008 mais os 10 cases apresentados na FIBoPS fica claro que é possível aliar desenvolvimento com equilíbrio socioambiental. 

São práticas que se adotadas por outras instituições e empresas, desde que adaptadas as características do negócio proporcionarão resultados semelhantes e beneficiará o meio ambiente natural, a comunidade e a própria organização.

Por isto é tão importante sua abertura ao público interessado para acelerar o desenvolvimento técnico gerencial dos profissionais atuantes em gestão socioambiental.


Atendimento a imprensa

Este ano, o programa Benchmarking inovou mais uma vez ao fazer uma parceria com o Instituto Mais para realizar a 1ª FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas evento que antecedeu o Dia Benchmarking e reuniu praticas internacionais além das nacionais selecionadas pelo Programa em edições anteriores.  E o mais importante, permitiu o contato do público com as boas práticas, esclarecendo e incentivando sua adoção.


A Mídia presente  – TV, Radio, Revista e Jornal


Platéia atenta


Apresentações inesquecíveis 


BENCHMARKING CRESCE E AGREGA NOVOS PARCEIROS

 
O Programa Benchmarking está em sua 6ª edição e detém o maior Banco de Boas Práticas Socioambientais do país com 141 cases implantados em 106 instituições localizadas em 13 diferentes estados da federação.  Para isto contou com uma equipe de 65 especialistas na Comissão Técnica. 
É o maior acervo técnico e a maior concentração de especialistas atuantes que foi organizado e está disponível na internet.

Todo este valioso patrimônio que é o conhecimento aplicado destas instituições é compartilhado com a sociedade por meio do Banco de Boas Práticas, do Livro BenchMais, as 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil que é distribuído gratuitamente, e alimenta a grade técnica da FIBoPS – Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais. 

A 1ª FIBoPS foi realizada em parceria com o Instituto Mais, e recebeu mais de 2000 pessoas de todo país, principalmente das universidades que enviaram seus professores e alunos para contato maior com as boas praticas.  O programa Benchmarking tem por principio compartilhar gratuitamente com a sociedade o que as organizações e o ser humano tem de melhor, o seu conhecimento e suas boas práticas. 


Camerata de Cordas

O publico teve contato com os principais especialistas, as principais universidades e instituições do país e conheceu o que de melhor e mais avançado se tem na gestão socioambiental brasileira e de outros países. Ao final de cada dia, uma belíssima apresentação musical com a Orquestra do Futuro do Instituto Bacarelli, a Camerata de Cordas e Grupo Musical Chorinho.


Oficinas de Boas Práticas

Os cases vencedores integrantes do Ranking Benchmarking passam pelo crivo de uma comissão técnica multidisciplinar, formada por especialistas nacionais e internacionais que pontuam os cases mediante critérios e métodos desenvolvidos pelo Programa Benchmarking.  A seleção dos cases não permite que os jurados tenham acesso ao nome da instituição para total isenção do resultado.


Troféus e Certificados Benchmarking

Em 2008, a comissão contou com participação de especialistas do Brasil, Portugal, Espanha, Itália e Estados Unidos e selecionou 30 cases vencedores.

As instituições participantes submetem seus cases a um rigoroso regulamento de seleção que inclui entre outros quesitos a autorização da publicação, se rankeado.  A pontuação final determina a classificação no Ranking, desde que acima do indice técnico. Ao final, os gestores recebem certificado, troféu e selo Benchmarking.


Dr. Paulo Nogueira Neto e 
Dr. Haroldo Mattos de Lemos

Estiveram prestigiando a 6ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro,  Dr.Paulo Nogueira Neto, ambientalista reconhecido internacionalmente e a primeira pessoa a dirigir a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), criada em 1973 e 20 anos depois transformada em Ministério, Dr. Haroldo Mattos de Lemos, Vice Presidente do ISO TC 207, Superintendente do ABNT/CB 38 e Presidente do Instituto Brasil PNUMA.

Deputado Mendes Thame, Prof. 
Mohamed Habib, Pro-Reitor Unicamp, Marilena Lavorato, Coordenadora Programa Benchmarking, Prof. Leonardo Placucci, Reitor Unisant´anna

Também presentes no evento várias personalidades do mundo político, corporativo e acadêmico. Destacamos a presença do Deputado Mendes Thame, Prof. Dr. Mohamed Habib, Pro-Reitor da Unicamp, Prof. Dr. Leonardo Placucci, Reitor da Unisant´anna, entre outros que se fizeram presentes prestigiando o evento e dando brilhantes contribuições a um relevante tema da atualidade.  Todos participaram com depoimentos e exposições socioambientais.

 

Paises representados com 
Cases de Boas Práticas

Tivemos cases de boas práticas de 11 estados do Brasil, e de 04 outros países: Inglaterra, Itália, Espanha e USA.

As inscrições dos cases de boas práticas socioambientais podem ser feitas no portal BenchmarkingBrasil – www.benchmarkingbrasil.com.br

Bench Day Edições: