Resumo da Edição 2003

Edição 2003      
 

1º Benchmarking Ambiental Brasileiro
05 e 06 de Agosto de 2003 – Auditório SENAI SP – Rua Barão de Limeira, 539 – S.Paulo/SP

 
   

Participar do 1º Benchmarking Ambiental Brasileiro foi privilégio para poucos, porém com benefícios para muitos. Pois com tal atitude, reconhecemos e incentivamos a adoção das melhores práticas ambientais nas empresas e instituições, acelerando o desenvolvimento técnico-gerencial da gestão ambiental corporativa e assim colaborando com a qualidade e segurança ambiental do país.

 

Histórico  
   

Pela primeira vez, uma iniciativa que reuniu, validou e apresentou a comunidade corporativa os melhores “cases” de gestão ambiental corporativa implantados com sucesso nas empresas e instituições de todo país.


Em aproximadamente 60 dias, mais de 30 inscrições de “cases” inscritos e avaliados por uma comissão técnica multidisciplinar .

 

Os “cases” com as 14 melhores pontuações foram reconhecidos como ” cases premiados ” e ” cases menção honrosa ” por apresentar características inovadoras e portanto, aptos a indicação de case referência para a prática do Benchmarking Ambiental.

 
 
 
 
 
 
 
   
Números, critérios e resultados  
   

Tivemos selecionados 14 empresas/instituições de 07 stados brasileiros, dos 3 setores da economia, dos segmentos produtivo e de serviços e de vários ramos de atividade e porte.

 

Tal cenário provou que praticar “gestão ambiental consistente e competitiva”, independe do ramos da atividade e/ou do porte da empresa. É uma questão de visão e posicionamento.


O critério de avaliação, valorizou as iniciativas de empresas e instituições que praticam gestão ambiental além da exigência legal e que compartilham o resultado não só com seu público interno, mas com toda a sociedade.


Os cases selecionados foram aqueles que excederam e contribuíram com o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos naturais, adotando práticas que promoveram melhoria da qualidade do ar, redução de emissões, racionalização e conservação dos Recursos Hídricos, consciência ambiental, entre outros.

 
 
 
   
 
 
 
   
 
 
       
 

Comissão TécniCOMISSÃO TÉCNICA 2003ca Validadora – Edição 2003

Avaliados por uma Comissão Técnica especializada, os Cases Vencedores receberam a certificação referente a suas categorias, nos dias 5 e 6 de agosto de 2003 em evento fechado no auditório SENAI-SP com uma programação que incluiu a presença de personalidades renomadas do mundo corporativo na abertura e encerramento do evento.

Emerson Kapaz
Relator e autor da proposta da politica nacionalde resíduos e Presidente do Instituto ETCO – Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial
Alcir Vilela
Professor de Pós Graduação da Faculdade de Gestão Ambiental -SENAC
 
José Maria Milan
Coordenador Corporativo de Meio Ambiente – SENAI
 
Silvério Crestana
Assessor de Políticas Públicas- SEBRAE
 
Vicente Teixeira
Vice Presidente da APARH – Associação Paulista de Administradores de Recursos Humanos
 
 

E-Group Bench
 

Para continuidade e prática da iniciativa Benchmarking Ambiental, foi criado o e-group “BENCH”, um grupo fechado que discute temas atuais, compartilha experiências e informações sócioambientais, além de divulgar e circular artigos, clipping e noticias pertinentes a gestão ambiental corporativa atual. Este e-group é fechado a participação apenas para os representantes dos “cases vencedores”, Comissão Técnica 2003 e Organização.

 
Incentivo ao Desenvolvimento das Boas Práticas Ambientais
 

Assim nasceu o Benchmarking Ambiental Brasileiro, uma iniciativa com o objetivo de reunir, validar e apresentar a sociedade os melhores cases de gestão ambiental corporativa, e assim, acelerar o desenvolvimento técnico-gerencial dos profissionais da área e fortalecer a consciência sócioambiental das empresas e instituições socialmente responsáveis e ambientalmente corretas.

Bench Day Edições Anteriores