Resumo da Edição 2004

Edição 2004    
       
 

    2º Benchmarking Ambiental Brasileiro 
17 de Agosto de 2004 – Auditório da Fundação Casper Libero – São Paulo

 

O compartilhamento de informações e conhecimentos técnicos em gerenciamento ambiental foi a marca do 2º Benchmarking Ambiental Brasileiro, que reuniu, validou e apresentou a sociedade os melhores cases ambientais do país.

 

A edição 2004 ao apresentar instrumentos e ferramentais, acelerou o avanço técnico-gerencial e contribuiu com o amadurecimento do processo de consciência ambiental nas empresas, conferindo maior competência e segurança aos profissionais da área para gerenciar nosso maior bem comum: “o meio ambiente”.

 
Histórico

Pela segunda vez consecutiva, o BENCHMARKING AMBIENTAL BRASILEIRO reuniu, validou e apresentou a comunidade corporativa os melhores “cases” de gestão ambiental implantados com sucesso nas empresas e instituições de todo país.,

 

Construindo assim, um banco de práticas com o melhor do conhecimento técnico-gerencial aplicado na da gestão ambiental corporativa.

 

Os cases selecionados foram aqueles que apresentaram características inovadoras em seu modelo de gestão e resultados comprovados de melhoria contínua .

 

Publico especializadpo prestigiou a iniciativa e acompanhou atentamente todas as apresentações dos 24 cases selecionados pelo Programa Benchmarking

 

Desta forma, o Progrrama conseguiu mobilizar empresas e gestores para que compartilhassem suas melhores práticas e com isto motivassem outros gestores e empresas a também adotarem as melhores práticas socioambientais em suas organizações.

 
Palco
 
 
Mesa Diretora
 
 
Público Presente  
Números, critérios e resultados
 

Uma comissão técnica multidisciplinar composta por 7 integrantes representantes de Entidades Associativas/ Representativas avaliou e selecionou os 20 Cases Vencedores da edição 2004.

 

Os “Cases” com as 10 melhores pontuações foram reconhecidos como “Cases Premiados” e as 10 melhores pontuações subseqüentes foram reconhecidos como “Cases Henção honrosa”.

 

Os cases vencedores foram aqueles que excederam e contribuíram com o desenvolvimento sustentável e o uso racional dos recursos naturais, adotando práticas que promoveram melhoria da qualidade do ar, redução de emissões, racionalização e conservação dos Recursos Hídricos, consciência ambiental, entre outros.

 

A iniciativa contou com 20 apoiadores, 8 patrocinadores e 20 empresas selecionadas de 06 diferentes estados brasileiros.

 
Apresentação Case
 
 
Platéia Atenta
 
 

1º e 2º Colocados

 
 
   COMISSÃO TÉCNICA 2004    
 

Avaliados por uma Comissão Técnica especializada, os Cases Vencedores receberam a certificação referente as suas categorias, no dia 17 de agosto de 2004 em evento aberto no auditório da Fundação Casper Libero – Av. Paulista, 900 – São Paulo/SP.

 

Presentes a solenidade de apresentação e premiação, personalidades públicas, especialistas e profissionais renomados do mundo corporativo, além de mídia especializada e de massa, e público seleto de aproximadamente 400 pessoas.  Abaixo a comissão técnica 2004

Arnaldo Jardim
Deputado Estadual, Coordenador da Frente Parlamentar pela Energia Limpa e Renovável, representante da Assembléia Legislativa no Conselho Estadual de Política Energética e Presidente do Grupo de Trabalho de resíduos sólidos no Estado de São Paulo
 
Duvivier Guethi Jr.
Diretor do Centro de Produção Mais Limpa – SENAI
 
Fábio Toledo de Piza
Membro da Ordem do Mérito Prevencionista e Sócio Fundador da ABS – Agência Brasil de Segurança
 
Julio Tocalino Neto
Diretor Executivo da – Revista Meio Ambiente Industrial
 
Nemias Mota
Diretor da Fundação Hoyler de Recursos Humanos
 

Reinaldo Frascino
Gerente de Planejamento e Desenvolvimento da Fundação Cásper Líbero

 
Ricardo Rose
Diretor de Meio Ambiente da Câmara Brasil – Alemanha
 
 
       
 

E-Group Bench

Para continuidade da prática Benchmarking Ambiental, foi criado o e-group “BENCH”, um grupo fechado que discute temas atuais, compartilha experiências e informações sócioambientais, além de divulgar e circular artigos, clipping e noticias pertinentes ao gerenciamento ambiental. Este e-group é fechado a participação dos representantes dos “cases vencedores” da edição 2003/2004 e Comissão Técnica 2003/2004. Mais informações, click: www.grupos.com.br/grupos/bench

Incentivo ao Desenvolvimento das Boas Práticas Ambientais

O Prêmio Benchmarking Ambiental Brasileiro nasceu a partir de uma pesquisa realizada com mais de 300 empresas onde 89% dos pesquisados registraram seu interesse pela prática do Benchmarking Ambiental. Veja resultado da pesquisa no link: www.maisprojetos.com.br/agenda/pesquisa.php

Bench Day Edições: