Resumo da edição 2007

EDIÇÃO 2007

Ranking Benchmarking 2007 

Os melhores da gestão socioambiental brasileira compartilham suas práticas de excelência no MASP, em São Paulo

26/09/2007

    

 

 

 

Apresentação dos primeiros colocados do Ranking 2007

Publico lota grande auditório do MASP para compartilhar praticas de excelência

Lançamento do livro BenchMais, as 85 melhores praticas em gestão socioambiental do Brasil

 Dia Benchmarking – Compartilhar para crescer

O dia 26 de Setembro de 2007 foi dedicado ao compartilhamento do conhecimento aplicado da gestão socioambiental Brasileira. Autoridades, personalidades, mídia especializada, especialistas e executivos brasileiros estiveram reunidos em evento fechado para apresentar e compartilhar modelos gerenciais de excelência selecionados na 5ª edição do Programa Benchmarking

 

Fernando Pinho Superintendente do MASP faz abertura da 5ª Edição

Marilena Lino de A. Lavorato, Organizadora Benchmarking abre as apresentações dos cases

   

Publico Lota auditório do MASP 

 

Um seleto público, formado por executivos, gestores, especialistas e jornalistas, compartilhou o melhor da gestão socioambiental brasileira, apresentando os cases vencedores selecionados na 5ª edição do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

Apresentação Cases Vencedores 

 

Instituições, gestores e personalidades que pela excelência de suas práticas, são referências e exemplos a seguir, apresentaram modelos gerenciais com soluções inovadoras nas várias vertentes da gestão socioambiental, compartilhando assim este valioso patrimônio corporativo – o conhecimento aplicado.

Os 15 gestores selecionados na categoria Premiada 

 

As 26 apresentações técnicas dos cases foram filmadas e serão disponibilizadas na internet no formato e-learning para livre acesso no link: . Assim, o Benchmarking cumpre seu papel de compartilhar para crescer, e atingirá um universo maior de profissionais no âmbito nacional e em países de língua portuguesa.

Os 11 gestores selecionados na categoria Menção Honrosa 

 

Os cases vencedores passaram pelo crivo da analise e pontuação de uma comissão técnica multidisciplinar, formada por especialistas com atuação nacional e internacional. Em 2007, a comissão técnica contou com a participação de integrantes do Brasil, México e Estados Unidos.

Personalidade Benchmarking
A personalidade Benchmarking foi dedicada a Dr. Paulo Nogueira Neto, professor titular emérito da USP e Presidente da Câmara Técnica de Biodiversidade e Fauna do CONAMA, considerado a memória viva do ambientalismo brasileiro, e reconhecido mundialmente pelo seu trabalho em defesa do desenvolvimento sustentável. Dr. Paulo foi criador do primeiro órgão ambiental do Brasil, e integrou a Comissão Brundtland, das Nações Unidas, que elaborou o conceito de desenvolvimento sustentável nos anos 80.

 Uma programação MASTER para compartilhar o melhor e homenagear os melhores

Musica, arte, livro e coquetel

Em comemoração aos 5 anos do Programa Benchmarking foi preparado uma programação especial. Musica de qualidade, projetos de responsabilidade social, canções exclusivas e repertório especial marcaram a data.

 

Orquestra do Amanhã do Instituto Bacarelli
Vocal Canta MAIS – Tributo a Natureza

Música “Santa Mata” para o publico

Teclado e Sax para os gestores Benchmarking

Tudo pensado nos mínimos detalhes para o Dia Benchmarking

 

A Localização foi outro ponto alto do evento. O MASP, um ícone da modernidade na cidade de São Paulo, e um dos mais respeitados Museus de Arte do Brasil abriu suas portas pra receber as empresas Benchmarking.

Tudo pensado nos mínimos detalhes, um local que respira arte, em frente ao parque Trianon, reduto da mata atlântica em plena Avenida Paulista, com fácil acesso e servido pelas linhas de metrô, proporcionando ao público uma opção de transporte que gera menos emissões.

Lançamento do Livro BenchMais, sucesso de crítica e público

  Livro BenchMais – Os editores entregam diploma empresa cidadã

 O lançamento do livro BenchMais, as 85 melhores práticas em gestão socioambiental do Brasil, reunindo os cases vencedores das 04 edições anteriores.

O livro foi lançado simultaneamente em São Paulo, Washington, Lisboa, Cidade do México e Innsbruck na Áustria.

Dr. Paulo Nogueira Neto, um dos articulustas autografa obra

 Os 5 mil exemplares da primeira edição será distribuído gratuitamente às universidades e entidades representativas do país. O livro BenchMais é uma realização da MaisProjetos em conjunto com o Instituto Envolverde e Ruschel & Associados Marketing Ecológico.

Público prestigia e comemora o Dia Benchmarking

  

Aplausos em pé para o Ranking  

O Ranking Benchmarking 2007 selecionou e apresentou 26 cases vencedores, toralizando nas 5 edições, 111 modelos gerenciais de excelência de 85 instituições, em 11 estados.

Neste período, contou com 50 especialistas na comissão técnica e apoio de mais de 40 entidades representativas nacionais e internacionais.

  

Gestores posam ao lado do troféu

Os Cases Vencedores apresentaram soluções inovadoras e resultados comprovados nos vários segmentos da gestão socioambiental corporativa. As instituições e gestores Benchmarking são reconhecidos como detentores das melhores praticas, por isto, considerados referências e exemplos a seguir.

Momento de interatividade
e confraternização
O publico comemora e prestigia esta iniciativa única e independente, com metodologia inovadora, comissão técnica internacional, e apoiada pelas principais entidades representativas do país.

 Programa Benchmarking – Há 05 anos trilhando os caminhos da sustentabilidade 

Origem e Resultados

O programa Benchmarking Ambiental Brasileiro completa 5 anos e comemora com livro e arte sua história de sucesso. Em 2003, após uma rápida enquete com aproximadamente 300 empresas, foi identificada demanda pelo Benchmarking Ambiental. A partir daí, a MAIS PROJETOS empresa de gestão e capacitação socioambiental, desenvolveu um programa sob medida para identificar, selecionar e compartilhar o melhor do conhecimento aplicado nesta área.

Nasceu assim uma iniciativa independente, apoiada pelas principais entidades representativas do país. Com uma metodologia inovadora e uma comissão técnica multidisciplinar renovada, anualmente contabilizou números significativos de adesões, ou seja, selecionou 111 modelos gerenciais de excelência, de 97 instituições, em 12 estados. Neste período, contou com 50 especialistas na comissão técnica e apoio de mais de 40 entidades representativas, nacionais e internacionais.

A partir desta edição, além dos resumos dos cases vencedores no BBPG – Banco Digital de Livre acesso (Banco Boas Praticas Gerenciais), temos também o Livro BenchMais, que reúne os 85 cases vencedores das edições 2003 à 2006 com artigos de especialistas e histórico do programa. A distribuição da obra é gratuita as universidades e entidades representativas apoiadoras.

 Metodologia

O Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro é independente e supra-representativo – não pertence a uma entidade especifica e sim congrega as mais significativas delas em sua comissão técnica e grupo de apoiadores. Com uma metodologia própria e exclusiva seleciona e compartilha as melhores práticas gerenciais (Cases) adotadas por empresas e instituições com potencial de replicabilidade. O processo de avaliação e pontuação que define o Ranking das Empresas Benchmarking consiste na pontuação de todos os quesitos do case por todos os integrantes da comissão técnica. Eles avaliam individualmente cada case, sem ter acesso ao nome da instituição. O foco exclusivo é na qualidade gerencial da prática adotada. Este formato assegura total isenção e imparcialidade na avaliação e pontuação que define o Ranking Benchmarking, gestores e instituições que pela excelência de suas práticas são reconhecidos como referência e exemplos a serem seguidos.

Fórum e selo Benchmarking: Os Gestores Benchmarking são cadastrados em um e-group (Bench) fechado para troca de informações e experiências. As instituições recebem selos para uso em suas correspondências digitais e impressas conferindo o status de instituição Benchmarking.



COMISSÃO TÉCNICA – EDIÇÃO 2007



Antônio de Pádua Lanzetti Tavares 

Coordenador do Grupo de Ética e Responsabilidade Social do CRASP – Conselho Regional de Administração de São Paulo



Cilene Victor

Diretora da revista Com Ciência Ambiental e professora do curso de Jornalismo da Uninove – Centro Universitário Nove de Julho



Eliane Pinheiro Belfort Mattos

Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social da Fiesp e membro do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Confederação Nacional das Indústrias e da Fiesp.



Geraldo Nunes

Repórter e Apresentador da Radio Eldorado para assuntos de trânsito, transportes, turismo e meio ambiente das cidades.

 



José Felix Filho

Especialista em Recursos Naturais do BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, em Washington, DC.

 



Marcelo Dini Oliveira

Gerência da Unidade de Inovação e Acesso a Tecnologia do SEBRAE-SP



Marcelo Kos

Presidente do Conselho de São Paulo da ABPA



Marcos Moliterno

Coordenador da Divisão Técnica do  IE – Instituto de Engenharia



Maurício Mendonça

Coordenador da Unidade de Competitividade Industrial do CNI – Confederação Nacional da Industria

 


 

Osvaldo Bezerra

Diretor Executivo da Fundacentro – Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho.

 

 


 

Roberto Domenico Lajolo 

Coordenador Institucional de Meio Ambiente e Pesquisador IPT e Presidente da Fundação de Apoio ao IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas

 

 


 

Simone Ramounoulou

Diretora Executiva e Coordenadora Geral do The Natural Step, Brasil, membro do Conselho do The Natural Step Internacional em Estocolmo



Sylvio T. Napoli Junior

Membro do Conselho Fiscal e dos Comitês Têxtil e de Responsabilidade Social da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas



Vanderley M. John

Professor Associado da Escola Politécnica da USP – Universidade São Paulo

 



Victoriano Anguis Terrazas

Presidente do Comitê Técnico de Normalization Nacional do México

 

 

 

Bench Day Edições passadas: