Sai a Lista das Empresas Selecionadas para o Ranking Benchmarking 2015

Ranking Benchmarking: Organizações Detentoras das Melhores Práticas de Sustentabilidade do País. Os cases foram avaliados por 16 especialistas de 6 diferentes países

No dia mundial do meio ambiente, o Programa Benchmarking Brasil que está em sua 13a edição, divulga a lista (em ordem alfabética) das empresas Benchmarking que foram selecionadas para integrar o Ranking 2015.   A classificação no Ranking será conhecida no 13o Dia Benchmarking que se realizará em 02 de Julho no auditório do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, Av. Paulista, 1842 – 25º andar, em São Paulo/SP

O Dia Benchmarking tem programação intensa, das 9h as 22h, com seminário e solenidade para apresentação dos cases (em ordem alfabética) e do Ranking 2015 com as classificações e pontuações de cada case certificado (Case Benchmarking).  Para ser “Benchmarking” em práticas de sustentabilidade, as organizações submetem seus cases para serem avaliados por uma comissão técnica multidisciplinar com especialistas de vários países que pontuam os cases sem ter acesso ao nome da organização. Os cases que  obtém índice técnico (score igual ou superior a 7,1) são certificados e se tornam referências pela inovação e qualidade de suas práticas. A metodologia do Programa Benchmarking Brasil que faz a seleção dos cases tem o reconhecimento da ABNT.

‘Apesar de existirmos há mais de uma década, são poucas as organizações que conseguem passar pelo crivo do Programa e obter score para ter seu case certificado, e reconhecido como Benchmarking em práticas de sustentabilidade”,  diz Marilena Lavorato idealizadora da iniciativa.  “Benchmarking Brasil é o contraponto ao green washing, e a organização que participa comprova sua coerência (e excelência) avalizada por especialistas de vários países”, encerra.

A XIII edição do Programa Benchmarking Brasil recebeu 58 inscrições, e destes, 28 cases foram certificados como “Cases Benchmarking”. Na lista das empresas Benchmarking 2015 temos organizações de vários ramos e portes, localizadas em todo território nacional.

Os cases Benchmarking passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso do país, e também são publicados em livros e revistas especializadas e de gestão, além de apresentados em encontros técnicos.  Este ano, será lançado no mesmo dia e local da apresentação do Ranking Benchmarking 2015, o terceiro volume da série no “BenchMais – As Melhores Práticas em Gestão Socioambiental do Brasil” com a participação de seus principais articulistas, nomes consagrados da sustentabilidade como José Goldemberg, Mário Mantovani, Paulo Nogueira Neto, entre outros. BenchMais 3 reune 311 cases Benchmarking e 21 artigos.  Veja a seguir a lista das empresas Benchmarking 2015.

selo_vermelho1

Ranking Benchmarking 2015 – Ordem Alfabética

Abbott (RJ)
Compostagem de Resíduos

Alumar (MA)
Fontes de energia de sucesso

Ambev (SP)
Ação coletiva para preservar água

ArcelorMittal Tubarão (ES)
Plano diretor de águas

Aurora Alimentos (SC)
Programa Amigo Energia

AVON (SP)
Out of the box

Bauducco (SP)
Projeto Aterro Zero

Brasilprev (SP)
Projetos de Vida na Ponta do Lápis

Braskem (BA)
Sustentabilidade em TI

Cargill Agrícola (SP)
Pomarola mais sustentável

Casa da Moeda do Brasil (RJ)
Restauração florestal da CMB

CEMIG (MG)
Sistema Siságua Cemig

CHESF (PE)
Impressão Verde

Dana (RS)
A reciclagem de borracha na Dana

Empresa Suape (PE)
Projeto Pedagogia Ambiental

Fundação Alphaville (SP)
Programa Jovem Sustentável

Instituto do Câncer (SP)
Descarte de medicamentos

Instituto Embratel Claro (RJ)
TICs e Turma do Sítio/FUNSAG

Itaipu Binacional (PR)
Mais peixes em nossas águas 

Kinross Paracatu  (MG)
Curvas de nível verde para RAD

Petrobras (RJ)
Gestão Energética Predial

Precon Engenharia (MG)
Solução Habitacional Precon

Renova Energia (BA)
Museu do Alto Sertão da Bahia

SABESP (SP)
Gestão da escassez de água

Samarco Mineração (ES)
Gestão Adequada de resíduos

Shahini Ambiental (SP)
Sustentabilidade na Escola

Subprefeitura do Itaim Paulista  SP – IT (SP)
Ação Integrada

Triunfo-Transbrasiliana (SP)
Multiplicadores em Educação Ambiental

Sobre o programa Benchmarking Brasil: 

louroverde2015_p

Em 12 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada, reconhecida pela ABNT,  e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking congrega outras ações de fomento a sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu ao longo destes 12 anos de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.

São Paulo, 05 de Junho de 2015

Assessoria de Imprensa
benchmarkingbrasil.com.br
(11) 3257-9660/  3729-9005