Sustentabilidade – a técnica e a arte para se chegar nos resultados

A Sustentabilidade em números

100602_AT&T_SustainabilityPoster_LayoutWork11bQuando se fala em sustentabilidade de forma genérica, questões intangíveis ganham força no discurso. Mas quando nos deparamos com seus principais indicadores, a sustentabilidade fica do seu tamanho real. Pode perder um pouco do glamour, mas em contrapartida, ganha tangibilidade e força.

Se no final de tudo são os resultados que sempre contam, temos que adotar ferramentas de gestão para aferir e dar credibilidade no processo.  São os indicadores de desempenho que cumprem esta função.  Mas não podemos esquecer que ele (o resultado) é fruto de modelos de governança, que quanto mais excelência tem em seus “modus operandi”, maiores as chances de performances robustas. E quando nos deparamos com os resultados robustos ficamos tão extasiados que esquecemos do principal, ou seja, da arte e da técnica que foram responsáveis para se chegar a eles.

O caminho das pedras para se chegar em números surpreendentes

O Programa Benchmarking Brasil há 15 anos faz a certificação (e o compartilhamento) do “modus operandi” de excelência em sustentabilidade. Tem o reconhecimento da ABNT para tal procedimento. Mostra a sustentabilidade em números, mas vai além, mostra também o caminho das pedras de como se chegou a estes números.

stepping-stonesÉ uma plataforma de boas práticas que faz a gestão do conhecimento ao mesmo tempo em se transforma num canal de comunicação para prestação de contas das organizações em temas de interesse difuso (responsabilidade social, meio ambiente e sustentabilidade).  Mostra indicadores, mas também mostra a excelência do “modus operandi” das boas práticas nas organizações.

Benchmarking Brasil tem o maior banco de práticas certificadas de livre acesso na internet e em publicações especializadas.  E este ano abre uma nova modalidade especificamente para certificar cases Benchmarking com indicadores de padrão internacional, conferindo mais qualidade e credibilidade ao Programa. Empresas e gestores com boas práticas socioambientais podem inscrever seus cases em ambas modalidades (senior e indicadores) até 15 de abril no site benchmarkingbrasil.com.br

Sobre o Programa Benchmarking Brasil: 

Bench_louro_verde_2016_pO Programa se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com metodologia própria reconhecida pela ABNT, reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições brasileiras. Já certificou 339 práticas,  de 182 instituições de 26 diferentes ramos de atividades.

Com aproximadamente 200 especialistas de mais de 22 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma da inteligência coletiva em sustentabilidade.

Todo este conhecimento aplicado produzido pelos especialistas atuantes em sustentabilidade são compartilhados em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de práticas disponível na internet, são 03 livros publicados e mais de 60 encontros técnicos realizados, além de 11 edições da Revista Benchmarking.

Em 2013, o Programa foi o grande vencedor, 1o colocado, na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. Em 13 edições já realizadas construiu e detém o maior banco de boas práticas socioambientais certificadas e com livre acesso do país.

É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade, e as inscrições de cases para concorrer a certificação Benchmarking que define o XIV Ranking dos detentores das melhores práticas socioambientais do Brasil poderão ser feitas no próprio site até 15 de abril. Para se inscrever, clique AQUI

A XIV edição do Programa Benchmarking Brasil conta com o apoio institucional do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal, e com o apoio de divulgação de diversos portais especializados em sustentabilidade, e também mantém parceria com as escolas profissionalizantes Centro Paula Souza, IFSP e Senai SP,  e com as universidades Anhembi Morumbi, Uninove e Mackenzie nas modalidades Benchmarking Junior e Hackathon MAIS, respectivamente.

São Paulo, 05 de Abril de 2016
Assessoria de Imprensa
(11) 3257-9660/  37299005