Sustentabilidade Renovada

Que o tempo não para, e que tudo muda o tempo todo no mundo (como diz a letra da música Como uma onda de Lulu Santos) todos sabemos. Mas o que nos move e nos faz acertar o rumo é que são elas.

A direção que tomamos faz toda a diferença. São as escolhas que determinam o destino. As estratégias ajudam no caminho a ser percorrido, mas a direção, o rumo, é o que conta. Isto vale para pessoas e para organizações.

Pessoas e organizações com olhares sensíveis, proativas, conectadas e abertas sempre vão mais longe. Sempre foi assim. Existe um movimento de renovação que faz parte da seleção natural das espécies, e das organizações. 

Empresas com boas e inovadoras práticas tem destino certo

A sustentabilidade com seus princípios e diretrizes nasceu deste processo natural de renovação. De mudanças. Do desejo de dar um fim as práticas que desiquilibram a convivência social e o meio ambiente, e de avançar em novas formas de produzir e consumir, de se relacionar com o meio ambiente natural e social, de ter um propósito de existência.

As escolhas e decisões das pessoas mudam o mundo. As escolhas e decisões das organizações, potencializam a mudança. Tudo está na essência humana. E a sustentabilidade é a essência humana renovada que constrói um novo modelo civilizatório, mais justo e equilibrado, e por isto, sustentável. 

Empresas inovadoras são fruto de pessoas inovadoras. Empresas éticas, também. Empresas com boas e inovadoras práticas tem destino certo. A elas pertencem o futuro. 

BENCHMARKING – UM PROGRAMA DE VALORIZAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS NAS ORGANIZAÇÕES

Um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País, que certifica e compartilha cases de boas práticas. Hoje com 1 modalidade âncora e 5 modalidades paralelas é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que está em sua 16a edição. Mais de 200 especialistas e ativistas de 25 diferentes países compõem as Comissões Técnicas que selecionam e validam os cases inscritos. A metodologia de seleção dos cases tem o reconhecimento da ABNT, e o Programa construiu e detém o maior banco de práticas de sustentabilidade certificadas e com livre acesso da internet. Até o presente momento, 192 organizações dos 3 setores da economia tiveram 373 cases certificados e compartilhados em publicações (livros, revistas, portais e bancos digitais) e eventos técnicos (encontros, seminários, fóruns e congressos). Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão inclusos na metodologia de seleção dos cases de sustentabilidade, e as metas e compromissos do Programa estão na plataforma SDG (Sustainable Development Goals) da Agenda 2030 da ONU. Veja em:  https://sustainabledevelopment.un.org/partnership/?p=22525 

As inscrições dos cases para certificação Benchmarking das boas práticas socioambientais ocorrem no período de 24 de janeiro a 31 de março pelo site.

São Paulo, 05 de Fevereiro de 2018

Programa Benchmarking Brasil – Inteligência Coletiva em Sustentabilidade – www.benchmarkingbrasil.com.br