ASSIM FOI O XV BENCH DAY Edição 2017

Os Melhores Times de Sustentabilidade do País

Em 29 de de Junho, estiveram reunidos especialistas, gestores, pesquisadores, ativistas, autoridades e estudantes que atuam com e pela sustentabilidade nas suas organizações, instituições de ensino e comunidades. Aproximadamente 400 pessoas participaram do XV BENCH DAY – o dia dos legítimos da sustentabilidade. O dia de ver a sustentabilidade na prática. De ver a sustentabilidade que deu certo.

  

  

                    
                                                                                                  Casa cheia com programações simultâneas em espaços distintos    

Com uma programação intensa e simultânea, organizações de 10 diferentes estados apresentaram seus cases certificados Benchmarking. Instituições representativas, movimentos socioambientais, universidades e escolas técnicas fizeram plantões para demonstração de suas atividades e inovações. Um dia com casa cheia para ver os melhores times de sustentabilidade do país mostrando seus cases, projetos, apps, obras e trajetórias.  Benchmarking na veia, e em tempo real proporcionando a rara oportunidade de ver a sustentabilidade interagir e desenhar cenários futuros. Nomes importantes da sustentabilidade prestigiaram o XV Bench Day. 

    
   Cecília Marcondes – Pres. TRF3         Gilberto Natalini – Sec. Verde e Meio Ambiente S.Paulo      Representantes da Comissão Técnica

      
Suzana M Pádua – Instituto Pesquisas Ecológicas        Consuelo Yoshida – Desembargadora Federal         Marilena Lavorato – idealizadora Benchmarking

A SUSTENTABILIDADE QUE DEU CERTO

“Aqui mostramos a sustentabilidade que deu certo nos cases certificados, e também a projeção futura nos projetos de inovações verdes certificados pelo Programa. Mas não somos apenas cases e projetos. A condição humana em sua essência tem seu espaço no Benchmarking. Trajetórias inspiradoras e a arte também fazem parte do Programa.  São 5 modalidades para mostrar as boas práticas socioambientais dos melhores times de sustentabilidade deste país” diz Marilena Lavorato idealizadora do Programa Benchmarking que este ano completou 15 anos. 

    

    

Atividades interativas que deram suporte as apresentações dos cases e projetos certificados Benchmarking 2017

BENCHMARKING 15 ANOS

Mais de 300 especialistas de 23 diferentes países de todos os continentes do globo participaram da Banca de Avaliadora neste período. E, aproximadamente 400 cases e projetos foram certificados. Este é o Programa Benchmarking Brasil. Conheça o Ranking dos Detentores das Melhores Práticas Socioambientais de 2017

RANKING BENCHMARKING SENIOR 2017
Para ver o Ranking clique na foto

RANKING BENCHMARKING JUNIOR 2017
Para ver o Ranking clique na foto

RANKING HACKATHON MAIS 2017
Para ver o Ranking clique na foto

BENCHMARKING PESSOAS 2017
Para ver a trajetória clique na foto

RANKING BENCHMARKING ARTES 2017
Para ver o Ranking clique na foto

Sobre o Programa Benchmarking Brasil: 

Benchmarking Brasil – Um programa de valorização das boas práticas socioambientais

O Programa Benchmarking realizou sua 1ª edição em 2003 e pela seriedade e formato inovador tornou-se um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País. Hoje com 1 modalidade âncora (Senior – empresas e instituições) e 4 modalidades paralelas (Junior, Hackathon, Artes e Pessoas) é o mais legítimo dos movimentos de sustentabilidade pela pluralidade de vozes que congrega. Empresas, Universidades, Escolas Técnicas Profissionalizantes, Órgãos e entidades representativas e governamentais, Artistas, Personalidades, e mídia especializada fazem parte da iniciativa que completa 15 anos.

A metodologia de seleção e certificação do Programa Benchmarking tem o reconhecimento da ABNT. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1° colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. É considerado a fotografia da gestão socioambiental brasileira registrando seu nível de maturidade e evolução em sustentabilidade.

O Programa Benchmarking, modalidade Senior, já certificou 373 práticas de 190 instituições de 27 diferentes ramos de atividades. Com mais de 200 especialistas de 23 diferentes países participando da comissão técnica, o programa se tornou uma plataforma de inteligência coletiva em sustentabilidade trabalhando com diferentes públicos para fortalecer o movimento das boas práticas junto a sociedade brasileira. Todo este conhecimento aplicado produzido por times de especialistas é compartilhado em publicações especializadas e eventos técnicos. Além do Banco Digital de boas práticas disponível na internet e com grande visitação, aproximadamente mais de 100 fóruns de sustentabilidade já foram realizados. 03 livros publicados (BenchMais 1, 2 e 3) e 12 edições da Revista Benchmarking (versões eletrônica e impressa) distribuídas gratuitamente para público atuante e interessado nesta temática.

A XV edição do Programa Benchmarking Brasil contou com importantes apoios. São eles: Apoio Institucional: TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) e do IAPMEI – Parcerias para o crescimento do ministério de economia do governo de Portugal. Apoio Divulgação: Envolverde, Pensamento Verde, Ciclo Vivo, Portal Acionista, RSOPT (Rede de Responsabilidade Social das Organizações de Portugal), Revista Meio Ambiente Industrial, Revista Filantropia, e ABRAPS (Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável). Apoio Acadêmico: Escolas Profissionalizantes Centro Paula Souza e Senai SP; Universidades Anhembi Morumbi, ESPM, Uninove e Mackenzie. O XV Bench Day, se realizou nos dias 28 e 29 de junho de 2017 no Hall Nobre e auditório do Tribunal Regional Federal da 3a Região – Av. Paulista, 1842 – 25o andar, em São Paulo/SP. O Programa Benchmarking Brasil é uma realização da MAIS Projetos Consultoria em parceria com o Instituto MAIS.