LOGO_BENCH1I BENCHMARKING JUNIOR

Inovações & Sustentabilidade

O Futuro Começa Aqui

COMISSÃO TÉCNICA 2012

 


Benchmarking Junior está qualificando a criatividade dos jovens  profissionais  para a construção de uma sociedade sustentável.

Roberto Domenico Lajolo

Mini Currículo: Engenheiro Mecânico pela Escola Politecnica da USP, autor e editor de varios livros sobre conservação de energia e gestão de resíduos, gestor público, Coordenador Institucional de Meio Ambiente do IPT, Especialista em Gestão e Tecnologias Ambientais, e atualmente pesquisador do IPT e Presidente da Fundação de Apoio ao IPT. Foi Coordenador Institucional de Meio Ambiente e Pesquisador IPT e Presidente da Fundação de Apoio ao IPT. Atualmente é consultor na área ambiental  e Professor/Coordenador do MBA Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade do Instituto Mauá de Tecnologia.


Responsabilidade socioambiental não é algo a mais a ser acrescentado às atividades  da organização só para ter o que contar. É um novo modo de administrar que impacta a organização como um todo e sua efetivação faz com que ela fato se torne parceira do desenvolvimento sustentável, gerando riqueza e renda, promovendo a justiça social e respeitando o meio ambiente. Esse novo paradigma vai se afirmando cada vez mais por meio de  iniciativas pioneiras e bem sucedidas que mostam que atender esses objetivos simultaneamente é viável. É necessário valorizar os que estão atuando dessa forma, como faz o Instituto Mais, revelando e divulgando seus trabalhos, para que sejam exemplos a serem seguidos. O reconhecimento das inciativas de jovens nesse processo é oportuno em todos os sentidos, mas principalmente porque eles representam a futura geração de dirigentes e empresários que já interiorizaram esse novo paradigma em suas mentes e corações.

José Carlos Barbieri

Mini Currículo: Professor do Programa de Pós-Graduação stricto sensu da FGV EAESP na linha de pesquisa de gestão socioambiental e da saúde. É membro do Forum de Inovação da EAESP, e participa de comitês científicos de revistas, congressos e agencias de fomento. Membro da comissão do INMETRO para criação de normas para certificação de sistemas de responsabilidade social. Autor de livros, capítulos de livros e dezenas de artigos sobre inovação, gestão ambiental e responsabilidade social publicados no Brasil e em diversos países. 

 


O Benchmarking Junior é um grande incentivo para nossos jovens se dedicarem ao tema inovação e sustentabilidade.

Vicente Calvo

Mini Currículo: Especialista em Educação Profissional na Gerência de Inovação e de Tecnologia do SENAI-SP. Membro da Organização do INOVA SENAI – SP. Professor de graduação da UMC. Mestre em Educação e Físico pela UFSCar.   

 


Benchmarking Junior valoriza e incentiva o jovem pesquisador na sua produção consciente e adequada ao seu tempo.

 

Paulo Marcos de Aguiar

Mini Currículo: Possui graduação em Engenharia Mecânica com Ênfase em Energia pela Faculdade de Engenharia de Guaratinguetá da Universidade Estadual Paulista (FEG-UNESP), mestrado e doutorado em Engenharia Mecânica, na área de robótica, pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP). Trabalhou na Asea Brown Boveri, então maior empresa de engenharia de energia do mundo, como engenheiro de aplicação; foi coordenador do laboratório de bioengenharia da Associação de Assistência a Criança Deficiente de São Paulo capital (AACD), professor do Centro Universitário de Araraquara (UNIARA), professor e coordenador do curso de automação no Centro Federal de Educação Tecnológica de São Paulo (CEFET) em Guarulhos. Atualmente é Diretor de Pesquisa junto a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). É professor pesquisador no campus São Paulo do IFSP, atualmente, ministrando aulas no curso de engenharia de controle e automação e no mestrado em controle e automação. Atua principalmente nos seguintes temas: Robótica,Teoria Helicoidal, Bioengenharia e Reabilitação Humana. . 

 

 


Benchmarking Junior  incentivando e valorizando  os jovens  pesquisadores.

Denise Moreira dos Santos

Mini Currículo: Mestre em Ciências – Área de Energia, pela Universidade de São Paulo (POLI/IEE/USP), Lato Sensu em Química (Faculdades Osvaldo Cruz), Especialização em Educação Ambiental (USP); Bacharel em Engenharia Química, pela Faculdade Osvaldo Cruz; Licenciada em Ciências com Habilitação em Química, pela Faculdade Osvaldo Cruz. É Professora do curso Técnico em Química e atualmente Coordenadora de Projetos da área: Química/Meio Ambiente no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.