BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
Intel Semicondutores do Brasil
Case:
Voluntariado Corporativo e suas implicações para a empresa, seus funcionários e a comunidade.Cidade:
São Paulo
Estado: SP
Responsável: Rosangela Melatto
Cargo: Gerente de RSC, América Latina
Resumo: O programa de voluntariado da empresa foi criado para ser uma forma proativa na qual seus funcionários podem auxiliar as comunidades do entorno. Gerido por comitês voluntários de funcionários que buscam oportunidades para a realização de atividades nas comunidades, procura utilizar ashabilidades dos funcionários, durante o expediente normal de trabalho.Desenvolvido em parceria com ONGs, os voluntários realizaram atividades como mentoria de jovens (áreas financeira, matemática e como investir os seus ingressos pessoais em educação continuada para o seu crescimento pessoal e profissional), campanhas para atender necessidades imediatas das ONGs apoiadas (como campanhas para doação de leite, brinquedos, sempre associadas a visitas regulares e trabalho de identificação de outras necessidades, p. ex. Consultoria jurídica e de marketing) e auxílio em catástrofes (como nas enchentes de Santa Catarina e Rio de Janeiro). Edição 2013
Intel Semicondutores do Brasil
Case: Inclusão Digital EaD – Case MG
Cidade: Sao Paulo
Estado: SP
Responsável: Rosangela Melatto
Cargo: Diretora de Responsabilidade Social
Resumo: O Programa é uma iniciativa mundial de inclusão digital e possui mais de 90 horas de conteúdo construído em três módulos: Tecnologia no Trabalho (TeT), Tecnologia e Empreendedorismo (TeE) e Tecnologia e Comunidade (TeC). O módulo Tecnologia e Comunidade aplicado em Minas Gerais trabalha habilidades como processamento de textos, edição gráfica, uso de planilhas eletrônicas, multimídia e pesquisas na internet. Assim, os alunos descobrem como o uso eficaz do computador e de softwares pode ajudar o lugar onde vivem. Mediante termo de cooperação assinado em abril de 2012 com a Superintendência de Inovação Social da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (Sectes) e a empresa, foi apresentado o desafio de transformar o Programa em política pública, com o objetivo de capacitar mediadores a distância (EaD) por meio de uma plataforma denominada Moodle. Esses mediadores seriam encarregados de retransmitir aos aprendizes o conhecimento sobre uso de tecnologia para redução da vulnerabilidade social de seu local de origem. Edição 2014
Intermédica Sistema de Saúde
Case: Boas Idéias para Todo o Mundo – Consumo Consciente
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Roseli Maesi
Cargo: Ger. Geral de MKT e Responsabilidade Social
Resumo: O fato de sermos um Grupo de Empresas, atendendo a mais de 3,2 milhões de pessoas e termos em nossa missão o compromisso com a comunidade. O Grupo da qual esta empresa faz parte, acredita que não basta ser economicamente forte, é preciso ser socialmente comprometido para ser institucionalmente melhor. Tivemos com resultado a obtenção e manutenção da ISO 14001 em um dos nossos hospitais da rede própria da empresa e também redução de consumo com quantidades de árvores poupadas para o planeta. Em 08 meses de campanha reduzimos 628 árvores. Mais que um relacionamento ético, consciente e transparente a empresa e o Grupo são agentes participativos e catalizadores de várias ações, visando o bem estar da sociedade e das comunidades do entorno. No decorrer de seus 41 anos de existência o Grupo compreendeu e praticou valores como desenvolvimento sustentável, respeito a diversidade e relacionamento de longo prazo. O Programa Boas Ideías para Todo o Mundo é uma iniciativa do Grupo e busca unir a força do voluntariado da empresa em AÇÕES DE Responsabilidade Social onde encontramos na diversidade os valores necessários que fazem de nossos funcionários pessoas capazes de prestar o melhor atendimento de qualidade e aos nossos parceiros condições de atuar mde forma mais consciente na comunidade. Boas Idéias para Todo Mundo – Consumo Consciente, tem uma metodologia simples, na linha de multiplicação de ações e de pessoas que acabam se engajando no Programa, acabando não somente sendo um mecanismo implantado internamente mas também disseminado entre os nossos milhares de parceiros/empresas sejam eles fornecedores,credenciados, clientes, canais de distribuição como corretores, associados, enfim toda a nossa rede de stakeholders. Por ser de mecanismo multiplicável e portanto simples, os resultados e alcances são ilimitados e surpreendentes. São ações de educação em relação a mudança de cultura e comportamento em relação ao meio ambiente, onde incluimos palestras, envios de e-mail mkt, divulgação de cartazes, jornais impressos e eletronicos, informações no portal, informações em folders, folhetos, campanhas internas de sensibilização, concursos de desenhos onde o tema envolve a sustentabilidade e o consumo consciente. Edição 2009
ITAIPU Binacional
Case: Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Cidade: Foz do Iguaçu
Estado: PR
Responsável: Nelton Miguel Friedrich
Cargo: Diretor de Coordenação e Meio Ambiente
Resumo: Reconhecer que a Educação Ambiental é um caminho pelo qual as pessoas e as relações podem se transformar questionando e redimensionando os modos de pensar e agir na busca e na prática da sustentabilidade. Se precisamos cuidar do Planeta, mais especificamente do meio ambiente e das relações com ele de aproximadamente 1.000.000 de pessoas pertencentes a uma região estratégica para nós(bacia hidrográfica, 8.000 km2), esse processo só seria possível de modo participativo e emancipatório, através de uma interação de aprendizados, diálogos de saberes e experiências. É assim que o referido Programa atua: integrando-se na teia socioambiental para enraizar idéias e práticas que nos permita habitar esse Planeta como pessoas cada vez mais responsáveis e cientes pela manutenção e compartilhamento da Vida, tanto da espécie humana, quanto das inúmeras outras espécies em convivência. O programa, conjuntamente com seus parceiros, em 5 anos de atuação, tem gerado inúmeros resultados – refletidos na sensibilização de pessoas e recuperação de passivos ambientais – em uma área que abrange 29 municípios pertencentes à uma bacia hidrográfica. Um dos indicadores mais significativos é constatar que a Educação Ambiental tem se consolidado como uma política pública, onde cada Prefeitura tem se comprometido com esse processo, inclusive na indicação de dois gestores (58, no total) da Educação Ambiental em cada município. Alguns dados quantitativos: 175 Oficinas do Futuro nas comunidades agrícolas (17.432 pessoas); 65 Oficinas da Carta da Terra para 3.000 professores; 135.000 alunos sensibilizados para importância dos alimentos orgânicos; 117 Comunidades de Aprendizagem (2.907 pessoas) na Formação de Educadores Ambientais (FEA), entre inúmeros outros. Edição 2009
KINROSS – Rio Paracatu Mineração
Case: Evolução, Adequação e Resultados do Programa de Educação Ambiental – PEA
Cidade: Paracatu
Estade: MG
Responsável: Rodrigo Dutra Amaral
Cargo: Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente
Resumo: Os objetivos específicos do PEA são: Contribuir para a inserção da Educação Ambiental no ensino formal do município da Área de Influência do empreendimento; Realizar parcerias com os órgãos e as instituições educacionais públicas, e com diferentes entidades ambientalistas locais e regionais; Integrar técnicos da empresa e população da ADA (área diretamente afetada) e da AID (área indiretamente afetada) em projetos que visem à obtenção de conhecimento a respeito do Meio Ambiente da área de influência da empresa; Aprofundar os conhecimentos da população local sobre o ambiente onde vivem, como base para o desenvolvimento de projetos comunitários de alternativa de renda; Apresentar à comunidade os principais impactos positivos e negativos, bem como os controles ambientais realizados pela empresa. Possibilitar oportunidade para esclarecimento de duvidas e manutenção de comunicação direta; Treinar funcionários da empresa e contratadas no SGI (Sistema de Gestão Integrada) englobando o SGA onde são apresentados os principais impactos e controles ambientais da empresa, além da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Edição 2006
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