RANKING BENCHMARKING A EXCELÊNCIA DA GESTÃO SOCIOAMBIENTAL BRASILEIRA
Inscrições de cases até 31 de Maio
Há 08 anos consecutivos que o Programa Benchmarking identifica e compartilha a excelência do conhecimento socioambiental aplicado das instituições e sociedade. Já passaram pelo crivo Benchmarking as mais importantes instituições brasileiras e seus melhores gestores. Mais de 50 mil profissionais, especialistas e lideranças já tiveram contato com as praticas selecionadas pelo Programa. Em 2010, o calendário de atividades com suporte dos cases Benchmarking inclui encontros técnicos, congresso internacional, Revista e Guia.
Metodologia com reconhecimento internacional
Com uma metodologia própria que identifica e reconhece os detentores das melhores práticas pró-sustentabilidade do país, o Programa adota o Benchmarking aberto com livre acesso ao modus operandis dos cases rankeados. Os cases vencedores tem seus resumos publicados no Banco Digital de Boas Práticas de Sustentabilidade e no Livro Benchmarking. Também alimentam a grade dos encontros técnicos, e podem participar do Benchmarking Internacional da FIBoPS (Feira Internacional para o Intercâmbio das Boas Práticas Socioambientais) fazendo intercâmbio com cases de outros países.
A metodologia de seleção e definição do Ranking Benchmarking determina que a comissão técnica seja multidisciplinar e representante de segmentos significativos e respeitados, e renovada anualmente. Dentro deste contexto, os mais atualizados especialistas ligados a reconhecidas instituições integram a comissão que avalia o case inscrito sem ter acesso ao nome da organização para assegurar total imparcialidade e credibilidade do resultado. Também não pode ter patrocinadores pelo mesmo motivo.
A comissão técnica do Programa Benchmarking até o presente momento contou com a participação de mais de 90 especialistas de vários países para assegurar visão e atualização global. Nas edições passadas contou com especialistas da Alemanha, Canadá, Escócia, Espanha, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, México, Portugal, além do Brasil.
Comissão Técnica 2010
A comissão 2010 conta com a participação de 15 especialistas dos seguintes países: Brasil, USA, Escócia, Portugal, Alemanha e Inglaterra. Veja a seguir depoimentos de integrantes desta edição sobre o Programa Benchmarking:
Segundo jurado da Escócia, Antonio Augusto R. Ioris, Professor da Escola de Geociências da Universidade de Aberdeen, Pesquisador do Centro de Sustentabilidade Ambiental de Aberdeen (ACES) e Coordenador do programa de Mestrado em Desenvolvimento Rural Sustentável “O desafio da sustentabilidade requer que se pense de modo diferente e se observe o que antes parecia pouco importante. Nesse sentido, inciativas como o Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro tem um papel importantíssimo ao estimular criatividade através da disseminação de idéias e boas práticas que associem eficiência técnica, responsabilidade social e aprendizagem coletiva”
Já para Cristina Rocha, integrante da Rede Nacional de Responsabilidade Social de Portugal, “O Desenvolvimento Sustentável tem implícito a noção do mundo como um sistema, com uma continuidade no espaço e no tempo onde existe uma interacção permanente entre todos os intervenientes, indivíduos e organizações. Com este tipo de iniciativa podemos e devemos reforçar as boas práticas recorrendo a ferramenta Benchmarking para potencializar a atuação das empresas e promover disseminação alargada destas boas práticas”
Atitude Responsável e Competitiva
Empresas e gestores com coerência em seus discursos e práticas encontram no Programa Benchmarking o ambiente ideal para compartilhar com a sociedade seu desempenho socioambiental.
Cases e práticas que tenham proporcionado benefícios reais ao meio ambiente natural e a comunidade, além de competitividade a organização são potenciais concorrentes ao Ranking Benchmarking.
O prazo de inscrição para concorrer ao Ranking 2010 encerra dia 31 de maio. As inscrições podem ser feitas online no site www.benchmarkingbrasil.com.br
SOBRE O PROGRAMA:
Em 2003 após enquête com aproximadamente 300 empresas foi desenvolvido metodologia exclusiva para identificar, reconhecer e compartilhar as melhores práticas de sustentabilidade, afim de promover a melhoría contínua nas instituições e sociedade.
Desde então, o Programa Benchmarking só avançou e colecionou números significativos de adesão. Até o momento são 116 empresas Benchmarking localizadas em 12 diferentes estados brasileiros, 171 práticas de sustentabilidade organizadas em 10 diferentes temáticas gerenciais, 93 especialistas de 10 diferentes países na comissão técnica, e mais de 100 instituições representativas apoiadoras, do Brasil e de outros países. Os cases Benchmarking alimentam a grade dos eventos e publicações técnicas do calendário CEBoPS (*), que inclui: Livro, Revista, Guia, Encontros Técnicos e Congresso Internacional.
O Programa Benchmarking é uma iniciativa independente com a participação voluntária de especialistas e lideranças de vários países e com apoios multisetoriais.
São Paulo, 19 de Maio de 2010
Mais Informações:
Kathellym Santos kat@maisprojetos.com.br www.benchmarkingbrasil.com.br/ www.fibops.com.br 55 11 3729-9005/ 3257-9660
(*) O Programa Benchmarking faz parte do calendário CEBoPS (Compromisso Empresarial pelas Boas Práticas Socioambientais). Para conhecer o calendário 2010, siga para a URL www.institutomais.org/pag_instituto.php?cod=224
(*) O Livro BenchMais I foi lançado em associação com o Instituto Envolverde e Ruschell & Associados em 2007
(*) Benchmarking é uma ferramenta de gestão que busca as melhores práticas que conduzem ao desempenho superior. Seu propósito é estimular e facilitar as mudanças organizacionais e a melhoria de desempenho das organizações através de um processo de aprendizado. (wikipedia)
|