BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2007 – Ordem Alfabética
Paginas 
01   02

A. W. Faber – Castell S.A.
Ronaldo Pereira de Oliveira – Meio Ambiente

Título Case: 15 anos do Projeto Animalis – Conhecimento e Conservação da Fauna do Cerrado

Principal Motivação: O Projeto Florestal da Faber Castel em Prata é único. Nenhum outro grupo do segmento de fabricação de lápis possui plantios florestais com esta finalidade. Este Projeto teve início em 1989 na região do Triângulo Mineiro.
Principais resultados/benefícios gerados: Os esforços no manejo e conservação ambientais têm permitido ao longo dos anos verificar durante a execução dos estudos da fauna, por meio de levantamentos e monitoramentos, principalmente aves e mamíferos, a conservação da biodiversidade local e regional.
Um aprendizado fundamental – A metodologia: Atingir um nível de conhecimento integrado do meio, em seus componentes físico, biológico e sócio-econômico-culturais.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Realizar avaliação integrada de diversos programas ambientais direcionados a um plano de manejo que permitirá estabelecer uma base técnica para a tomada de decisão e implantação de medidas de controle de impactos indesejáveis. Divulgação dos dados e a sua integração em programas socioambientais envolvendo a conscientização de toda a comunidade, principalmente os produtores rurais do entorno.

Resumo: O Projeto Animalis tem por objetivo geral conhecer e monitorar, ao longo de todo o processo do manejo florestal, as espécies da fauna silvestre existentes nos parques florestais, tanto entre os diversos ambientes nativos como também dentro das plantações de pinus em diferentes idades. Adicionalmente, busca o entendimento da dinâmica populacional das espécies da fauna nativa, com operações de curto, médio e longo prazo, executando, principalmente, um inventariamento/monitoramento sobre os grupos avifauna e mastofauna, além de um prévio diagnóstico da diversidade de formigas, anfíbios e répteis. Estes dados, em conjunto com os estudos da flora, geram subsídios especialmente para as espécies ameaçadas, endêmicas e/ou raras, e a partir daí planos de manejo e de conservação da biodiversidade local e/ou regional.

AGCO do Brasil
NORBERT LUCKOW – SSMA

Título Case: Gestão Sustentável de Recursos Hídricos: Reuso da Água

Principal Motivação: Os principais fatores de motivação foram: o melhor aproveitamento dos recursos hídricos e um novo conceito de Estação de Tratamento de Efluentes
Principais resultados/benefícios gerados: Benefício Ambiental: o reúso de aproximadamente 1800 m3/mês de efluente tratado para fins industriais; Benefício Econômico: o reúso representa uma economia de aproximadamente R$ 7.500,00 / mês
Um aprendizado fundamental – A metodologia: A alternativa tecnológica empregada para adequar o efluente a esta nova necessidade (reúso), considerando-se sempre os requisitos legais, foi à utilização das Plantas Aquáticas Emergentes (PAE). A escolha pelo Sistema PAE se deve aos baixos custos de investimentos, baixos custos de manutenção e as altas taxas de remoção atingidas por ele. Além disso, é uma tecnologia de tratamento limpa, eficiente e com um mínimo de consumo de energia.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: As recomendações principais são: à vontade de realizar um projeto sustentável; obter o apoio da alta direção; buscar a tecnologia mais apropriada para o seu tipo de efluente; a realização de um projeto piloto.

Resumo: A crescente demanda da utilização da água para diversos fins consolida a importância deste bem como um fator fundamental para a sobrevivência da espécie humana. Esta condição garante que a água tenha um papel de destaque no Sistema de Gestão Ambiental da AGCO fortalecendo um processo estruturado para atingir a melhoria contínua da gestão sustentável dos recursos hídricos. É neste contexto que se insere o novo conceito de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) que busca alternativas ambientalmente sustentáveis para gerenciar os seus efluentes. Uma alternativa empregada para o tratamento de efluentes visando o atendimento pleno dos requisitos legais é a utilização de sistemas de plantas aquáticas emergentes (PAE) que constituem sistemas de transição entre sistemas aquáticos e sistemas terrestres, em que o nível d’água comumente está próximo ou na superfície da terra.

Alcoa Aluminio S.A.
Responsável: Aljan de Abreu Machado – SSMA

Título do Case: Gerenciamento Ambiental nas obras do projeto ALREF U2

Principal Motivação:
Constitui-se em uma ferramenta fundamental para a minimização dos impactos ambientais inerentes a construção, atendimento da legislação aplicável, redução da geração, segregação, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, na economia de recursos naturais, economia de energia, evitar o desperdício de água e no tratamento e destinação de efluentes.
Principais resultados/benefícios gerados: Melhor relacionamento com a comunidade do entorno, Plantio de 100.000 mudas de árvores nativas, entre outros
Um aprendizado fundamental – A metodologia: As equipes de produção que depois de treinadas e conscientizadas foram fundamentais na realização das ações preventivas e garantia dos resultados em campo através de encarregados e supervisores de áreas.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Treinamento introdutório em meio ambiente para todas as lideranças e colaboradores da obra; entre outros.

Resumo: O Projeto ALREF U2 representa a maior expansão de refinaria de produção de alumina do mundo, um mega projeto de construção civil pesada e montagem industrial, trabalhando atualmente com cerca de 7 mil colaboradores das mais diversas culturas, etnias, raças, sexos e previsão de no pico da construção empregar mais de 9 mil pessoas. O Gerenciamento Ambiental nas obras do projeto ALREF U2, constitui-se em uma ferramenta fundamental para a minimização dos impactos ambientais inerentes a construção, atendimento da legislação aplicável, redução da geração, segregação, tratamento e destinação final dos resíduos sólidos, na economia de recursos naturais, economia de energia, evitar o desperdício de água e no tratamento e destinação de efluentes. Além disso, propicia a realização de ações na garantia da sustentabilidade e principalmente para a conscientização de todos os envolvidos com a construção.

ArcelorMittal Tubarão
Eugenio Jose Agrizzi – Especialista em Meio Ambiente

Título Case: O Valor da Biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão

Principal Motivação: Preservação da Áreas de Preservação Permanentes
Principais resultados/benefícios gerados: Quantificação da fauna, da flora e das APPs.
Um aprendizado fundamental – A metodologia: Fauna silvestre em áreas reflorestadas eem áreas de vegetação nativa em uma usina siderurgica
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Aplicar em outras industrias com Cinturão Verde

Resumo: Objetivo: Mostrar como a biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão está associada a um bom desempenho ambiental, econômico e social. Metodologia: Para avaliar a biodiversidade na ArcelorMittal Tubarão, a empresa utilizou estudos realizados desde 1995 como o Inventário da Flora e Fauna do Centro de Educação Ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Monitoramento Marinho da área adjacente a Companhia, Relatórios de Caracterização e Monitoramento das Lagoas compreendidas na área da ArcelorMittal Tubarão, Avaliação Ambiental das Áreas de Preservação Permanente da ArcelorMittal Tubarão, entre outros.

AREVA T&D Brasil Ltda.
Cristiano dos Santos – EHS

Título Case: Eco-Atitude – Um passo para recuperação da água

Principal Motivação: Preocupação com o desenvolvimento sustentável e a busca da melhoria continua no sistema de gestão ambiental.
Principais resultados/benefícios gerados: Baseados nas informações da SABESP (anexo 1) em dois anos de implementação do projeto, deixamos de poluir 540 milhões de litros de água.
Um aprendizado fundamental – A metodologia: Decisão da Empresa em implementar o projeto “Eco-Atitude”, comprometimento das áreas envolvidas e a conscientização dos colaboradores e seus familiares.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Formação de equipe de trabalho, pesquisas e debates do grupo, análise crítica da viabilização do projeto, implementação do projeto incluindo treinamento de toso os envolvidos, adequação dos setores para coleta e armazenagem dos resíduos, monitoramento periódico, destinação, controle e certificação do reprocessamento do resíduo.

Resumo: O case tem como objetivo e meta atingir os três pilares do conceito de sustentabilidade: econômico, ambiental e social. Econômico: Com os resíduos de óleo vegetal sendo recuperados, tivemos uma redução na quantidade de efluentes enviados para SABESP – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo contribuímos na economia do tratamento dado pela SABESP deste resíduo. Visando a destinação ambientalmente correta, o resíduo de óleo vegetal é enviado a empresa devidamente cadastrada e autorizada pela CETESB – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, que realiza o reprocessamento do mesmo. Ambiental: Segundo informações da SABESP – Saneamento Básico do Estado de São Paulo, um litro de óleo contamina cerca de 1 milhão de litros de água, o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos. Com esse projeto estamos contribuindo para recuperação do resíduo de óleo gerado e a despoluição da água. Social: Em relação aos impactos sociais o objetivo principal foi à geração de empregos diretos e indiretos de uma forma geral.

Banco Bradesco S/A
Giuliana Preziosi – Analista de Responsabilidade Socioambiental

Titulo do Case: Clickarvore e Florestas do Futuro – Programas de Reflorestamento e Recuperação da Mata Atlântica

Principal Motivação:
A Organização incentiva e valoriza políticas e ações de responsabilidade socioambiental, bem como, tem compromisso com a criação de produtos sustentáveis.
Principais resultados/benefícios gerados:
Grandes áreas já foram recuperadas e mais 21,5 milhões de mudas já foram doadas.
Um aprendizado fundamental A metodologia: É possível aliar o ganho econômico, através da comercialização de produtos financeiros, ao desenvolvimento ambiental e social
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Parcerias duradoura com Ongs de credibilidade e o alinhamento de estratégias ao core business da empresa

Resumo: O objetivo da Organização, em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica é de contribuir para reverter a ameaça que paira sobre o bioma da Mata Atlântica. A meta, sem prazo, é doar recursos, resultantes das operações comerciais nas áreas da Capitalização e Cartões.A parceria BRADESCO-SOS Mata Atlântica gerou iniciativas importantes, com destaque para o “Cartão de Afinidade SOS Mata Atlântica” e o título de capitalização “SOS Mata Atlântica”. Em ambos os casos, parte dos recursos gerados pela ação comercial é doada à Fundação e se transforma em programa de reflorestamento da Mata Atlântica. A Fundação opera e executa os Projetos de reflorestamento e, através do Programa Clickarvore, internautas podem doar uma muda por dia.

Bayer CropScience
MARCELO VASCONCELOS – Coordenador de Produto

Título Case: Projeto Biodiversidade

Principal Motivação: A busca por um projeto completo, que contemplasse o tema biodiversidade (flora e fauna) e também o aspecto social (por meio de capacitação de jovens).
Principais resultados/benefícios gerados: Projetos socioambientais desta natureza não costumam demonstrar resultados imediatos, mas alguns deles já puderam ser observados como:
Um aprendizado fundamental – A metodologia: Um dos principais ganhos do projeto se refere à qualidade da capacitação que os jovens vêm recebendo desde a implementação do projeto e que vem sendo proporcionada por profissionais do Laboratório de Ecologia e Restauração Florestal da Esalq/USP.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Todos os ensinamentos teóricos são aplicados na prática e a metodologia utilizada demonstra que é possível realizar trabalhos como o Projeto Biodiversidade da EMPRESA em outras localidades. A base é seguir o que determina o Código Florestal Brasileiro, isto é, fazer com que as áreas de preservação permanente sejam respeitadas.

Resumo: Dentre os princípios do desenvolvimento sustentável, a BAYER desenvolve projetos que contribuem para a melhoria da qualidade socioambiental. Entre eles está o Projeto Biodiversidade, que tem como objetivos promover a biodiversidade por meio da restauração ambiental e paisagística da microbacia do Córrego Taquara Branca, no município de Sumaré/SP, e capacitar jovens para uma ação socioambiental.

Bayer S.A.
Responsável: Eckart Michael Pohl – Comunicação Empresarial

Título Case: Escola Verde

Principal Motivação: Aproveitando uma área verde localizada em sua unidade de Belford Roxo (RJ), na Baixada Fluminense, a BAYER iniciou a Escola Verde, na qual estudantes da comunidade local conhecem o meio ambiente através de passeios ecológicos e atividades lúdicas.
Principais resultados/benefícios gerados: O Projeto trabalha atualmente com 53 escolas municipais e estaduais da cidade e nas visitas ao local as crianças aprendem sobre as espécies arbóreas, realizam uma gincana com atividades e jogos ecológicos, além de plantar mudas de árvores.
Um aprendizado fundamental – A metodologia: No primeiro ano do projeto já tivemos a participação de mais de 4.000 crianças e jovens de escolas do município de Belford Roxo (RJ).
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Procurar parceiros que tenham os mesmos objetivos, aproveitar espaços e materiais disponíveis e sempre respeitar os valores da empresa.

Resumo: Com o propósito de estimular a conscientização ambiental dos estudantes das escolas municipais de Belford Roxo – RJ, a BAYER desenvolveu o Escola Verde em parceria com a ONG Reciclaverde, a Faculdade Hélio Alonso, a Hélio Tur e a Secretaria Municipal de Educação de Belford Roxo. Duas vezes na semana, um ônibus busca dois grupos de 50 alunos de uma escola do município para um passeio na trilha ecológica da EMPRESA e para palestras realizadas no BEC (EMPRESA Esporte Clube), que é anexo ao Complexo Industrial da BAYER em Belford Roxo – RJ. Enquanto as crianças passeiam pela trilha, um biólogo fala sobre o papel de cada cidadão para a preservação do Meio Ambiente e apresenta a vegetação nativa da região. Ao final da Trilha Ecológica todos são convidados a plantar uma muda de árvore numa área degradada. Depois do encerramento do passeio cada criança recebe um jogo ecológico desenvolvido especialmente para o projeto para casa.

Braskem S.A.
Rodolfo Figueiredo Schubach de Oliveria – Qualidade e Meio Ambiente

Título Case: Projeto EcoBraskem

Principal Motivação: Elaboração de um Projeto Cooperativo, com a participação de instituições públicas e privadas (UFBA, UFRJ, UNICAMP, CRA – Centro de Recursos Ambientais EMPRESA, Cetrel, com o objetivo de melhorar o desempenho ambiental da EMPRESA
Principais resultados/benefícios gerados: Desenvolvimento e consolidação de ferramenta para balanço hídrico;
Um aprendizado fundamental – A metodologia: Integração entre universidade e empresa;
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Aplicação de Balanço Hídrico inserindo a metodologia de reconciliação de dados envolvendo o conceito de qualidade de informação

Resumo: O projeto Cooperativo apresentado, financiado pela FINEP e iniciativa privada, envolve instituições públicas (UFBA, UFRJ, UNICAMP, CRA) e privadas (EMPRESA e Cetrel), tem como objetivo geral a melhoria do desempenho ambiental da EMPRESA, através da utilização racional dos recursos naturais e fontes energéticas e, consequentemente, a redução do consumo de água e combustíveis das unidades produtoras e de utilidades. Este projeto visa ainda a capacitação de técnicos da empresa e pesquisadores da universidade; desenvolver técnicas e práticas para otimização ambiental de empresas do setor de petróleo e gás; contribuir para expansão da proposta Produção mais Limpa no setor petróleo e gás.

Próxima Página