BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2008 – ORDEM ALFABÉTICA
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Samarco Mineração
Case: Projeto Salvamar – Educação e Ação Ambiental através da reciclagem de resíduos oleosos provenientes das atividades de barcos de pesca de turismo de Guarapari, Anchieta e Piúma/ES.
Cidade: Anchieta
Estado: ES
Responsável: Sandrelly Amigo Lopes
Cargo: Analista de Meio Ambiente
 
Principal Motivação: A principal motivação foi um diagnóstico da situação em 2000, onde constatou-se que os pescadores lançavam diretamente no mar e no manguezal, mensalmente, em média dez litros de resíduos oleosos por embarcação, outros mais conscientes, armazenavam o óleo queimado, porém, não tendo como realizar o destino final destes, acabavam enterrando-os na areia da praia ou dipondo-os no lixo ou sistema de esgotamento público.).
 
Principais Resultados: Milhares (cerca de 10.000) de litros de resíduo oleosos foram coletados e reciclados/reutilizados, deixando de ser lançados no mar e manguezais e evitando assim a contaminação destes ambientes costeiros; aumento da conscientização das tripulações dos barcos de pesca e conseqüente minimização de ocorrência de incidentes ambientais como derrame de óleo nas áreas de atracação; mudança de comportamento e desenvolvimento de consciência ambiental, obtido através da participação ativa de dos pescadores integrantes as embarcações cadastradas no projeto e de mais outras localidades que se inscreveram no projeto
 
Um aprendizado fundamental: Educar o cidadão para o exercício da cidadania ecológica não objetiva apenas o aprendizado acadêmico; mas sim; o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada ser humano, a partir da progressão de sua consciência no mundo. Dessa maneira, a educação se torna uma atividade diária, deixando de ser uma simples preparação pontual, técnica ou profissional. A Educação Ambiental é, portanto um tema que integra o cotidiano e as ações dos cidadãos, visando à integração do ambiente com a cultura regional.

Recomendações: Trata-se de um projeto com possibilidade de replicabilidade, porém, a ser adaptado a realidade de cada localidade, embarcação, volume de resíduos oleosos, características culturais e econômicas e, principalmente pela importância da participação de cada parceiro do projeto.
 
Souza Cruz S.A.
Case: Parque Ambiental Souza Cruz Fábrica Uberlândia
Cidade: Uberlândia
Estado: MG
Responsável: Edson Heraldo Dorigon
Cargo: Gerente de Engenharia Industrial
 
Principal Motivação: O parque ambiental representa um importante instrumento de preservação da biodiversidade, visando a minimização dos impactos causados ao meio ambiente decorrentes dos processos de urbanização, bem como possibilidades de pesquisa cientificas, desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental como opção de lazer e qualidade de vida para a população. Esta área está aberta as escolas e universidades da região, bem como a todos os familiares e colaboradores da fábrica de Uberlândia.
 
Principais Resultados: O projeto foi realizado em parceria com a Universidade Federal de Uberlândia, sendo a área disponibilizada para a realização de pesquisas cientificas para esta conceituada universidade pública e para diversas instituições de ensino superior da região. Foram realizadas visitas de escolas de ensino médio abordando o tema da preservação do cerrado e da biodiversidade existente no local, sendo que nos meses de junho e julho recebemos em torno de 300 visitantes, entre alunos de escolas públicas e filhos de colaboradores. Foram plantadas 7500 mudas de árvores do cerrado no inicio de 2008, com o intuito de recuperar algumas áreas invadidas por espécies exóticas (lianas) e nos próximos 03 anos serão plantadas mais 20.000 mudas, incluído inúmeras espécies de árvores frutíferas.
 
Um aprendizado fundamental: O primeiro ponto a ser destacado é que o objetivo da criação do Parque Ambiental pertencente à Souza Cruz S.A., Unidade Uberlândia, é a conservação da área constituída pelo cerrado, localizada dentro dos limites da empresa, bem como sua valorização e a potencialização de sua fauna e flora, por meio de sua apresentação aos visitantes que percorrerão as trilhas construídas no parque.
 
Recomendações: Para a elaboração e implementação de um Parque Ambiental é fundamental uma equipe técnica sólida, consciente do seu papel e com objetivos claros para a realização do projeto.
 
Subprefeitura Itaim Paulista – São Paulo/SP
Case : Projeto Fluir
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Telefone: 6566-3744
Responsável: Aguinaldo Tarso Prieto
Cargo:
Engenheiro
 
Principal Motivação: Foi uma resposta às demandas populares expressas por ocasião do processo de elaboração de seu Plano Regional Estratégico. As enchentes e a falta de mobilidade foram apontadas como os piores empecilhos para o desenvolvimento local.
 
Principais Resultados: Aumento de área verde na região, em torno de 0,427 m2/hab; Remoção de 339 famílias de áreas de risco; Diminuição na ocorrência de enchentes de 876 (2005) para 250 (até julho de 2008); Implantação de áreas de lazer, aproximadamente 50.000m²; Criação de programas de capacitação para jovens da região, Projeto Base Comum de Conhecimento Cidadão, oferecido pela ONG Instituto Lidas; Instalação de novas passarelas, para facilitar a locomoção de pedestres; Revitalização de áreas degradadas; Ações para conscientização ambiental dos moradores (Programa Qualidade de Vida é Mudança de Hábito); Diminuição dos índices de criminalidade; Diminuição de pontos viciados (entulho).
 
Um aprendizado fundamental: Uma das ações de controle foi a Campanha em Defesa da Vida e do Meio Ambiente na Microbacia do Córrego Itaim. Esta campanha teve um duplo objetivo: sensibilizar a população na preservação do local, e engajar as potenciais associações multiplicadores para o primeiro objetivo. A campanha terminou com o grande abraço no córrego, onde participaram 327 pessoas ligadas a associações de bairro, igrejas e escolas locais.
 
Recomendações: – Levantamento das microbacias hidrográficas e microbacias de tráfego, tangindo questões de meio ambiente, infraestrutura e habitação, requerendo a integração de políticas setoriais; – Levantar Secretarias envolvidas; – Promover a remoção e a realocação pacífica de famílias ribeirinhas; – Promover a despoluição dos córregos através de implantação de coletores-troncos; – Implantação de ciclovias, pontes e passarelas que conectem a malha viária para que as comunidades, antes divididas pelos rios, acessem os equipamentos sociais presentes na microbacia; – Elaborar Plano Regional Estratégico estabelecendo metas de curto, médio e longo prazo alinhando-se com o método PDCA (Planning, Doing, Controlling, Action).
 
Suzano Papel E Celulose S/A
Case: BIOINDEX
Cidade: Mucuri
Estado: BA
Responsável: Alexandre Di Ciero
Cargo: Gerente de Meio Ambiente
 
Principal Motivação: Criação de ferramenta indicadora da diversidade natural das glebas do mosaico (eucalipto e nativas) nas áreas da empresa.
 
Principais Resultados: Geração de mapas de índices de diversidade, que possibilita o acompanhamento e a tomada de decisões gerenciais.
 
Um aprendizado fundamental: A utilização das informações cartográficas existentes relativas à base florestal para desenvolver um indicador ambiental.
 
Recomendações: O Biondex é uma ferramenta que pode ser adotada por todas as empresas de base florestal, funcionando como indicador ambiental.
 
Volkswagen Caminhões & Ônibus
Case: Pensando no ciclo de vida e a tecnologia ambiental dentro da industria automotiva brasileira – o estudo de caso do caminhão Constellation VW 19.320E
Cidade: Resende
Estado: RJ
Responsável: Gian Gomes Marques
Cargo: Engenheiro de produto
 
Principal Motivação: Introduzir uma nova perspectiva ambiental utilizada na Europa no mercado Brasil
 
Principais Resultados: Obtenção dos potenciais de: aquecimento global, formação de ozônio troposférico e acidificação
 
Um aprendizado fundamental: Inventário dos materiais de ambos veículos (10.662 peças), inovações tecnológicas do processo produtivo e testes de emissões e consumo de combustível
 
Recomendações: Este estudo pode ser replicado para qualquer produto, processo ou serviço
 
Wal-Mart Brasil Ltda
Case: Clube dos Produtores – Wal-Mart Brasil
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Yuri Feres
Cargo: consultor de sustentabilidade
 
Principal Motivação: A partir das características do negócio, focada no contato com o consumidor e no poder de influenciar uma parcela significativa dos setores de produção e consumo, a empresa trabalha na conscientização de funcionários, fornecedores, parceiros e clientes, em um movimento que busca criar novos modelos de negócios e de relacionamento.
 
Principais Resultados: O programa é coordenado pelo Wal-Mart desde 2005. Os objetivos e metas do Clube foram alinhados à política de sustentabilidade do Wal-Mart e o projeto foi ampliado. Em dezembro de 2007, já eram quase 1,4 mil produtores associados. Com um portfólio de mais de 850 itens eles abastecem as áreas de hortifrutigranjeiros, açougue, peixaria, padaria e mercearia de 140 lojas do Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Em maio de 2008, o Clube chegou à região Nordeste com adesão de 16 produtores baianos. O Clube contribui para mudar a realidade da produção familiar, com a formalização dos negócios e profissionalização da gestão. Também oferece orientação sobre uso da terra e da água, aplicação de produtos químicos, gestão de resíduos e outras questões ligadas à preservação ambiental.
 
Um aprendizado fundamental: Nas lojas, a presença dos produtos diferenciados auxilia a empresa na tarefa de satisfazer os clientes, além de atrair a parcela dos consumidores que valorizam as iniciativas de comércio justo. O programa se destaca especialmente no setor de hortifrutigranjeiros das lojas. Na Região Sul, por exemplo, praticamente a totalidade dos fornecedores destes produtos faz parte do Clube. Para garantir o frescor dos produtos, até a logística de distribuição foi alterada. A maioria dos produtores do Clube (95%) entrega diretamente nas lojas, e os que levam para os Centros de Distribuição têm prioridade no desembarque. Em alguns casos, menos de três horas separam a colheita da gôndola, e algumas lojas recebem duas entregas diárias de produtos.
 
Recomendações: A experiência mostrou também que a orientação é um passo fundamental para o projeto. A equipe de agrônomos do programa dá suporte aos processos produtivos, à gestão administrativa e ao desenvolvimento de temas ligados à contratação de mão-de-obra e à responsabilidade socioambiental. O Clube contribui para mudar a realidade da produção familiar, com a formalização dos negócios e profissionalização da gestão. Também oferece orientação sobre uso da terra e da água, aplicação de produtos químicos, gestão de resíduos e outras questões ligadas à preservação ambiental.
 
YAGASAI INDÚSTRIA DE FIBRAS LTDA
Case: Coleta de Côco Verde
Cidade: Osasco
Estado: SP
Responsável: Eleonora Silva Lins e Sean Harton
Cargo: sócios proprietários
 
Principal Motivação: Vendo-se dentro do 3º maior conglomerado urbano do mundo, perceberam que um dos sérios problemas era a escassez de espaço para armazenar as 13 mil toneladas por dia de lixo produzidos apenas na capital. Iniciaram, então, a YAGASAI – You Are Green/Good And So Am I – para produção industrial de fibras e substratos naturais a partir da coleta de côco verde usado que iria para o lixo.
 
Principais Resultados: Iniciamos coletas em fevereiro no Parque Estadual Vila Lobos, retirando dos aterros e lixões, cerca de 17 toneladas de lixo por mês. Hoje, em agosto, retiramos os côcos do Parque Vila Lobos, do CEASA, do Esporte Clube Pinheiros, do Horto Florestal, parte da Rodoviária do Tietê, da região do Pari, do Parque Ibirapuera, poupando aos nossos aterros cerca de 355 toneladas por mês, equivalentes a mais de 4.200 toneladas por ano. Hoje damos empregos a 10 funcionários em regime de CLT que têm jornada de trabalho de 40 horas semanais, dois prestadores de serviços constantes e tentamos promover integração social e educação ambiental dos grupos com os quais nos envolvemos.
 
Um aprendizado fundamental: Observação para aprender as nuances de um negócio cujo modelo não é conhecido e paciência para saber enfrentar todas as dificuldades que surgem inerentes a esse tipo de negócio. Também o fato de que não foi preciso recorrer a empréstimos ou financiamentos para iniciarmos deve ser mencionado como um complicador a menos.
 
Recomendações: Desenvolvimento de um modelo de negócio norteado pelas perguntas: 1 – ” como eu posso ser útil à minha sociedade e ao meu ambiente, no atual contexto?” 2 -” Como posso aproveitar a matéria já existente e transformá-la em utilidade ou produtos?” 3 – ” isso será ambiental e socialmente vantajoso?” 4 – ” posso ganhar dinheiro com isso e gerar dinheiro para outros? como?”
 
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