As boas praticas e os ODS

Todo case, projeto ou APP certificado pelo Programa Benchmarking esta alinhado com um ou mais ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável) da Agenda 2030 da ONU. No ato da inscrição deverá ser identificado qual dos 17 ODS é o de maior evidência do seu case, projeto ou APP. Abaixo o quadro das temáticas gerenciais do qual todo case, projeto ou APP está subordinado, e as conexões de cada temática com os ODS. Para saber mais sobre os ODS, leia rápido resumo no rodapé desta página ou clique AQUI.  Para saber mais sobre as temáticas gerenciais, clique AQUI

Dos ODM aos ODS

As metas do milênio foram estabelecidas pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2000, com o apoio de 191 nações, e ficaram conhecidas como Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O prazo para seu atingimento era de 15 anos, portanto, em 20-15. Eram 8 Objetivos:

1 – Acabar com a fome e a miséria

2 – Oferecer educação básica de qualidade para todos

3 – Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia das mulheres

4 – Reduzir a mortalidade infantil

5 – Melhorar a saúde das gestantes

6 – Combater a Aids, a malária e outras doenças

7 – Garantir qualidade de vida e respeito ao meio ambiente

8 – Estabelecer parcerias para o desenvolvimento

Em 2015, uma nova negociação reformulou a proposta e os ODS sucederam os ODM para serem atingidos até 2030. A reformulação estabeleceu os ODS (Objetivos Desenvolvimento Sustentável) para nortear as políticas nacionais e as atividades de cooperação internacional nos próximos quinze anos.  Os ODSs contemplam uma agenda com 17 Objetivos e 169 metas. Os 193 Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) adotaram formalmente a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável composta pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os 17 ODS são:

  1. Erradicação da Pobreza
  2. Fome Zero
  3. Saúde e Bem Estar
  4. Educação de Qualidade
  5. Igualdade de Gênero
  6. Água Potável e Saneamento
  7. Energia Limpa e Acessível
  8. Trabalho Decente e Crescimento Econômico
  9. Industria, Inovação e Infraestrutura
  10. Redução das Desigualdades
  11. Cidades e Comunidades Sustentáveis
  12. Consumo e Produção Responsáveis
  13. Ação Contra a Mudança Global do Clima
  14. Vida na Água
  15. Vida Terrestre
  16. Paz, Justiça e Instituições Eficazes
  17. Parcerias e Meios de Implementação

Os Objetivos e metas estimularão a ação para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta:  Propõe ações de justiça e melhoria em 5 pontos cruciais por um mundo melhor: Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias

Pessoas

Estamos determinados a acabar com a pobreza e a fome, em todas as suas formas e dimensões, e garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.

Planeta

Estamos determinados a proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que ele possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.

Prosperidade

Estamos determinados a assegurar que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal, e que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza.

Paz

Estamos determinados a promover sociedades pacíficas, justas e inclusivas que estão livres do medo e da violência. Não pode haver desenvolvimento sustentável sem paz e não há paz sem desenvolvimento sustentável.

Parceria

Estamos determinados a mobilizar os meios necessários para implementar esta Agenda por meio de uma Parceria Global para o Desenvolvimento Sustentável revitalizada, com base num espírito de solidariedade global reforçada, concentrada em especial nas necessidades dos mais pobres e mais vulneráveis e com a participação de todos os países, todas as partes interessadas e todas as pessoas.