Categorias Gerenciais

CATEGORIAS GERENCIAIS

O Maior Banco Digital de Cases, Projetos e APPs de  Sustentabilidade certificados e com Livre Acesso do País

Ao inscrever seu case, projeto ou APP para concorrer ao Ranking Benchmarking,  deverá identificar em qual das categorias gerenciais ele se encaixa. Uma vez que o case, projeto ou APP obtenha índice técnico (pontuação igual ou superior a  7.,1) será certificado Benchmarking e disponibilizado seu conteúdo no Banco Digital. A organização do BD compreende modalidade (senior, junior hackathon, indicadores), ano da certificação (edição) e categoria gerencial (veja lista abaixo), para facilitar rápida localização do publico interessado, além de fornecer subsídios para mapeamento sobre tendências da gestão socioambiental brasileira. Nas modalidades Senior e Indicadores (empresas), esta ferramenta permite que a empresa exerça sua cidadania e preste contas a sociedade sobre a forma como conduz suas práticas de sustentabilidade no negócio. Abre e mostra seu “modus operandi” para especialistas de vários países, e uma vez certificado compartilha com toda a sociedade suas boas práticas sociais, ambientais e/ou socioambientais.  Nas demais modalidades, a contribuição vem de jovens talentos das inovações verdes, mostrando o desenvolvimento técnico e tecnológico que está sendo construído nas escolas técnicas e universidades parceiras do Programa, por seus alunos. 

Categorias e/ou Temáticas Gerenciais

dedo_clique

 Temática Gerencial

 Descritivo


Arranjos Produtivos
 

Arranjos Produtivos
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para novos designs de produção que otimizem o desempenho ambiental do processo produtivo.


Educação, Informação e Comunicação_Socioambiental

Educação, Info e Com. Socioambiental
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações que atuam na formação socioambiental do individuo e/ou estabelecem diálogos ou intercâmbio com um ou mais segmentos da sociedade.


Emissões

Emissões
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para redução, tratamento e destinação de gases poluentes e/ou causadores de efeito estufa.


Energia

Energia
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para inovações que resultem em maior eficiência ou substituição da matriz energética por fontes mais limpas e/ou renováveis.


Ferramentas e Políticas de Gestão

Ferramentas e Políticas de Gestão
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para a gestão da sustentabilidade nas organizações e sociedade.


Manejo e Reflorestamento

Manejo e Reflorestamento
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para recuperação e manutenção da flora e fauna nativas, assim como dos recursos naturais diversos.


Pesquisa e Desenvolvimento de Novos Produtos

Pesquisas Cientificas e Novos Produtos
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para pesquisas e soluções que contribuam com a proteção e a preservação ambiental e social, e/ou mudanças de hábitos de consumo.


Proteção e Conservação
 

Proteção e Conservação
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações que contribuam com a recuperação, manutenção e ampliação de espaços ambientais em áreas delimitadas, como parques de preservação,  reservas, etc.


Recursos Hídricos e Efluentes
 

Recursos Hídricos e Efluentes
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para a conservação, recuperação, melhoria da qualidade, e uso racional da água nas organizações e sociedade.

RESIDUO
Resíduos

Resíduos
Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações para a minimização, destinação, tratamento, e/ ou reinserção de resíduos na cadeia produtiva.

Total de Cases

Práticas, técnicas, projetos, tecnologias, estratégias e ações que contribuam com a melhoria do meio ambiente natural,  social e econômico.