Trajetória Release

Benchmarking Brasil em Números 

Bench_Brasil

 

O Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país que certifica, reconhece e compartilha as melhores práticas das instituições brasileiras. Em 2013, o Programa foi o grande vencedor da categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara Brasil Alemanha. 

 

trofeu_diploma_vonmartius

Em 11 edições já realizadas, certificou 279 melhores práticas, uma média de 25 ao ano. Neste período, construiu e detém o maior banco de práticas de sustentabilidade de livre acesso do País. Estas práticas são publicadas em livros, revistas, guias e no Banco Digital, servindo de pesquisa e fonte de consulta para especialistas profissionais, pesquisadores acadêmicas, estudantes e demais interessados. Além de ser um rico acervo a disposição da sociedade, é também um canal de comunicação que disponibiliza “modus operandi” de grandes empresas nesta importante área gerencial. Desta forma, contribuí para transparência das relações empresariais com as comunidades interessadas, como se fosse um relatório didático das ações de responsabilidade socioambiental das empresas que tiveram certificadas suas boas práticas.

 

Comissão Técnica Internacionaltrofeus_canudos_pretos

Mas para ser certificada, a empresa deve se inscrever e ser avaliada por uma comissão técnica multidisciplinar composta por especialistas de vários países que avaliam as práticas sem ter acesso ao nome da organização. As empresas que concorrem ao Ranking Benchmarking Brasil também assinam termo de compromisso relativo a sua participação e autorização de publicação da prática inscrita, entre outros quesitos que se declara apta a cumprir. Sómente depois desta fase é que sua prática é avaliada pela Comissão técnica. Existe também um acordo de confidencialidade, onde as empresas não aprovadas são mantidas em absoluta sigilo e desconhecimento, inclusive da Comissão Técnica, que pela metodologia não tem acesso ao nome da organização no processo de avaliação. Neste período, participaram da Comissão Técnica Benchmarking Brasil 145 especialistas de 19 diferentes países.

Benchmarking Brasil em Números 

Benchmarking Brasil contribuí com a transparência das relações empresariais com suas comunidades

Até o momento, 162 empresas de 26 diferentes ramos de atividades tiveram suas práticas certificadas e foram reconhecidas como detentoras das melhores práticas de sustentabilidade em uma das 10 categorias gerenciais: arranjos produtivos, educação e comunicação socioambiental, energia, emissões, ferramentas e políticas de gestão, manejo e reflorestamento, pesquisa e desenvolvimento novos produtos, proteção e conservação, recursos hidricos, resíduos. Suas práticas com os devidos créditos foram publicadas em livros, revistas especializadas e estão disponíveis no maior banco digital de boas práticas de livre acesso do país. Também são apresentadas presencialmente nos encontros técnicos do Instituto MAIS e outros eventos corporativos proporcionando assim acesso didático ao modus operandi em sustentabilidade destas organizações. 

 

Benchmarking Brasil inspira empresas e pessoas na busca das melhores práticas

louro_generico_dourado_home

 
O Programa Benchmarking Brasil é uma iniciativa de fomento as boas práticas de sustentabilidade, que trabalha de forma integrada a certificação, comunicação e reconhecimento.  Trabalha com Benchmarking Senior para empresas e instituições, Benchmarking Junior para alunos de escolas técnicas, Benchmarking das Artes para artistas e artesãos e Benchmarking Pessoas, homenageando personalidades que prestam grandes serviços a causa socioambiental. Benchmarking Brasil não recebe patrocínio, mas conta com apoio logístico institucional e de divulgação para sua realização.  Mais informações AQUI

 

São Paulo, 25 de Setembro de 2013

imprensa@institutomais.org 

55 11 3257-9660/ 3729-9005