Livro BenchMais 2 terá prefácio da Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira

 

 

O segundo volume da série BenchMais reune grandes nomes da sustentabilidade do país, e promove um histórico encontro de ministros do meio ambiente do Brasil.

 

Conta com o prefácio da atual Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e com depoimento de Paulo Nogueira Neto, o primeiro ministro do meio ambiente do país. Na ocasião em que tomou posse, não existia um ministério de meio ambiente, e sim uma secretaria, mas com status equivalente. BenchMais 2 será lançado na 9ª edição do Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer, em 28 de julho de 2011, quando será conhecido o ranking dos detentores das melhores práticas do ano, encerrando a 4ª FIBoPS – Feira e Congresso Internacional Pro-Sustentabilidade.

 

A edição é da MAIS PROJETOS, e a coordenação Técnica de Marilena Lino de Almeida Lavorato, idealizadora do Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro.

 

Sobre a Obra:

 

BenchMais2 é um livro focado em práticas de sustentabilidade, que denotam uma mudança na orientação de valores e métodos de gestão em empresas de distintos portes.

 

Um livro de casos (conhecimento aplicado selecionado pelo Programa Benchmarking), do interesse de professores e alunos de graduação e pós graduação, além de gestores, lideranças e empreendedores. Será distribuido gratuitamente para bibliotécas de universidades e entidades representativas, a exemplo da primeira edição. É uma obra didática de gestão e referência técnica, apresentando os resumos dos 113 casos selecionados pelo Programa Benchmarking Ambiental Brasileiro no período de 2003 a 2010.

 

No total 198 casos com o melhor da gestão socioambiental do Brasil de cerca de 125 empresas sediadas no Brasil, serão apresentados por regiões geográficas e ramo de atividade e organizados em 10 diferentes temáticas gerenciais para atender o requisito de aprendizagem e comparação da ferramenta Benchmarking – além de artigos de especialistas e um capitulo com orientação sobre sua aplicabilidade na gestão corporativa.

 

“BenchMais 2” terá tiragem impressa inicial prevista de 5000 exemplares que serão distribuídos gratuitamente para professores e bibliotécas universitárias, agências internacionais de desenvolvimento socioambiental, organizações multilaterais e entidades empresariais com interesse em gestão, administração, meio ambiente, sustentabilidade e gestão sustentável.

 

Especialistas e lideranças atuantes na gestão pro-sustentabilidade do país dão sua contribuição no livro BenchMais 2

  

Artigos Técnicos:

 

Alcir Vilela Junior – Pesquisador do Laboratório de Sustentabilidade e Redes Técnicas (FLUXUS) da Faculdade de Engenharia Civil da Unicamp e do Centro Universitário do Senac – São Paulo. Professor do MBA em Gestão da Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo e do Centro Universitário do Senac em cursos de graduação (Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental) e Pós-Graduação Ambiente, Saúde e Educação. É, atualmente, um dos coordenadores da Dimensão Ambiental do Indice de Sustentabiliadde Empresarial da BOVESPA.

 

Eduardo Athayde – Administrador, pesquisador, diretor da UMA (Universidade Livre da Mata Atlântica) e editor do Worldwatch Institute no Brasil.

 

João Amato Neto – Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP). Coordenador do núcleo de pesquisa Redes de Cooperação e Gestão do Conhecimento (REDECOOP). Professor, consultor, vice-presidente do conselho curador e coordenador do Curso de Especialização em Administração Industrial (CEAI) da Fundação Vanzolini. Professor convidado nos programas de MBA da Fundação Instituto de Administração (FIA)

 

Ricardo Carvalho – jornalista especializado em meio ambiente e sustentabilidade. diretor de conteúdos da Fotossíntese e do programa da TV Ideal (nova emissora de TV da Editora Abril), É conselheiro do Instituto AKATU de Consumo Consciente e do Projeto Mercado Ético. Escreve a coluna “Sustentabilidade” na Revista Imprensa e faz programas para a WEB TV Mercado Ético, onde entrevistou, ao lado de Rosa Alegria, Al Gore, Prêmio Nobel da Paz.

 

Depoimentos:

 

Alberto Ogata – Diretor Titular Adjunto de Responsabilidade Social da FIESP, Presidente da Associação Brasileira de Qualidade de Vida, Diretor de Saúde e Benefícios do TRF3, Autor dos livros – “Wellness” e “Guia Prático de Qualidade de Vida”, publicados pela Editora Campus Elsevier.

 

Alberto Augusto Perazzo – Economista, filosofo, empresário, Membro do grupo de excelência em Ética e Sustentabilidade do CRA SP, Vice Presidente da Câmara de comercio Brasil Argentina, Membro permanente do conselho de curadores da FIDES (Fundação Instituto de Desenvolvimento Empresarial e Social, Presidente do Conselho de Curadores da Oficina Municipal, do Museu e Centro Contemporâneo de Tecnologia de São Paulo.

 

Arnaldo Jardim – Deputado Federal – relator do Grupo de Trabalho para Consolidação das Leis, respondendo pelas áreas de mineração, águas e energia. Além de coordenar o Grupo de Trabalho de Resíduos Sólidos e de Eficiência Energética.

 

António Victor Carreira de Oliveira – Assessor Principal de Desenvolvimento Sustentável e RSE da Direção de Serviços de Desenvolvimento Sustentável, e Direção-Geral das Atividades Económicas, do Ministério da Economia, Inovação e Desenvolvimento de Portugal

 

Eliane Belfort – Diretora Titular do Comitê de Responsabilidade Social (CORES) da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), vice-presidente do Conselho Superior de Responsabilidade Social (CONSOCIAL) do Instituto Roberto Simonsen (IRS) e membro do Conselho Permanente de Responsabilidade Social (CORES) da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

 

Alberto Augusto Perazzo – Membro permanente do conselho de curadores da FIDES, Presidente do Conselho de Curadores da Oficina Municipal, do Museu e Centro Contemporâneo de Tecnologia de São Paulo.

 

Elimar Nascimento – Professor e Coordenador do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB. Pesquisa e publica, principalmente, sobre os seguintes temas: conflitos socioambientais, desenvolvilmento sustentavel, participação social e politicas públicas.

 

Haroldo Mattos de Lemos – Professor e Coordenador dos Cursos de Pós-Graduação em Gestão Ambiental da Escola Politécnica da UFRJ. É Presidente do Conselho Técnico da ABNT, Vice Presidente do Comitê Técnico 207 da ISO, e Presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da Associação Comercial do Rio de Janeiro. É também Presidente do Instituto Brasil PNUMA.

 

Maria Cecilia Coutinho de Arruda – Professora Adjunta do Departamento de Mercadologia da FGV SP, e Diretora Executiva da ALENE – Associação Latino-Americana de Ética, Negócios e Economia

 

Paulo Nogueira Neto – Advogado, naturalista e professor. Foi o primeiro ministro do Meio Ambiente do Brasil, além de ser membro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) e da Academia Paulista de Letras, tendo publicado as diversas obras. Na suaq gestão ambiental foram criadas 26 reservas e estações ecológicas, e 12 áreas de proteção ambiental na Amazônia. Entre outras realizações, também tratou da Lei da Política Nacional de Meio Ambiente, que passou a vigorar em 1981. Atualmente Paulo Nogueira-Neto é também presidente do Conselho de Orientação do Parque Tizo, localizado na confluência da Rodovia Raposo Tavares com o Rodoanel, em São Paulo.

 

Sobre o Programa Benchmarking O Benchmarking Ambiental Brasileiro é uma plataforma de conhecimentos empresariais que oferece não apenas a teoria da gestão responsável. É uma base de dados com experiências concretas. Não é apenas “como fazer”, mas sim, “como está sendo feito” em diversas áreas da gestão e da engenharia corporativa.

São 08 anos experiência em gestão socioambiental no Brasil que estarão registrados no Livro BenchMais. O conhecimento socioambiental aplicado de 125 empresas com 198 casos catalogados em 10 diferentes temáticas será compartilhado nesta obra didática de gestão sustentável. Conheça a iniciativa no site https://benchmarkingbrasil.com.br/

 

 

Mais Informações: Kathellym Santos Assessora Imprensa

kat@maisprojetos.com.br

(11) 3257-9660/ 3729-9005/ 3637-4457/ 3637-4459

www.benchmarkingbrasil.com.br