Empresas e Gestores com excelência em suas práticas de sustentabilidade
 
RANKING BENCHMARKING 2011
 

 

Em 28 de Julho no Centro de Eventos São Luis, São Paulo/SP (Rua Luis Coelho, 323 – Região Paulista), será realizado o 9º Dia Benchmarking, Compartilhar para Crescer. Ocasião em que se apresenta o Ranking 2011 dos Melhores da Gestão Socioambiental Brasileira.
  
O Dia Benchmarking reune empresas e gestores que são considerados referencias pela inovação e qualidade das suas práticas. 
Participam empresas de todos os ramos e portes, e localizadas em todo território nacional. Uma comissão multidisciplinar de especialistas de vários países, pontuam os cases inscritos, sem ter acesso ao nome da organização.
  
As melhores pontuação, acima do índice técnico, são considerados Cases Benchmarking e passam a integrar o maior banco digital de práticas de sustentabilidade de livre acesso do país. Também são publicados no Livro BenchMais, uma série lançada a cada 4 anos com os resumos dos cases organizados em edições e temáticas gerenciais.   
 
O Dia Benchmarking encerra a 4ª FIBoPS (Feira e Congresso Internacional) considerado o maior intercâmbio Pró-Sustentabilidade do país, e compreende 02 momentos. 
 
O primeiro momento, das 10h00 as 18h30, teremos o Seminário Benchmarking com a apresentação em ordem alfabética dos cases selecionados. Já o segundo momento, das 19h00 as 21h00, teremos a Solenidade Benchmarking com a apresentação do Ranking 2011, onde é conhecida a classificação dos cases.
  
PLANTÃO BENCHMARKING
  
Este ano a solenidade será aberta com uma apresentação da Orquestra Sinfônica do SENAI SP. Teremos também nos 03 dias da FIBoPS (26 a 28 de Julho) a ILHA BENCHMARKING, onde o publico visitante poderá conhecer a estrutura e acervo do Programa no Plantão Benchmarking com destaque para os cases selecionados em 2011 em mini boxes.
 
Gestores, Engenheiros e Educadores Ambientais se prepararam para monitorias especializadas junto ao publico visitante. Outra atração ansiosamente aguardada será o lançamento do Livro BenchMais 2, com prefácio da Ministra do Meio Ambiente, Izabela Teixeira, e participações especiais de Dr. Paulo Nogueira Neto (considerado o primeiro ministro do meio ambiente do país), e Lester Brown, pensador e autor internacional sobre economia verde.
  
 O livro, além de artigos técnicos, e participações especiais, trás o resumo dos cases Benchmarking organizados em edições e temáticas gerenciais.
As empresas Benchmarking 2011 foram aquelas que pela excelência de suas práticas de sustentabilidade inovaram na preservação do meio ambiente natural e social, além de aumentar a competitividade da organização.
  
Por isto, tornaram se Benchmarking, ou seja, referencias e exemplos a seguir.O programa Benchmarking é uma iniciativa independente que está em sua 9ª edição. Neste período construiu o maior banco de cases de sustentabilidade de livre acesso do país.
  
São cases que alimentam as grades técnicas de eventos de capacitação e as pautas das publicações dirigidas a gestão da sustentabilidade.
Com metodologia própria e reconhecimento internacional, o Programa Benchmarking já selecionou mais de 220 cases de sustentabilidade, de mais de 130 empresas rankeadas. 
  
A prática Benchmarking é uma ferramenta de desenvolvimento gerencial que tem no aprendizado sua base central. Um aprendizado espelhado nos melhores exemplos e cases práticos. Conheça as empresas e os cases selecionados em ordem alfabética:
  
Ranking Benchmarking 2011 – Ordem Alfabética
 
Empresa e Case Benchmarking
 
AGCO do Brasil – Projeto Integrado Biodiesel – 100% Biodiesel – SP
  
Ambev – Banco Água – SP
  
Associação Vale para o Desenvolvimento Sustentável (Fundo Vale) – 2 anos de ações pela conservação dos recursos naturais e desenvolvimento local – RJ
  
Construtora Andrade Gutierrez – Utilização de Palha de Carnaúba no Revestimento de Isolamento Térmico de Tubulações – SP
  
ArcelorMittal Tubarão – Biodiversidade através de projetos e resgate da fauna e da flora com enriquecimento do cinturão verde – ES
 
Cargil Agrícola – Projeto Salto + Limpo: Recuperação, Conservação e Educação Ambiental no Córrego do Salto – MG   
 

CCPR – Itambé – Cooperativismo Sustentável –

MG

  
Celulose Irani – Recuperação da Área de Preservação Permanente do Riacho da Anta – SC
  
Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) – Projeto Vale Luz – BA
  
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) – Programa Córrego Limpo na Unidade de Negócio Oeste – a sustentabilidade de ações socioambientais num contexto corporativo – SP
  
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) -Programa Abraço Verde – SP
  
Concessionária Ecovias dos Imigrantes –  Viveiro de Mudas: Semeando a inclusão social – SP
  
Diageo Brasil – Todo mundo reciclando vidro – SP 

 

Duke Energy Geração Paranapanema – Conservação Ambiental do Parque Estadual do Cerrado de Jaguariaíva, Último Fragmento de Cerrado da Região Sul do Brasil, Através do Controle de Plantas Exóticas Invasoras – SP
  
Duratex – Educação e Inclusão Social – SP
  
Instituto Embratel 21 – Reciclagem de Lonas Vinílicas – RJ
  
Firmenich & Cia – Cadeia Sustentável da Copaíba Amazônica – SP
  
Fortaleza Indústria e Comério de Máquinas e Equipamento – Programa de Sustentabilidade: alternativas sustentáveis para resíduos da construção civil – RS
  
Fundação Pró-HEMORIO – Projeto Infocycle: reaproveitamento de resíduos eletrônicos e prevenção da poluição ambiental – RJ
  
Itaipu Binacional – Gestão para a sustentabilidade no espaço rural – PR
  
Kinross Brasil Mineração – Projeto de Revitalização e Preservação de Nascentes na Bacia do Córrego Rico em Paracatu – MG
  
Klabin – Programa Fomento Florestal semeando o Desenvolvimento Sustentável – SP  
  
LLX – Programa de Relocação Porto Sudeste – RJ
  
LLX – Plano de Investimento Social da Pesca do empreendimento Porto Sudeste, Itaguaí, Rio de Janeiro – RJ
  
Pepsico – Display Reciclavel – SP
  
PepsiCo – Gincana Vida Sustentável – SP
  
R&A Consultoria e Serviços de Comunicação – Vinte e dois anos de pioneirismo fazendo negócios sustentáveis – SP
  
Walmart Brasil – Sustentabilidade na comunicação visual das lojas – SP
  
Mais Informações no site https://benchmarkingbrasil.com.br/