Benchmarking Brasil começa hoje

Ranking das melhores práticas de sustentabilidade


trofeu_2013 


Hoje no auditório do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3a Região tem inicio Benchmarking Brasil, a fotografia da gestão socioambiental brasileira.  A partir das 14 horas teremos o Seminário Benchmarking Junior com 10 projetos de inovações verdes desenvolvidos por jovens estudantes de cursos técnicos no nível médio e graduação. São soluções criativas, testadas e técnicamente comprovadas sua eficácia.  Reconhecer, certificar e compartilhar a visão (e solução) do jovem frente aos desafios socioambientais do nosso tempo é sem duvida, uma forma de acelerar o desenvolvimento sustentável no país. Para os jovens vencedores de Benchmarking Junior, o futuro já chegou.


Amanhã será o grande dia com o 12o BENCH DAY, onde será conhecido o Ranking dos detentores das melhores práticas de sustentabilidade do País. Serão 32 organizações que tiveram suas práticas certificadas especialistas de vários países, que pontuaram quesitos destes cases sem ter acesso ao nome da organização. 

 

Benchmarking Brasil trabalha com sustentabilidade aplicada, com práticas e modelos gerenciais implantados. A medotologia atua no “como” a sustentabilidade está sendo aplicada nas organizações brasileiras. 

 

Este ano, a comissão técnica que avaliou os cases inscritos contou com 15 especialistas de 6 diferentes países. Estas práticas serão publicadas em BenchMais 3 (o terceiro volume da série BenchMais – As melhores práticas da gestão socioambiental brasileira), em revistas de management, portais especializados, e compartilhadas em encontros técnicos que realizaremos em 2015. Para saber Quem é Quem da Gestão Socioambiental Brasileira, clique Aqui

 

Bench Day, além das organizações, apresentará também o Ranking Benchmarking Junior com os melhores projetos de inovações verdes dos alunos de cursos técnicos do nivel médio e graduação das escolas SENAI SP e Centro Paulo Souza. Ranking Benchmarking das Artes com artistas que trabalham a sustentabilidade como técnica e/ou forma de expressão, e prestará homenagem a Família Schurmann pela defesa do meio ambiente marinho e costeiro, em Benchmarking Pessoas. Para ver a programação, clique Aqui

 

Sobre Benchmarking Brasil 

louro_verde_2014_p1Em 11 edições já realizadas, o Programa Benchmarking Brasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do país. Com uma metodologia estruturada e participação de especialistas de vários países, o Ranking Benchmarking define e reconhece os detentores das melhores práticas de sustentabilidade do Brasil. O programa, além do Ranking, congrega outras ações de fomento à sustentabilidade como publicações, banco digital de livre acesso, encontros técnicos, feiras e congressos, entre outros. Além de incentivar a busca da melhoria contínua e a adoção das boas práticas nas organizações, o Programa Benchmarking Brasil contribuiu de forma efetiva com a construção de massa crítica em sustentabilidade no país. Em 2013, Benchmarking Brasil foi o grande vencedor (1º colocado) na categoria Humanidades do Prêmio von Martius de Sustentabilidade da Câmara de Comércio Brasil Alemanha.

 

(*) Benchmarking é um ferramenta de gestão que não se limita na simples identificação das melhores práticas, mas, principalmente, no seu compartilhamento para elevar o nível técnico e promover a excelência das práticas aplicadas em determinada área do conhecimento corporativo. “Benchmarking é um método sistemático de procurar os melhores processos, as ideias inovadoras e os procedimentos de operação mais eficazes que conduzam a um desempenho superior” (Bogan,Christopher)

 

São Paulo, 03 de Junho de 2014

(11) 3257-9660/ 3729-9005