LOGO_BENCH1

 

Projetos Benchmarking certificados – 2ª Edição – 2013

Inovações Verdes – Alunos de Cursos Técnicos do nível médio e graduação

 

Páginas   1   2

 

IFSP – Campus Caraguatatuba

Curso: Técnico em Edificações
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Kawana Ribeiro, Bruno Bispo dos Santos e Brenno Poyares Torrents de Goes Telles

 

Título do Projeto: Práticas sustentáveis em pequenas edificações

 

Temática Abordada: Recursos Hídricos e Efluentes

 

Descrição: O setor da construção civil é, considerando-se toda sua cadeia produtiva, um dos que mais provoca a degradação dos Recursos Naturais (BRAGA et al., 2005). Acredita-se que o ensino e a prática de soluções sustentáveis tenham um papel preponderante na mudança do paradigma predatório para o paradigma sustentável na relação “Desenvolvimento x Uso e Preservação dos Recursos Naturais” de nossa sociedade. Experimental: Este projeto (Fase I), faz parte de um projeto “guarda-chuva” envolvendo o estudo e avaliação de uma ou mais soluções sustentáveis viáveis para pequenas edificações (área igual ou inferior a oitenta metros quadrados – 80 m²). Nesta primeira fase, pretende-se identificar possibilidades e propor aplicações práticas para o aproveitamento de água de chuva. Resultados: Já foi montado um primeiro protótipo de um SAAP – Sistema de Aproveita mento de Águas Pluviais. 

 

IFSP – Campus Caraguatatuba

Curso: Técnico em Edificações
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Claudette de Vita Ferreira; Alexandre Luiz Campos Serra

 

Título do Projeto: Diretrizes básicas para a reestruturação do Sistema Cicloviário de Caraguatatuba,SP

 

Temática Abordada: Ferramentas e políticas de gestão

 

Descrição: Atualmente a preocupação mundial com questões ambientais é primordial. A mobilidade urbana sustentável torna-se imprescindível para a melhoria da qualidade de vida, tendo em vista o crescimento da frota de veículos motorizados, e com isso, gerando maior desconforto e poluição nos locais de maior concentração populacional. Em Caraguatatuba, litoral norte de SP, a bicicleta é componente efetivo da mobilidade urbana. Isso se deve a diversos fatores, entre eles: aspecto cultural, com o uso das bicicletas por várias gerações; transporte público ineficiente; condições geográficas de clima e relevo favoráveis. No entanto, as ciclovias não atendem aos quesitos de segurança e conforto aos usuários, que atualmente são regulamentados pela legislação e por isso, há necessidade emergencial de se efetivar tal adequação. A metodologia adotada neste projeto foi de percorrer toda a malha ciclável do município e levantar as dir etrizes básicas necessárias para que a mesma possa atender aos quesitos de segurança e conforto ao usuário, de modo a tornar o município verdadeiramente sustentável no quesito de mobilidade urbana.

 

ETEC Trajano Camargo

Curso: Técnico em Mecânica
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Ana Carolina Baesso dos Reis, Débora Beatriz Gonçalves Joffre e Pedro Luís Calhei ros da Silva

 

Título do Projeto: Veículo Movido à Tração Humana Sustentável

 

Temática Abordada: Resíduos

 

Descrição: O projeto tem por finalidade promover maior praticidade, mobilidade, ergonomia e erradicação dos problemas quanto locomoção e acomodação dos materiais recolhidos, minimizando os esforços físicos realizados pelos coletores de materiais recicláveis. Produzido com materiais duráveis e ecologicamente corretos – tais como madeira plástica e metais reutilizados – o projeto apresenta sistema de freios, terceira roda e uma prensa para garrafas PETs tendo em vista sua larga utilização atualmente. 

 

SENAI – São Paulo

Curso: Técnico em Mecatrônica
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Denis Benvenuto; Ítalo Ivo Guimarães de Amorim; Luis Paulo Correa da Silva; Marcelino Salsani; Paulo Henrique Oliveira Rodrigues; Paulo Henrique da Silva Rodrigues; Rodrigo Guilherme dos Santos Raimundo

 

Título do Projeto: Módulo Hidropônico

 

Temática Abordada: Pesquisas Científicas e Desenvolvimento de Novos Produtos

 

Descrição: Este projeto consiste em automatizar e controlar todo o processo de crescimento da planta em um ambiente hidropônico. Atuando sobre as variáveis de PH, temperatura, concentração de sais na solução, níveis do reservatório principal e tanque de sais. Com exceção do plantio, da colheita e da reposição de sais no tanque, não será necessária nenhuma intervenção do usuário. O projeto destina-se a facilitar o cultivo de hortaliças em espaços reduzidos, por exemplo, em apartamentos, de forma limpa e organizada, isenta de agrotóxicos e de contaminação por fungos e bactérias presentes no solo. 

 

IFSP – Campus Matão

Curso: Tecnologia em Biocombustíveis
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Sandro Rogério de Sousa

 

Título do Projeto: Produção industrial de xilitol, um adoçante natural: Avaliação de leveduras que fermentam xilose proveniente da hidrolise do bagaço de cana.

 

Temática Abordada: Resíduo

 

Descrição: Na indústria farmacêutica, o xilitol pode ser empregado como adoçante ou excipiente na formulação de xaropes, tônicos e vitaminas. Entretanto, como seu preço é relativamente alto (custo de produção cerca de 10 vezes superior ao da sacarose ou do sorbitol), ele é normalmente utilizado em combinação com outros polióis que servem como agente de corpo da mistura. A produção microbiana é uma alternativa ao processo químico, com a vantagem de ser conduzida em condições de temperatura e pressão brandas, portanto, com menor gasto de energia e, devido à especificidade da bioconversão, são obtidos rendimentos mais levados, com baixo custo de separação/purificação, e efluentes mais limpos. A seleção de microrganismos que fermentam D-xilose a xilitol é o primeiro passo para o desenvolvimento de um processo de bioconversão com alta produtividade e rendimento.

 

IFSP – Campus Caraguatatuba

Curso: Técnico em Edificações
Ano Letivo: 2013
Co-Autores: Daniel Romero Guerra Júnior; Erasmo Carlos dos Santos

 

Título do Projeto: Levantamento Batimétrico e Hidrométrico na Bacia do Rio Juqueriquerê, Caraguatatuba, SP

 

Temática Abordada: Recursos Hídricos e Efluentes

 

Descrição: No litoral norte de SP, há inúmeros problemas relacionados a alagamentos e inundações. Toda a região encontra-se em expansão, devido aos investimentos do pré-sal, em especial no município de Caraguatatuba. Por isso, torna-se muito importante levantar dados hidrológicos, para contribuir com os estudos relacionados ao comportamento da bacia na área semi-urbana e prever quais são as futuras condições de projeto para implantar a infraestrutura de forma integrada ao gerenciamento dos recursos hídricos. Neste estudo foram levantados dados batimétricos de diversas seções da Bacia do Rio Juqueriquerê e verificadas as condições das calhas dos rios para por fim mensurar as vazões das seções de controle, em campanhas hidrológicas realizadas em diferentes épocas do ano.

 

Páginas   1   2