BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2010 – ORDEM ALFABÉTICA
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Duke Energy Inter. Geração Paranapanema

Case: Restauração de Mata Ciliar: Programa de Promoção Florestal 
 
Cidade: Palmital
Estado: SP
Responsável: Antonio Manoel Cardoso Ribeiro
Cargo: Analista de Meio Ambiente

Principal motivação: O principal insumo de uma usina hidrelétrica são as águas do rio. Portanto, a preservação dos recursos hídricos é fundamental para que a empresa possua água em quantidade e qualidade para garantir a produção de energia elétrica.
Para assegurar o potencial produtivo de energia do rio tem-se que garantir que os ciclos hidrológicos sejam regularizados. Devido ao importante papel desempenhado pelas matas ciliares, na regularização desses ciclos hidrológicos, a necessidade de se preservar essas matas é indispensável. Além disso, proteger e gerenciar de forma sustentável os recursos naturais são fatores críticos para a qualidade de vida, meio ambiente e o sucesso de qualquer empreendimento.
Para atender todas as expectativas foi implantado, na Empresa, o Programa de Promoção Florestal, onde empresa e comunidade trabalham juntos visando um só resultado: conservação e preservação do meio ambiente.

Principais resultados: Entre os anos de 1999 até abril de 2010, a Empresa distribuiu à proprietários rurais, prefeituras municipais, agências municipais e estaduais de extensão rural, 1.560.092 mudas florestais de espécies nativas.
Ao todo, 46 Municípios nos estados de São Paulo e Paraná já foram atendidos com o Programa de Promoção Florestal.
Através deste Programa a Empresa já restaurou mais de 1.000 hectares em áreas de terceiros, ou seja, em áreas que não pertence à empresa, mas que estão na área de influência de seus reservatórios.
Em uma ação de reconhecimento aos parceiros do Programa de Promoção Florestal, a Empresa lançou a placa comemorativa "Propriedade Amiga da Floresta" que foram distribuidas aos proprietários rurais que mais se destacaram na implantação de seus projetos de restauração ambiental. 
 
Um aprendizado fundamental: O Programa de Promoção Florestal realiza, por meio do fornecimento gratuito de mudas florestais, a implantação de projetos ambientais e reflorestamentos em áreas que não pertençam à empresa, mas que estejam localizadas dentro das principais microbacias hidrográficas de contribuição de seus reservatórios e estimula o estabelecimento de parcerias entre viveiristas, prefeituras municipais, órgãos de extensão rural, municipais e estaduais, e proprietários rurais.
Esse projeto mostra que a Empresa tem uma visão de melhoria continua de seus processos, responsabilidade socioambiental e preocupação com a comunidade onde está inserida.

Recomendações: O compromisso com as ações de reflorestamento em margens de cursos d’água gera a melhoria das condições ambientais dos recursos hídricos, redução de processos de erosão e manutenção da biodiversidade regional.
O Programa de Promoção Florestal propicia a melhoria de vida da população que está inserida nas bacias hidrográficas onde estão os reservatórios da empresa, pois com a formação de pequenos fragmentos florestais, através dos plantios das mudas de espécies nativas doadas a essas propriedades rurais, possibilita o melhoramento na qualidade da água, através de um fluxo mais contínuo da mesma, na redução de assoreamento e solapamentos, pois a presença de vegetação arbórea nesses locais impede que esses prejuízos ambientais venham a ocorrer nesses corpos d’ água.
Outro destaque é que as áreas de extensa ocupação de propriedades rurais com lavouras e áreas de pastagem impediam a permanecia da fauna nessas regiões, já que havia uma carência de alimento e abrigo natural. Com a adesão ao Programa, o proprietário rural contribui com a formação de fragmentos florestais, propiciando a volta e permanência significativa da fauna regional.

EDP Energias do Brasil/Instituto EDP

Case:  Letras de Luz
 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Ana Maria Schneider
Cargo: Especialista em sustentabilidade

Principal motivação: O programa Letras de Luz centra as suas ações no incentivo à leitura. Ler é apreender o mundo e, a transformação social passa pela utilização desta ferramenta – ler é poder escolher construir outra realidade.

Principais resultados: Segue o resultado do programa no ano de 2009:
oficinas de leitura: 110;participantes:1150;
apresentações de teatro:175;número de espectadores:33.338; doação do acervo: : 15.480.
Abaixo números globais dos três anos 2007,2008 e 2009:
Oficinas de leitura realizadas: 430
número de participantes : 5050
abrangência 531 375
número de apresentações teatrais:750
número de espectadores: 121.913
doação de acervo (livros) : 49 385
 
Um aprendizado fundamental
– possibilidade desenvolver leitores
– utilização do teatro como ferramenta de incentivo à leitura
– formação de bibliotecas locais ou enriquecer as já existentes.

Recomendações: Com o passar dos anos, percebeu-se o enorme efeito multiplicador do "Letras de Luz". A cada novo município incluído no programa a satisfação e a descoberta são reproduzidas. O esforço das várias partes faz com que este seja um projeto que, via Secretaria da Educação/Cultura nos municípios, rapidamente ele é abraçado pelas organizações, escolas e comunidade. A sua replicação é possível em qualquer geografia. Como ponto de melhoria neste ano de 2010, a EMPRESA fez a convergência deste programa com outros projetos corporativos, buscando otimizar ainda mais os seus resultados.

EUCATEX S/A Indústria e Comércio

Case: Programa de Educação Ambiental "Casa do Natureza" 
 
Cidade:  Salto
Estado: SP
ResponsávelFabio Tulio de Lima Cro
CargoCoordenador de Tecnologia Florestal

Principal motivação: A falta de uma atuação efetiva na região abrangente pela Organização, diante da falta de condições que os alunos e educadores tinham em relação ao meio ambiente global e local.
Toda e qualquer iniciativa em prol da formação da opinião e ação sobre o tema meio ambiente, é bem vinda, seja ela do cidadão comum no seu dia-a-dia, dos órgãos oficiais do estado, representantes da comunidade e da iniciativa privada com sua agilidade em produzir mudanças e resultados.
Tendo em vista toda essa problemática ambiental atual, acentuada pela busca de uma solução, despertou-se o interesse em atuar através de programas de Educação Ambiental voltado aos alunos de quintos anos, buscando conscientizar e sensibilizar estes, e de capacitar Educadores da rede municipal de ensino das cidades do entorno das operações florestais. 

“Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”

Principais resultados: Do inicio do Programa em 1999, até os dias de hoje podemos salientar grande conquistas.
No ano de 2003, ano de comemoração dos quatro anos do Programa, atingimos a marca de 10.000 visitantes (anexo 5) em todas as sedes do Programa.
Em 2004 o programa passou por uma grande reformulação. O atendimento na Casa da Natureza passa ser apenas para alunos dos quintos anos (antiga quarta série) e iniciam-se os cursos para Capacitação em Educação Ambiental para Educadores nos Municípios.
De 2004 até meados de 2007 percebemos que os alunos que eram recepcionados no Programa de Educação Ambiental “Casa da Natureza” necessitavam de um complemento. O jogo da memória dos bichos (anexo 6) e o supertrunfo das árvores (anexo 7) surgiram como um ferramenta lúdica para melhorar a sedimentação dos conhecimentos por parte dos alunos (anexo 8 e 9).
Outro quesito a ser levado em consideração é a do reconhecimento de espécies nativas e exóticas. Levar o aluno a saber que o Eucalipto é uma espécie exótica com finalidade de uso comercial é um dos objetivos do Programa (anexo 10).
Em 2009 comemoramos os 10 anos do Programa (http://www.polocuesta.com.br/itatinga/noticia.asp?codigo=350), a marca de 20.000 visitantes (anexo 11) e a capacitação de mais de 350 educadores nos municípios atendidos.

Além do atendimento formal da Casa da Natureza e dos Cursos de Capacitação para Educadores, o Programa também atende os municípios em eventos diversos como: dia do desafio (anexo 12), evento em comemoração ao dia das crianças (anexo 13), encontro com autoridades dos municípios participantes (anexo 14), desfiles cívicos e de comemoração de aniversário das cidades (anexo 15), atividades na semana do meio ambiente (anexo 16), atendimento a alunos portadores de necessidades especiais (anexo 17) e organização de fóruns e debates de meio ambiente (anexo 18)

Um aprendizado fundamental: O desenvolvimento de um Programa de Educação Ambiental continuado que contemple os alunos com idade entre 8 e 11 anos. Esses alunos acabam por influenciar as ações e decisões dos seus parentes diretos nas relações com o meio Ambiente. Incluir os colaboradores diretamente e participar ativamente de atividades nos municípios.
Nossa experiência mostrou que os educadores tem um papel fundamental dentro dos municípios. A colaboração na formação pedagógica de educadores com o curso de Capacitação em Educação Ambiental nos mostra o quanto o investimento no educador reflete em melhores práticas em sala de aula e na melhoria dos conteúdos ministrados pelos mesmos.
E a capitalização dessa ações nos municípios através de mídia espontânea (jornais, TV, rádio) garante a continuidade de investimentos por parte da Organização.

Recomendações:Como pontos relevantes e decisivos para a implantação, execução e continuidade do Programa de Educação Ambiental “Casa da Natureza” podemos citar:
Identificar os “atores” das regiões, ou seja, indivíduos ou grupos que possam vir a se tornar grandes parceiros nas identificações e resoluções de questões de cunho socioambientais. Nossa experiência mostra que os educadores tem um papel fundamental dentro dos municípios com menos de 20.000 habitantes. Conseguindo a confiança e respeito desse grupo a relação com os gestores do município fica facilitada. (anexo 19)
Desenvolver um Programa de Educação Ambiental que contemple os alunos com idade entre 8 e 11 anos. O público pré-adolescente se mostra mais envolvido e portanto mais disponível a aprender. (anexo 20)
Incluir na programação da “Casa da Natureza” atividades que envolvam os colaboradores da Organização diretamente, criando dias especiais de atividades. Como exemplo, podemos citar as atividades de recebimento dos filhos dos colaboradores na “Casa da Natureza”. (anexo 21)
Participar de atividades nos municípios. Desfiles cívicos, atividades sociais, conselhos de meio ambiente, semana da árvore, da água, do meio ambiente, entre outras. Essas atividades voltadas para a população do município gera uma grande empatia nas mais diversas faixas etárias. (anexo 22)
Buscar colaborar na formação pedagógica de educadores. O Curso de Capacitação em Educação Ambiental nos mostra quanto o investimento no educador reflete em melhores práticas em sala de aula e na melhoria dos conteúdos ministrados pelos mesmos. (anexo 23)
A capitalização dessa ações nos municípios através de mídia espontânea garante a continuidade de investimentos por parte da Organização, uma vez em que atendendo as certificações, os municípios são beneficiados e a imagem e credibilidade da Organização passa a ser encarada de forma positiva. (anexo 24) 

FIRMENICH & CIA LTDA

Case: Produção mais Limpa
 
Cidade: Cotia
Estado: SP
Responsável: Miguel de Figueiredo
Cargo
Supervisor de Saude Seguranca

Principal motivação: Contribuir para o aumento da eficiência ambiental dos processos industriais internos e para o fortalecimento da relação com os fornecedores, orientando-os a respeito do uso de ferramentas para identificar oportunidades ambientais aplicáveis aos seus processos.

Principais resultados: As etapas da metodologia consistem na elaboração dos fluxogramas dos processos de produção, na avaliação do balanço de materiais da área foco (ou etapa selecionada do processo), na identificação e seleção das opções de P+L, na avaliação das opções segundo a viabilidade técnica, organizacional, técnica e econômica e na elaboração do plano de ação para a implantação e verificação dos resultados da opção.
As áreas da EMPRESA foco das opções de P+L foram o Durarome® e o Spray Dryer®. Cada equipe identificou em média 20 (vinte) opções de P+L, portanto mais de 40 (quarenta) opções foram identificadas. Como a metodologia prevê a priorização das opções, com base em critérios técnicos, ambientais, econômicos e organizacionais, as opções estudadas no Durarome® foram a revisão dos procedimentos de limpeza do piso e a revisão do procedimento de limpeza dos equipamentos. No Spray Dryer® o estudo foi a substituição do sistema de limpeza da câmara de secagem de manual para automatizado.
Uma das medidas adotadas no Durarome® foi a substituição das mangueiras de água para o procedimento de limpeza do piso por equipamento compacto de limpeza industrial de piso, procedendo três limpezas diárias do piso com equipamento, uma em cada início de turno. Isto previu uma redução de 3.150 litros por dia para 315 litros por dia, totalizando uma economia no consumo de água de 822 m3 por ano e conseqüentemente seu tratamento, com R$ 7.644,00 de economia em aquisição de água e tratamento de efluentes. Isto ainda prevê a redução do risco de contaminação cruzada no ambiente produtivo, possibilitou um melhor controle da umidade do ambiente.
No Spray Dryer®, a automação do sistema de limpeza da câmara, instalada em regime de teste por uma semana, propiciou uma economia estimada no consumo de água 720 m3 ano, equivalente a 50% do consumo realizado pelo procedimento de limpeza manual, economizando R$ 6.696,00, além de disponibilizar 264horas para a produção, devido à redução do tempo de limpeza, cuja valorização é de R$ 398.683,00. Além do benefício financeiro e da redução do tempo de operação de limpeza, temos ainda a redução do esforço ergonômico dos colaboradores para a limpeza da câmara.
Esta automação do sistema de limpeza feita no Spray Dryer® pode ainda ser considerada uma inovação tecnológica, segundo a definição contida na Lei Complementar Nº 1049, de 19 de junho de 2008, onde: “Inovação tecnológica é a introdução de novidade ou aperfeiçoamento no ambiente produtivo e/ou social que resulte em novos processos, produtos ou serviços, bem como em ganho de qualidade ou produtividade em processos, produtos ou serviços já existentes, visando ampliar a competitividade no mercado, bem como a melhoria das condições de vida da maioria da população, e a sustentabilidade socioambiental”. Desta forma, a EMPRESA poderia usufruir da concessão de incentivos fiscais que a União determina no artigo 28 da Lei nº 10.973/04 e da Lei nº 11.196/06, a chamada Lei do Bem.
 
Um aprendizado fundamental: Os conceitos da Metodologia da Produção mais Limpa são transmitidos em um treinamento de 16 horas, desenvolvido os conteúdos teóricos com aplicações de exercícios práticos para fixação das etapas. Após o treinamento os participantes têm condições de aplicar a metodologia em suas empresas, agregando valor aos sistemas de gestão existentes, sejam eles de qualidade, meio ambiente e ou de saúde e segurança.
Os participantes deste programa necessitam permitirem-se a buscar uma segunda resposta sobre soluções para as situações problemas identificadas e assim obterem o maior número de oportunidades de melhorias ambientais para os processos. A integração das diversas áreas da EMPRESA permitiu obter pontos de vista diferentes sobre os problemas e sobre as opções de melhoria identificadas, o que facilitou a implementação das opções.

Recomendações: Concluiu-se que os conceitos da Produção mais Limpa foram compreendidos e aplicados pelas equipes, uma vez que se obtiveram resultados relevantes com as opções estudadas, mantendo o alinhamento com a metodologia. Ainda há um grande potencial de aplicação e disseminação da metodologia nas demais áreas da EMPRESA, bem como a integração dos conceitos de P+L aos outros grupos de trabalho atuantes em focos diferentes da redução de água, por exemplo, consumo de energia elétrica e geração de resíduos sólidos.
Com os fornecedores, uma das empresas que aplicou a metodologia e obteve sucesso no aproveitamento do resíduo, sendo reconhecida publicamente no Fórum de Fornecedores da EMPRESA em novembro de 2009.

Instituto Embratel 21

Case: Tecnologia a Serviço da Educação Ambiental
 
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo:

Principal motivação: O desafio de aliar tecnologias da informação e da comunicação(TICs), Educação e desenvolvimento social junto às atividades da Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande- Angra dos Reis – RJ

Principais resultados: Ao longo de sua existência, a Brigada já formou 500 adolescentes e o projeto da Brigada está enquadrado na lei do Jovem Aprendiz. Com a tecnologia e o laboratório, já está formada uma primeira turma de 22 jovens para capacitação em informática. 
 
Um aprendizado fundamental: Conteúdos do Projeto EMPRESA X Educação, da Biblioteca Digital, bem como os conteúdos da grade de programação da WebTV do Instituto.

Recomendações: O uso das novas tecnologias no espaço da Brigada Mirim Ecológica amplia as possibilidades de desenvolver atividades pedagógicas mais enriquecedoras ao processo de ensino formal, como também possibilita expandir o processo educativo no sentido mais amplo. Proporciona a interação dos saberes; provoca o envolvimento da Brigada nos problemas sociais específicos da comunidade local e estimula a participação da comunidade nas atividades de preservação ambiental.Com atuação nacional, o Instituto Embratel acredita que a internet é uma ferramenta indispensável para ampliar as possibilidades de conhecimento que um mundo em rede oferece.

LLX AÇU operações

Case: Cenário da situação educacional das comunidades pesqueiras de São João da Barra.
 
Cidade: São João da Barra
Estado: RJ
Responsável: Gleide Gomes
Cargo: Especialista de Responsabilidade Social

Principal motivação: Desenvolvimento de estudo visando identificar as principais questões sobre a realidade das comunidades pesqueiras que atuam no entorno do projeto de implantação do empreendimento Superporto do Açu, no Município de São João da Barra, Norte Fluminense e contribuir para a construção de processos multilaterais (setor privado, governo, instituições e terceiro setor, por exemplo) de incremento das condições sócio-econômicas destas comunidades, com ênfase na questão da educação, além de incentivar a melhoria das políticas públicas da atividade pesqueira.
O Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto. Em fase de construção em São João da Barra, no Norte fluminense, o Superporto está localizado próximo à Bacia de Campos, que abriga a maior produção de petróleo e gás do Brasil.

Principais resultados: O material desenvolvido contou com detalhamento de informações, poucas vezes disponíveis para acesso e consulta de terceiros, principalmente órgãos públicos, daquela localidade. Complementarmente a outras iniciativas relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento de políticas públicas específicas do setor educacional local, que poderão ser implementadas com apoio da iniciativa privada, espera-se que se possa motivar debates e ações efetivas que foquem o atendimento das necessidades educacionais dos pescadores e de suas famílias, além de descrever a história particular e, ao mesmo tempo, tão característica das comunidades pesqueiras do município de São João da Barra.
 
Um aprendizado fundamental: A abordagem da equipe técnica que participou de levantamentos em campo e desenvolveu o estudo foi feita em parceria com alunos de uma escola estadual local, em sua maioria filhos de pescadores, envolvendo todos da comunidade.
A forma de atuação possibilitou a identificação e valorização dos saberes da comunidade e procurou incitar nos pescadores a inclusão da comunidade no desenvolvimento do município esperado pelo Superporto do Açú.

Recomendações: Todos os levantamentos de informações com finalidade de diagnósticos devem levar em consideração os aspectos e particularidades locais, incluindo a própria comunidade na construção do trabalho para que os mesmos possam ter um autoconhecimento.
Idealmente, deve-se considerar a disponibilização deste estudo para os órgãos públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal a fim de contribuir para a inclusão de políticas públicas que sanem as carências apresentadas.Realização de entrevistas com os pescadores da localidade para interpretar a história da região e as necessidades das comunidades.

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