BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
ARRANJOS PRODUTIVOS

Paginas: 01

  

ArcelorMittal Brasil S.A.
Case:
Gestão Sustentável de Resíduos e Co-produtos
Cidade: Serra
Estado: ES
Responsável: Luiz Antônio Rossi
Cargo: Gerente de Meio Ambiente

Principal motivação: Necessidade de reduzir estoques de resíduos antes considerados passivos ambientais e sem valor agregado. Melhorar o diálogo com as diversas partes interessadas, desmistificando a classificação dos resíduos gerados antes vistos como lixo industrial. O próprio aprimoramento da Gestão Ambiental da empresa, que definiu como estratégia a adoção de melhores práticas ao longo dos anos nas diversas áreas quanto a Gestão sustentável dos Resíduos gerados em seus processos/atividades. Transformado estes resíduos em co-produtos (alguns inéditos no setor), com a maximização no reuso e/ou reciclagem interna ou externa, a disposição adequada e a comercialização. O desenvolvimento de Pesquisas e estudos de novas aplicações de co-produtos são resultados de uma gestão baseada no conceito da Sustentabilidade proporcionando ganhos nos aspectos: Ambiental; Social; e Econômico.
 
Principais resultados: Garantia da sustentabilidade na empresa; agregar valor e reduzir custos; propiciar a destinação adequada, eliminando passivos e garantindo novas aplicações técnicas e ambientalmente corretas; contribuir para a diminuição da extração e degradação de recursos naturais; contribuir para a geração de renda e melhoria da qualidade de vida da comunidade do entorno. Diminuição de grandes estoques e criação de valor para os co-produtos nas diversas aplicações (lucro de 48 milhões de dólares em 2008 com a comercialização). Reutilização e reciclagem em torno de 99,7% dos resíduos gerados na produção do aço. Implantação de projetos junto a comunidades do entorno, com geração de renda, e capacitação de adolescentes em condição de risco social. Projeto em conjunto com as prefeituras locais com melhorias de acesso em estradas rurais não pavimentadas.
 
Um aprendizado fundamental: Em primeiro lugar a visão proativa e de melhoria contínua que a empresa adota quanto as questões ambientais. Destacando: a implantação da Central de Armazenamento de Resíduos e Co-produtos (CASP) para disposição temporária de resíduos visando seu reaproveitamento futuro; o início da caracterização ambiental quebrando paradigmas e eliminando o conceito “equivocado” do uso de escórias, pós e lamas pelos órgãos ambientais, que enxergavam os seus usos como descarte de lixo industrial; o investimento e desenvolvimento de novas tecnologias; a diminuição de grandes estoques de lamas, pós e escórias; e a criação de valor para os co-produtos nas diversas aplicações.
 
Recomendações: Estas práticas podem ser replicadas em outras empresas do setor siderúrgico e em outros segmentos industriais reduzindo estoques, custos, eliminando passivos, melhorando a economia local e a utilização de co-produtos de forma sustentável. Dentre as principais práticas a serem desenvolvidas destacamos: O Planejamento para Reutilização e Reciclagem; Implantar uma Gestão Centralizada para Desenvolvimento, Beneficiamento e Aplicações; Desenvolver Novos Mercados/Clientes; Capacitar Técnicamente e Ambientalmente as equipes envolvidas; Efetuar Parcerias com Institutos de Pesquisa / Universidades / Órgãos Governamentais / Comunidades; Realizar ações integradas com engajamento das áreas operacionais da empresa; Buscar sinergias e avaliar benchmarkings para melhores práticas; Estabelecer Indicadores Chave e realizar o Monitoramento. Edição 2009

ArcelorMittal Brasil S/A
Case: Programa de Sustentabilidade 
CidadeBelo Horizonte
Estado: MG
ResponsávelRodrigo Lana de Almeida
CargoAnalista de Meio Ambient

Principal motivação: Promover a ampliação das atividades industriais para atender às crescentes demandas do mercado, com ações que promovam o desenvolvimento sustentável, contribuindo com o desenvolvimento dos empregados, prestadores de serviços e das comunidades locais.

Principais resultados
Vantagens para as comunidades vizinhas:
– Geração de empregos, negócios e distribuição de renda
– Fonte alternativa de renda para pequenos e médios produtores rurais
– Aumento na arrecadação de impostos para os municípios de abrangência
– Envolvimento das comunidades nos negócios da empresa

Proteção ao Meio Ambiente:
– Uso econômico responsável e auto-sustentável da madeira plantada, reduzindo a pressão sobre as matas nativas e reservas legais
– Recomposição de matas ciliares e proteção de nascentes
– Obediência aos padrões ambientais e ao Código Florestal Nacional (averbação da Reserva Legal – RL e preservação da Área de Preservação Permanente – APP)
– Uso de tecnologias avançadas para aperfeiçoar os plantios e a preservação do meio ambiente
– Seqüestro e fixação de CO2 pelas florestas, reduzindo os impactos no clima do planeta

Bons negócios para o produtor florestal:
– Fonte complementar de renda assegurada
– Aproveitamento de terras ociosas e ou degradadas
– Geração de renda com outros produtos além da madeira (mel, óleo, sementes etc).

Um aprendizado fundamental: A metodologia do projeto consiste em total apoio técnico e financeiro ao produtor florestal. Sem isso não seria possível o projeto obter sucesso do Programa de Sustentabilidade.

Recomendações: A implantação de florestas renováveis é uma das opções para a sustentabilidade de segmentos industriais. No Brasil, esta atividade reveste-se de outra característica de grande importância: a mudança de paradigmas com ganhos em qualidade de vida. Empreendedores rurais são os agentes de uma mudança na vida de comunidades dedicadas ao plantio e utilização de florestas renováveis.
Com condições favoráveis de clima e solo, o Brasil tem o maior potencial de produção florestal. Entretanto, somente 0,6% do nosso território são empregados nesta atividade, que representa 1% do mercado mundial estimado em U$ 300 bilhões/ano. Na certeza de que este quadro poderá ser revertido é que a empresa se integra na formulação e desenvolvimento do Programa de Sustentabilidade. Desta forma, oferta e demanda se completam dentro de um ciclo sustentável de oportunidades e geração de riqueza para todos os participantes.
Estudos mostram que a demanda por madeira plantada já supera a oferta. Se não houver uma alteração no cenário atual, as previsões são de sérias consequências: limitação do crescimento dos setores que utilizam madeira como matéria-prima; prejuízo para a balança comercial; pressão pela utilização de florestas nativas; aumento das emissões de CO2 pela utilização de recursos não renováveis.
A siderurgia apresenta matriz baseada no coque e somente algumas unidades no Brasil são a carvão vegetal. Isso se deve às dificuldades em se implantar e manter uma cadeia produtiva florestal. Essas dificuldades surgem do grande capital necessários para se iniciar os plantios e da necessidade de se começar o processo florestal no mínimo seis anos antes do processo industrial ser ativado, devido ao lento crescimento das florestas.
A solução para esse tipo de projeto é a abertura de fundos de financiamento para a reforma florestal, incentivando as boas práticas, a viabilidade econômica dos negócios e a preservação da natureza. Edição 2010

Chamma da Amazônia
Case:
Ecoparcerias – Facilitando o Trabalho
Cidade: Belém
Estado: PA
Responsável: Maria de Fátima Chamma Farias
Cargo: Diretora Geral
Resumo: A Fluidos da Amazônia tem por objetivo trabalhar com matérias-primas regionais. As principais preocupações são: geração de recursos e renda para a região, agregando valor de mão-de-obra ao produto final, o uso de práticas que não interfiram no Meio Ambiente, a contribuição para a divulgação da cultura Amazônica e a valorização do homem dentro do processo produtivo. Assim, pratica-se as “Ecoparcerias” que apóiam projetos de empresas que buscam o Desenvolvimento da Região através do Desenvolvimento Humano. Nas “Ecoparcerias”, a empresa atua como consumidora das matérias-primas das comunidades ligadas a estes projetos, tais como: óleos naturais, raízes e ervas, Cestarias e embalagens em palha de guarumã entre outras. A empresa participa do programa Produção Mais Limpa, vinculado ao Programa de Econegócios do SEBRAE que visa racionalização dos recursos (água, energia, redução de resíduos), a educação ambiental consistindo numa orientação da metodologia de “Produção Mais Limpa”, em investimentos na redução de resíduos ou na utilização destes pela empresa.  Edição 2003
Itautec S/A – Grupo Itautec
Case:
Gestão Ambiental aplicada na cadeia de valor – Case embalagens – Redução de insumos sob a ótica ambiental
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: João Carlos Redondo
Cargo: Gerente de Sustentabilidade

Principal Motivação: Aprimoramento dos processos visando a redução de insumos e resíduos

Principais Resultados: Diminuição da matéria-prima (papelão); Redução do número de paletes de madeira; Ganho no armazenamento de produtos; Redução dos custos da embalagem e do calço; Redução da quantidade de carretas Redução da conta frete (transporte); Redução no consumo de combustível; Redução da emissão de CO2. Detalhamento do tema no arquivo anexado.

Um aprendizado fundamental: A análise crítica do processo atual foi precisa graças ao aprimoramento da visão abrangente das equipes envolvidas com relação a importância de avaliar processos também sob a ótica ambiental. O tema está detalhado no arquivo anexado.

Recomendações: Por se tratar de um item comum nas empresas de qualquer segmento, o projeto oferece a oportunidade de melhoria contínua em diversos segmentos da economia. Edição 2008

Volkswagen Caminhões & Ônibus
Case:
Pensando no ciclo de vida e a tecnologia ambiental dentro da industria automotiva brasileira – o  estudo de caso do caminhão Constellation VW 19.320E
Cidade: Resende
Estado: RJ
Responsável: Gian Gomes Marques
Cargo: Engenheiro de produto

Principal Motivação: Introduzir uma nova perspectiva ambiental utilizada na Europa no mercado Brasil

Principais Resultados: Obtenção dos potenciais de: aquecimento global, formação de ozônio troposférico e acidificação

Um aprendizado fundamental: Inventário dos materiais de amdos veículos (10.662 peças), inovações tecnológicas do processo produtivo e testes de emissões e consumo de combustível

Recomendações: Este estudo pode ser replicado para qualquer produto, processo ou serviço. Edição 2008

Walmart Brasil
Case: Sustentabilidade de Ponta a Ponta 
CidadeBarueri
Estado: SP
Responsável: Yuri Nogueira Feris
CargoGerente de Sustentabilidade 

Principal motivação: Mobilizar parceiros comerciais para a construção da cadeia de suprimentos do futuro e aumentar a oferta de produtos mais sustentáveis para os clientes.

Principais resultados: O projeto tem dois grandes resultados:
• a geração de produtos líderes efetivamente mais sustentáveis de ponta a ponta, já disponíveis para o consumidor final, sem aumento de preço, em todo o mercado (e não apenas na rede varejista que o fomentou)
• a definição de uma metodologia de qualificação técnica superior que já está sendo replicada.
Sobre os produtos em si, estamos anexando um relatório detalhado, (arquivo “Relat. Sustentab. de Ponta a Ponta – resumo.doc”), mas alguns deles podem ser lembrados: a Nestlé reduziu o consumo de água em 51%; a 3M reduziu em 52% as despesas com energia elétrica e em 32% a geração de resíduos sólidos; a Cargill diminuiu em 56% a conta com combustíveis fósseis; a Unilever promoveu a redução de uso de papel para embalagens em 63%; a Coca-Cola reduziu em 90% a quantidade de tinta de impressão de embalagens; a Johnson & Johnson eliminou 18% de matérias-primas para a embalagem; e a empresa varejista lançou um sabão marca própria fabricado a partir de óleo de cozinha usado, doado por funcionários e clientes em suas lojas, com preço competitivo em relação ao mercado. Sobre a metodologia: ela já está sendo replicada na própria rede varejista com um novo grupo de fabricantes, que em meados de 2011 apresentarão 15 produtos líderes sustentáveis de ponta a ponta; está disponível para ser aplicada nas cadeias produtivas dos fabricantes que participaram do projeto; e a experiência vem sendo analisada para replicação na rede varejista em âmbito internacional.

Um aprendizado fundamental: Com o Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta a EMPRESA Brasil demonstrou que é possível desenvolver produtos e processos mais sustentáveis por qualquer empresa e ao mesmo tempo gerar uma metodologia replicável em parceria com seus demais fornecedores e pelos fornecedores de seus fornecedores, em um efeito cascata positivo.
Para tanto, a EMPRESA contratou o Cetea – Centro de Tecnologia de Embalagens, que teve como tarefas estabelecer padrões técnicos de avaliação do ciclo de vida dos produtos (e com isso organizar uma metodologia replicável em quaisquer outras circunstâncias) e garantir a qualidade dos dados e a legitimidade do projeto.
A metodologia do Projeto Sustentabilidade de Ponta a Ponta já está sendo replicada na própria EMPRESA Brasil – com um novo grupo de fabricantes que em meados de 2011 apresentarão cerca de 15 produtos líderes sustentáveis de ponta a ponta – nas cadeias produtivas de alguns dos fabricantes que participaram do projeto, e a experiência vem sendo analisada no contexto da EMPRESA internacional.

Recomendações: O primeiro ponto relevante e fator decisivo para o sucesso do projeto aqui relatado é a contextualização da importância estratégica de se ter produtos mais sustentáveis – tanto para o varejista quanto para seus fornecedores. Existindo esta visão e a certeza de que a sustentabilidade oferece inúmeros benefícios corporativos, é natural que as empresas se disponham a investir recursos para realizá-la, porque se trata da própria preservação do negócio, da sobrevivência no mercado.
Outro ponto relevante é a capacidade de gestão do processo e da metodologia adotada. O projeto aqui relatado é parte do esforço do varejista para construir a cadeia de suprimetos do futuro – mais sustentável e de baixo impacto -, que por sua vez é uma das iniciativas da plataforma de sustentabilidade “Cadeia de Suprimentos”, uma das oito frentes de trabalho (plataformas) que organizam a prática de adoção da política de sustentabilidade no processo de gestão da empresa. O programa como um todo está focado no atingimento de metas globais definidas em 2005 (e atualizadas em 2009), centradas em três pilares: Clima e Energia, Resíduos e Produtos. Para chegar lá, a empresa adotou um modelo de gestão hoje formado por oito plataformas de sustentabilidade, cada uma delas realizando iniciativas específicas gerenciadas por um alto executivo (que, se não atingir metas de sustentabilidade de sua frente de trabalho, compromete o valor de seu bônus) e coordenadas pela área de Sustentabilidade.
Com metas, recursos e objetivos e um sistema de gestão adequado, a empresa varejista tem condições de trabalhar de maneira planejada. No caso do projeto aqui relatado, a empresa investiu três anos em educação e sensibilização do público interno, em processos de avaliação de produtos e no processo de gestão, antes de mobilizar seus parceiros comerciais.
Um terceiro fator decisivo para o sucesso é a confiança nos resultados. Ao propor o desenvolvimento de produtos sustentáveis de ponta a ponta, a empresa varejista ofereceu os recursos necessários para seus parceiros comerciais: tempo, consultoria técnica superior e retorno comercial como a garantia de compra e espaço privilegiado nas lojas para os produtos participantes. Este aspecto foi fundamental para exigir o compromisso formal de um novo arranjo produtivo. Edição 2010

YAGASAI Indústria de Fibras LTDA
Case: Coleta de Côco Verde
Cidade: Osasco
Estado: SP
Responsável: Eleonora Silva Lins e Sean Harton
Cargo: sócios proprietários

Principal Motivação: Vendo-se dentro do 3º maior conglomerado urbano do mundo, perceberam que um dos sérios problemas era a escassez de espaço para armazenar as 13 mil toneladas por dia de lixo produzidas apenas na capital. Iniciaram, então, a YAGASAI – You Are Green/Good And So Am I – para produção industrial de fibras e substratos naturais a partir da coleta de côco verde usado que iria para o lixo.

Principais Resultados: Iniciamos coletas em fevereiro no Parque Estadual Vila Lobos, retirando dos aterros e lixões, cerca de 17 toneladas de lixo por mês. Hoje, em agosto, retiramos os côcos do Parque Vila Lobos, do CEASA, do Esporte Clube Pinheiros, do Horto Florestal, parte da Rodoviária do Tietê, da região do Pari, do Parque Ibirapuera, poupando aos nossos aterros cerca de 355 toneladas por mês, equivalentes a mais de 4.200 toneladas por ano. A ampliação da rede de coletas está prevista, com inclusão de outros três Parques Municipais da região Sul e Leste em breve. Hoje damos empregos a 10 funcionários em regime de CLT que têm jornada de trabalho de 40 horas semanais, dois prestadores de serviços constantes e tentamos promover integração social e educação ambiental dos grupos com os quais nos envolvemos.

Um aprendizado fundamental: Observação para aprender as nuances de um negócio cujo modelo não é conhecido e paciência para saber enfrentar todas as dificuldades que surgem inerentes a esse tipo de negócio. Também o fato de que não foi preciso recorrer a empréstimos ou financiamentos para iniciarmos deve ser mencionado como um complicador a menos

Recomendações: Desenvolvimento de um modelo de negócio norteado pelas perguntas: 1 – ” como eu posso ser útil à minha sociedade e ao meu ambiente, no atual contexto?” 2 -” Como posso aproveitar a matéria já existente e transformá-la em utilidade ou produtos?” 3 – ” isso será ambiental e socialmente vantajoso?” 4 – ” posso ganhar dinheiro com isso e gerar dinheiro para outros? como?” Edição 2008