BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

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Aché Laboratórios Farmacêuticos S.A
Case:
Projeto Minhocário
Cidade: Guarulhos
Estado: SP
Responsável: Wlademir Zamolo
Cargo: Gerente EHS

Resumo:
O Projeto Minhocário estabalecido em ago/2002, veio de encontro ás exigências normativas do Sistema de Gestão Integrada em Segurança do Trabalho, Saúde e Meio Ambiente – SGI de SESMA – colaborando com a meta corporativa de reciclagem/reuso de 80% do total em kg dos resíduos sólidos gerados no Aché. O Projeto é uma parceria do Aché Laboratórios Farmacêuticos SA com a Secretaria de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras Departamento de Água e Energia Elétrica – DAEE – onde o Aché recuperou as instalações do desativado minhocário existente em área do Parque Ecológico do Tietê, sua manutenção e transporte dos resíduos orgânicos gerados no restaurante do Aché para serem tratados no minhocário. O minhocário faz parte do circuito de educação ambiental do parque Ecológico do Tietê, onde os visitantes do parque recebem informações sobre ações ambientalmente corretas e o minhocário representa o ciclo natural da vida onde a matéria orgânica após a degradação, volta ao meio ambiente em forma de húmus servindo de adubo para as plantas.  Edição 2004

AGCO – Unidade: Valtra do Brasil Ltda
Case: Programa de educação ambiental  
Cidade:  Mogi das Cruzes
Estado: SP
ResponsávelSirlene R. Dutra Pinto
CargoAnalista de meio ambiente

Principal motivação: Nossa principal motivação está relacionada à visão sustentável que a empresa busca ao implementar suas ações frente à comunidade local.
O programa de educação ambiental foi estabelecido para sensibilizar, estimular, conscientizar e contribuir para a formação da comunidade escolar (alunos da rede pública de ensino do município de Mogi das Cruzes), oferecendo oportunidades para o desenvolvimento de atividades ainda não exploradas pelas escolas em busca do desenvolvimento sustentável da sociedade.
Sabemos que as crianças são os melhores instrumentos de mudança que podemos ter para construir uma sociedade ambientalmente responsável no futuro.

Principais resultados: Desde o início do programa em 2006, tivemos a participação de 2440 crianças de escolas rede pública de ensino de Mogi das Cruzes/SP. 
 
Um aprendizado fundamental: É fundamental a inserção das iniciativas ambientais que envolvem escolas da comunidade onde se está inserido, contribuir para que conceitos de sustentabilidade sejam inseridos dentro do universo escolar e abrir portas com a comunidade para demonstrar as atividades da empresa.

Recomendações: Após a implantação, o melhor tipo de avaliação do Programa de Educação Ambiental é aquela feita pelas pessoas que participaram das visitas ou que tiveram a oportunidade de conhecer as unidades móveis.
Entre professores e pais de alunos o retorno tem superado as expectativas da empresa. Por atender diretamente a crianças, que representarão o futuro do país e da humanidade, o programa é muito bem avaliado pelos benefícios que proporciona não apenas agora, mas para futuras gerações que poderão compartilhar dessa cultura de preservação do meio ambiente que a empresa trabalha nas visitas.
Entre as escolas que já visitaram a empresa, uma delas resolveu ir além e passar o conhecimento recebido dentro do programa para outras pessoas que não tiveram essa oportunidade. A EM Maria Colombra Colella Rodrigues sugeriu que todas as crianças convidassem os pais ou responsável para participaram da visita, o que foi muito importante para conscientização de toda a família. Além disso, pais e alunos, em parceria com os professores, escreveram um panfleto de duas páginas sobre a preservação do meio ambiente. O material foi entregue para os moradores do bairro, disseminando a informação para o maior número de pessoas possível. Edição 2010

AMBEV – Companhia de Bebidas das Américas
Case :
Reciclagem Solidária
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Fabiana Rafaela Pizzolati
Cargo: Analista de Responsabilidade Corporativa

  
Principal Motivação: Além de fazer parte da estratégia de responsabilidade social que está ancorada na criação co-responsável de valores para todas as partes interessadas (stakeholders) a AmBev criou o programa Reciclagem Solidária para fomentar a reciclagem de resíduos sólidos, por meio do apoio ao desenvolvimento sustentável de associações e cooperativas de catadores de recicláveis. Em 2007 o programa foi aperfeiçoado visando garantir cada vez mais a continuidade e sustentabilidade das atividades e ampliou suas ações, promovendo também trabalho de apoio à gestão das cooperativas. Também houve o aumento do número de localidades abrangidas.
Principais Resultados: Até 2007, 36 grupos, em nove estados (Amazonas, Espírito Santo, Distrito Federal, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso) já foram beneficiados pelo programa, totalizando cerca de mil catadores de materiais recicláveis. Entre os meses de setembro e dezembro de 2007, foram coletadas cerca de 1.000 toneladas de materiais recicláveis pelos 16 grupos que fazem parte do programa. 

Um aprendizado fundamental: A AmBev promove atividades de apoio à gestão das cooperativas, com informações sobre saúde e segurança, contabilidade, modelos de fichas e planilhas de controle de receitas e custos, adoção de melhores práticas de trabalho e preservação ambiental. 

Recomendações: O programa Reciclagem Solidária da AmBev é totalmente replicável. As principais dicas para a adaptação das práticas do case são: – Definição da comunidade de uma localidade próxima à empresa ou unidade – Avaliação da comunidade para identificação da linha do projeto – Definição de cronograma – Realização de visitas periódicas de monitoramento – Avaliação de resultados com o objetivo de identificar a evolução dos trabalhos em cada localidade e promover melhorias Outra dica é que em 2007, como parte da reestruturação do programa a AmBev fez um manual de orientação, com a descrição do Programa. A empresa é aberta para visitas e fornece orientações sobre o Reciclagem Solidária. Edição 2008

ArcelorMittal Tubarão
Case: O Valor da Biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão
Cidade: Serra
Estado: ES
Responsável: Eugenio Jose Agrizzi
Cargo: Especialista em Meio Ambiente

Principal Motivação: Preservação da Áreas de Preservação Permanentes
Principais resultados/benefícios gerados: Quantificação da fauna, da flora e das APPs.
Um aprendizado fundamental – A metodologia: Fauna silvestre em áreas reflorestadas eem áreas de vegetação nativa em uma usina siderurgica
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Aplicar em outras industrias com Cinturão Verde

Resumo: Objetivo: Mostrar como a biodiversidade da ArcelorMittal Tubarão está associada a um bom desempenho ambiental, econômico e social. Metodologia: Para avaliar a biodiversidade na ArcelorMittal Tubarão, a empresa utilizou estudos realizados desde 1995 como o Inventário da Flora e Fauna do Centro de Educação Ambiental, Estudos de Impacto Ambiental, Relatórios de Monitoramento Marinho da área adjacente a Companhia, Relatórios de Caracterização e Monitoramento das Lagoas compreendidas na área da ArcelorMittal Tubarão, Avaliação Ambiental das Áreas de Preservação Permanente da ArcelorMittal Tubarão, entre outros. Edição 2007

Associação Intergerencial da Cemig
Case:
Programa AI6% – Programa de Destinação de Recursos para Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Responsável: Wagner Delgado Costa Reis
Cargo: Presidente da AIC


Principal motivação
: Para viabilizar a obtenção de recursos para programas e ações sociais onde seus empregados atuavam como voluntários, a empresa em parceria a com a Associação X criou, em 2000, o Programa AI6%, e passou a destinar parte de seu imposto de renda devido e a incentivar os empregados, através de uma campanha interna, a fazer doações para os Fundos da Infância e da Adolescência (FIA). Os FIAs, são contas bancárias abertas e movimentadas pelos Conselhos dos Direitos da Criança e do Adolescente, em âmbito municipal, estadual ou federal.
 
Principais resultados: Nos anos de 2006, 2007 e 2008 foram repassados aos Conselhos o montante de R$ 1.780.395,00, R$ 2.365.141,58 e R$ 2.868.757,58, respectivamente e com isto, beneficiadas 12.513, 15.485 e 25.917 crianças, respectivamente. Principais Indicadores: Indice de Participação de Empregados da empresa na Campanha AI6%, Meta: 30% de participação; Índice de Reclamação do cliente, Meta: 1% de reclamação; Indice de Destinações de Recursos, Meta: 96% do Valor Liberado pela empresa; Indice de Crianças Beneficiadas, Meta: 26.000 crianças no Estado de Minas Gerais. O resultado do trabalho é demonstrado de várias formas: mostras de responsabilidade social, encontros promovidos pelas Diretorias da empresa e Associação X com instituições e por meio de Relatórios de Aplicação dos Recursos assinados pelos Conselhos, Instituições, Facilitadores dos Projetos e Gerentes da empresa. Os relatórios ficam na intranet da empresa.
 
Um aprendizado fundamental: O Programa AI6% acontece no segundo semestre e tem início com uma chamada anunciando as instituições que participaram do Programa no ano anterior e que cumpriram suas obrigações legais. O empregado pode solicitar a inclusão da instituição mediante a apresentação do registro da instituição no CMDCA do município onde está localizada, certificado de utilidade pública, atestado quanto à regularidade referente à prestação de contas junto à Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (Belo Horizonte), autorização para captação de recursos financeiros ( Belo Horizonte), ficha de inscrição. O CMDCA recebe o dinheiro conforme o Termo de Parceria e repassa para a instituição. Os empregados preenchem a “Autorização da destinação do recurso financeiro, através de sistema informatizado da empresa”. Quem não tem acesso à intranet da empresa, autoriza através do preenchimento manual de formulário específico.
 
Recomendações: As ações bem sucedidas dos CMDCA(s), se referem principalmente à questões ligadas à criação e implantação do Conselho Tutelar, busca dos recursos do FIA, estabelecimento de parcerias, capacitação para os Conselheiros, conferências, interação com as entidades de atendimento, elaboração do diagnóstico da realidade da infância e da adolescência, avaliação da política pública do município. O trabalho de divulgação é realizado em encontros, palestras, eventos de divulgação do CMDCA e mídia local. Entre as iniciativas dos Conselhos predominam os envolvimentos pontuais dos CMDCAs em questões diversas (campanhas, seminários, palestras, atendimento aos direitos da criança e do adolescente, etc. Edição 2009

Bandeirante Energia SA.
Case:
Programa Bandeirante Comunidade e Educação
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Paulo dos Santos Ramicelli
Cargo: Gerente de Comunicação e Responsabilidade Social 

Principal Motivação:
Acreditamos que a principal motivação está relacionada à visão sustentável que a empresa busca sempre implementar em suas ações frente à sociedade. Nosso objetivo foi contribuir para a melhoria da qualidade do ambiente e do ensino fundamental de escolas públicas municipais, além de oferecer oportunidades para o desenvolvimento de atividades ainda não exploradas por essas instituições, sempre em busca de uma sociedade mais justa e humana. A integração do cliente com a Bandeirante, por meio de ações educacionais, representa um investimento que proporciona o aprimoramento pessoal e comunitário, bem como a conscientização da luta pelo desenvolvimento sustentável da sociedade.

Principais Resultados: Maior aproveitamento do ensino nas salas de aula; Integração efetiva: Empresa + Comunidade + Governo + Escola; Implantação de hortas escolares Todos os alunos foram beneficiados com o plantio e colheita das verduras; Substituição de salas containeres de latão por salas de alvenaria e mobiliários adequados; Melhoria no relacionamento com as comunidades; Melhoria no aproveitamento escolar do aluno; Integração dos colaboradores com a realidade da região; Reflexo na produtividade do corpo funcional; Redução do número de invasões e vandalismo nas escolas; Conservação das melhorias realizadas nas escolas pelos alunos; Redução do número de acidentes com cerol.

Um aprendizado fundamental: Um dos pontos principais que fez a diferença foi o de que o projeto Bandeirante Comunidade Educação está alinhado com os valores da Empresa, principalmente àquele voltado para a cidadania. A partir disto tivemos condições de não só analisar e planejar um programa que beneficiasse comunidades carentes de recursos como a informação e conscientização de consumo de energia – importante tanto para a empresa quanto para a sociedade -, como também implementar e controlar todo o seu processo.

Recomendações: O Programa Bandeirante Comunidade Educação é um programa que possibilita a participação de outras empresas, como parceiras, ou pode ser implantado por instituições interessadas, utilizando a metodologia desenvolvida. O programa é multidisciplinar e desenvolve vários temas junto aos seus públicos de interesse, como, por exemplo, conservação do meio ambiente. A integração empresa escola prefeitura – comunidade contribui para a melhoria do relacionamento entre as partes e promove o desenvolvimento de todas as partes. No final do programa, a sustentabilidade é uma garantia à instituição de ensino, que passa a ter condições de se auto-desenvolver com as metodologias aplicadas. Edição 2008.  

BASF
Case:
Programa Semente do Amanhã, a educação ambiental no currículo escolar
Cidade: Guaratinguetá
Estado: SP
Responsável: Ivania Palmeira
Cargo: Gerente de Comunicação Social

Principal Motivação:
Contribuir para a educação e conscientização ambiental.
Principais resultados/benefícios gerados: Entre os principais resultados estão: A inclusão do Programa no currículo escolar municipal em 2005 , Adoção do Programa como eixo para as atividades educacionais da rede municipal, permitindo que todos os ensinamentos sejam transmitidos com base nos conceitos ambientais. Realização de avaliações rotineiras de aprendizado em cada uma das séries, demonstrando as interfaces entre o conteúdo pedagógico e os conceitos e práticas ambientais. Envolvimento da comunidade.

Um aprendizado fundamental: É fundamental a inserção das iniciativas ambientais que envolvem escolas no currículo escolar, tornando os conceitos e práticas uma rotina na vida de educadores e educandos. Assim, não se trata de realizar mais um projeto, mas construir uma educação com base no meio ambiente, utilizando meios já existentes na comunidade.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Além dos pontos apresentados anteriormente é fundamental a flexibilidade dos envolvidos e o comprometimento da equipe gestora de educação ambiental e da autoridade máxima do município, no caso o prefeito, para que o Programa aconteça e atinja os objetivos estabelecidos. Sua implementação exige mudança na forma como pensamos e construímos os processos educacionais e neste ponto está a principal dificuldade a ser vencida.

Resumo: Desde 2005 o Complexo Químico da empresa em Guaratinguetá desenvolve o Programa Ambiental Interativo Semente do Amanhã, inserindo a educação ambiental no currículo escolar da rede municipal de ensino da cidade. O Programa conta com processo permanente de capacitação de cerca de 500 educadores, que ministram aula para cerca de 6.200 estudantes de 1a. à 4a. série. da rede municipal. As atividades das salas de aula são complementadas com visitação à mata ciliar do Rio Paraíba do Sul, constituída de cerca de 128 hectares de área dentro do Complexo Químico, onde já promovemos o plantio de mais de 180 mil mudas de espécies nativas da região. O Programa é a primeira iniciativa sistematizada com foco em educação ambiental no município. Seus benefícios extrapolam os limites das salas de aula e atingem a comunidade em diversos momentos e fase, como o envolvimento dos educadores, que são capacitados para a abordagem dos temas ambientais, e a mobilização dos pais dos estudantes e das comunidades por meio de campanhas e eventos públicos durante todo o ano. Edição 2006

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