BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

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Celulose Irani S.A.
Case: Programa de Educação Ambiental  
Cidade:  Joaçaba
Estado: SC
Responsável: Janete scalcon
CargoAnalista Ambiental

Principal motivação: O que levou a Organização a implantar o projeto foi o objetivo de desenvolver um programa de educação ambiental mais efetivo e contínuo, voltado a todas as partes interessadas, abrangendo colaboradores, escolas, universidades, clientes, fornecedores e comunidades da região, pois a EMPRESA julga necessária a existência de projetos e programas para contribuir com o avanço da consciência ambiental dos envolvidos e para promover o conhecimento necessário à preservação e melhoria da qualidade ambiental.

Principais resultados: O programa de educação ambiental envolveu até o momento um investimento de aproximadamente R$ 21.500,00, sendo o mesmo aplicado em confecção de materiais didáticos, treinamentos, palestras, visitas ao viveiro, caminhadas ecológicas, doação de mudas, projetos, transporte, implantação e manutenção de trilha ecológica entre outros.
Entre 2006 e 2009 foram disponibilizadas 3.706 horas dos colaboradores para educação ambiental, essas horas foram destinadas para organização e realização de eventos voltados a Educação Ambiental. Nesse período envolveu-se aproximadamente 10.700 pessoas (colaboradores, alunos, fornecedores, clientes, comunidade) em ações de educação ambiental.
As ações de educação ambiental atingiram 12 municípios onde estão inseridas as escolas e universidades que atuamos com atividades de educação ambiental, as mesmas estão localizadas na região oeste de Santa Catarina, compreendendo os municípios de Vargem Bonita, Irani, Joaçaba, Ponte Serrada, Concórdia, Caçador, Videira, Jaborá, Campos Novos, Herval d’Oeste, Luzerna e Catanduvas.
A partir das ações de educação ambiental desenvolvidas na empresa houve estímulo para que colaboradores de diversos setores da Empresa iniciassem cursos na área ambiental. Atualmente a empresa apóia 15 funcionários e contribui com o desenvolvimentos dos mesmos através de subsidio.
O projeto Recicle Óleo iniciou em 2008 e desde então nas datas comemorativas são intensificadas as atividades para divulgação do projeto e explicar para as pessoas da comunidade a importância de aderir ao projeto. Desde o inicio do projeto foram coletados e transformados em sabão cerca de 200 litros de óleo de cozinha.
O Projeto Protetor Mirim Ambiental formou 24 adolescentes em 2008 e 26 em 2009. Após a conclusão do período de capacitação, os Protetores Ambientais Mirins passaram a atuar como multiplicadores para alunos da rede de ensino pública e particular de Santa Catarina, onde continuam desenvolvendo atividades educativas e práticas relativas a preservação ambiental.
O Programa Despoluir teve início na EMPRESA em agosto de 2009 e foram realizadas 131 inspeções veiculares até dezembro. A EMPRESA incorporou ao programa todos os veículos internos e também a frota terceirizada. A aferição dos veículos é realizada mensalmente por um técnico especializado.
Os veículos adequados recebem um selo verde “selo despoluir”, caso o veículo seja reprovado o técnico orienta os motoristas para adequação. Entre janeiro e abril de 2010 foram realizadas 147 inspeções veiculares.
O projeto Broto do Galho iniciou em 2009 e é formado por 11 pessoas. O mesmo está possibilitando reaproveitamento dos resíduos utilizando técnicas de reciclagem, transformando-os em peças artesanais que aumentam a vida útil de parte dos resíduos da EMPRESA. Atualmente, o projeto utiliza por mês aproximadamente 80 kg de resíduos provenientes do processo de tratamento de efluentes e cerca de 4 tubos de papelão por semana.
As reuniões semanais, as relações interpessoais e comerciais que estão sendo construídas promovem a geração de emprego, bem como o desenvolvimento de novas competências e melhoria na qualidade de vida dos moradores da Vila que participam do Programa.
Sendo o Broto do Galho uma Associação devidamente constituída, é possível considerar como aspectos econômicos positivos do Projeto a geração de renda para seus participantes e a agregação de valor aos produtos que serão inseridos no mercado. Até o momento o projeto obteve R$ 722,00 com vendas dos produtos.
 
Um aprendizado fundamental: É possível perceber que a implantação do projeto contribui para o desenvolvimento crítico das pessoas em especial das crianças. A abrangência deste publico é estratégica, pois é muito importante transformar as crianças de hoje em adultos ambientalmente e socialmente responsáveis e trazer para junto de nós, esses jovens na defesa do meio ambiente e na disseminação da educação ambiental como forma de mudança de comportamento das pessoas.
Através dos depoimentos relatados pelos participantes das atividades percebe-se que os mesmos relatam que as ações desenvolvidas pela EMPRESA contribuem para o aprendizado e conscientização das pessoas.

Recomendações: Em 2009 o programa de educação ambiental obteve reconhecimento externo pelo órgão ambiental do Estado de Santa Catarina através do Prêmio Fritz Muller. Este prêmio reconhece as empresas que contribuem para a preservação do meio ambiente e interagem com a natureza de forma sustentável.
No mesmo período o programa de educação ambiental obteve reconhecimento externo através do Prêmio Empresa Cidadã. O Prêmio é destinado às entidades catarinenses que se destacam pelas iniciativas de ação social, ambiental e cultural.
A EMPRESA vem construindo uma proposta de Educação Ambiental que busca contribuir para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos favoráveis ao meio ambiente. A organização entende que a educação ambiental é um processo de aprendizagem permanente, baseado no respeito a todas as formas de vida. Tal educação afirma valores e ações que contribuem para a transformação humana e social e para a preservação ecológica. Ela estimula a formação de sociedades socialmente justas e ecologicamente equilibradas.
Percebe-se que o trabalho de educação ambiental que vem sendo desenvolvido está permitindo a sensibilização e motivação das pessoas para a adoção de ações preventivas, possibilitando as mesmas conhecer e assumir postura pró-ativa em relação à questão ambiental, além de possibilitar a construção de valores sociais, conhecimentos, atitudes e competências voltadas para a natureza, de modo a fomentar qualidade de vida e sustentabilidade. A Educação Ambiental certamente é fator fundamental para o desenvolvimento de ações ambientalmente conscientes. Entre 2009 em 2010 foram abertas 8 Fichas de Não Conformidades Preventivas pelos Departamentos da Empresa, o que contribui com o meio ambiente.
Por meio de palestras focadas na conservação ambiental, visitas ao Viveiro da Empresa e caminhadas ecológicas, a EMPRESA possibilitou informações de conscientização e preservação dos recursos naturais. Essas ações são realizadas com os objetivos de contribuir para o avanço da consciência ambiental dos indivíduos e alertar sobre a importância da conservação e preservação do meio ambiente.
Os treinamentos realizados tiveram como resultado o envolvimento de 100% dos colaboradores. Esses treinamentos apresentaram um resultado satisfatório no que diz respeito as atitudes adotadas por parte dos colaboradores no dia-a-dia.
A educação, como meio de sensibilizar as pessoas frente aos problemas ambientais e de responsabilizá-las enquanto seres interativos é uma forma eficaz de instigar a percepção das pessoas fazendo-as refletir sobre uma ética ecologicamente justa.
Reconhecemos que as atividades em ambientes naturais como: caminhadas ecológicas, visita em viveiro, plantio de mudas, identificação de plantas, entre outras atividades, possibilitam uma proposta educativa diferenciada da tradicional, mas que pode interagir com a formal oportunizando maneiras diferentes de aprender.
O contato e a observação direta com a natureza através das atividades em ambientes naturais tornam as pessoas mais sensíveis para perceber a ação do ser humano no meio ambiente.
Esse programa vem contribuir no processo de expansão da educação ambiental, pois além de sensibilizar colaboradores promove-se a sensibilização de alunos e comunidades. Esse programa apresenta-se como uma ponte de ligação entre a educação formal e não-formal. Edição 2010

Centro de Cuidados e Desenvolvimento Infantil Materna Ltda
Case:
Sistema de Gestão Ambiental no Setor Educacional
Cidade: São Bernardo dos Campos
Estado: SP
Responsável: Adriane Imbroisi
Cargo: Diretora Geral
 
Resumo: A Materna é uma escola de educação infantil e foi a primeira no setor a obter o certificado ISO 14001 nas Américas e vive dentro destes procedimentos diariamente. Com o sistema de gestão implantado temos objetivos e metas traçados para todo o ano letivo, e estes se baseiam na redução e controle de consumo de água, energia elétrica e papel, além da principal meta, se tratando de uma escola, é a educação e a conscientização propriamente dita. Esta se dá com o desenvolvimento do projeto MATERVERDE que promove ações e implantação de áreas como composteira, minhocário, estufa experimental, reservatório da captação de água pluvial entre outros a vivência destes itens. Edição 2005
Companhia Vale do Rio Doce
Case:
Revista Biodiversidade
Cidade: Linhares
Estado: ES
Responsável: Vania Velloso 
Cargo: Assessora Especial do Meio Ambiente
  
Resumo: A CVRD é uma das empresas nacionais convidadas para fazer parte da organização e ratificação da CDB – Convenção sobre Diversidade Biológica assinada em 1992 durante a ECO-92 no Rio de Janeiro/RJ. A CDB é uma convenção internacional ratificada por 177 países, seus membros efetivos. Para que esse assunto não ficasse restrito aos meios políticos, diplomáticos, e científicos, a CVRD lançou uma revista empresarial com alcance social e inédita sobre Biodiversidade – Estruturação e importância da CDB, Biodiversidade no mundo, no Brasil, no setor mineral e dentro da própria empresa. Na publicação, a CVRD apresenta sua atuação em 7 dos 8 biomas nacionais, participando do desenvolvimento socioambiental e territorial do Brasil. Demonstra sua importância estratégica que pode contribuir efetivamente para a proteção, conservação, recuperação de ecossistemas ameaçados, incentivo ao empreendedorismo ambiental e de pesquisa, capacitação e educação para sociedades sustentáveis. Edição 2005
Construtora Cowan S.A.
Case:
Plante esta Idéia
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Responsável: José Paulo Toller Motta
Cargo: Diretor Comercial e de Operações
 
Principal motivação: Possuir uma carteira de relacionamento de grande abrangência a nível Nacional, com um universo extremamente diversificado, entre seus clientes, fornecedores e colaboradores
 
Principais resultados: A conscientização de todos com relação ao cultivo e preservação da espécie que deu origem ao nome do nosso país, o Pau Brasil; O reconhecimento da empresa, como uma empresa mais comprometida com a gestão dos seus negócios e com a valorização da biodiversidade e da cultura brasileira.
 
Um aprendizado fundamental: Promover sempre a disseminação de informações sobre responsabilidade social e ambiental. Usar os canais de comunicação da empresa como: site, informativo interno e brindes promocionais para “Plantar Idéias”, que comprovem os benefícios gerados com ações sustentáveis, sociais e econômicas.
 
Recomendações: Aproveitar o que a empresa tem de grande valia, que é a sua carteira de relacionamento e usá-la sempre que poder, para Plantar Idéias Sustentáveis e sociais. Edição 2009
COOPERATIVA CENTRAL OESTE CATARINENSE
Case:
Turminha da Reciclagem
Cidade: Chapecó
Estado: SC
Responsável: Isabel C. T.Machado
Cargo: Relações Públicas
 
Resumo: O programa A Turminha da Reciclagem, trata sobre reciclagem do lixo. Com uma linguagem lúdica e bem divertida, e isso tem dado um retorno positivo em relação aos objetivos traçados no início do projeto. A ação da Aurora é elogiada por professores, diretores de escolas e autoridades que vêem nesta ação toda a responsabilidade social da empresa. O Programa iniciou em Agosto de 2001 já atingiu cerca de 26.524 crianças de 03 a 14. O programa já aconteceu em todas as unidades da Aurora e escolas de Chapecó, São Miguel do Oeste, Rio de Janeiro e São Gabriel do Oeste (MS).  Edição 2003
CORN PRODUCTS BRASIL
Case:
Educar para Preservar – Educação Ambiental na Escola
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Fernanda Diaz
Cargo: Coordenadora Ambiental

 
Principal Motivação: Praticar a sustentabilidade e disseminar a consciência ambiental entre os mais diversos públicos
Principais resultados/benefícios gerados : Racionalizar o descarte de materiais recicláveis resultando em recursos financeiros canalizados para entidades assistenciais 
Um aprendizado fundamental: Conscientizar a responsabilidade socioambiental praticando

Resumo: Através do programa “Educação e Ação ambiental nas escolas municipais”, a unidade fabril de Mogi Guaçu objetivou difundir a pratica da conservação do meio ambiente entre alunos de escolas públicas, promovendo palestras e doando recipientes para coleta seletiva para as escolas. Também recebe anualmente visita de centenas de estudantes, para que possam conhecer os projetos de prevenção da poluição, conservação do meio ambiente e sistema de gestão. Trata-se de um trabalho iniciado em 2004 e perdura até os dias de hoje. Parte integrante de um plano ambiental contínuo do nosso sistema de gestão. Este projeto conta com a participação de várias áreas da empresa e da comunidade, através de indicações das escolas de diversos bairros, para que se possa levar o projeto de coleta seletiva. Edição 2006

DOW Agrosciences Industrial
Case:
Acerte o Alvo 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Marcus Vinicius
Cargo: Relações com a Comunidade

Principal Motivação: Problemas com deriva de defensivos agrícolas para locais não desejados.

Principais resultados/benefícios gerados: Redução de 70% dos casos registrados de deriva na região de Londrina (19 municípios no norte do Paraná).
Um aprendizado fundamental: Envolvimento de todas as organizações envolvidas no agronegócio como fiscalização, extensão, comercialização, produção, áreas de ensio, pesquisa, ambiental, etc.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Conseguir o envolvimento de todos no processo.

Resumo: Na última década o Paraná tem permanecido nas estatísticas, como um dos principais Estados de produção agrícola do Brasil. Ao mesmo tempo, formaram-se expectativas de que o desenvolvimento e a sustentação desta produção agrícola, em escala, fossem intensificadas por meio do uso de tecnologias corretas, tanto do ponto de vista social quanto ambiental. No entanto, a presença de áreas cultivadas com espécies tais como olerícolas e fruticultura, contíguas a áreas de grãos (principalmente soja, milho e trigo), tem gerado conflito entre agricultores; principalmente quando insumos específicos para lavouras de grãos, dependendo de como sejam aplicados, ocasionam a deriva (deriva é o desvio da trajetória das gotas produzidas na pulverização, para fora do alvo que se pretende atingir), que pode apresentar efeito deletério sobre as referidas espécies. Uma vez que as referidas ineficiências encontram-se materializadas na ocorrência de sinistros tais como: intoxicação de operadores, contaminação ambiental, prejuízos em culturas atingidas e presença de resíduos de agrotóxicos em alimentos, este programa propõe-se a tratar de forma multi-institucional e multi-disciplinar o problema da deriva de agrotóxicos, na região de Londrina. Edição 2006

Duratex S.A
Case:
Projeto de Inovação da Área de Vivência Ambiental PIATAN – AVAP
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: João Carlos Redondo
Cargo: Gerente de Sustentabilidade

 
Principal Motivação: A avaliação de aspectos pedagógicos verificados nos quase dez anos de atividades da AVAP e o atual quadro de exposição pública dos valores das plantações florestais manejadas para o abastecimento industrial motivaram uma revisão do trabalho desenvolvido. Na nova abordagem, o tema central da AVAP passou a ser a Produção sustentada de madeira a partir do manejo de plantações florestais, com maior amplitude das explicações sobre o manejo de plantações florestais e o valor destas como fontes sustentáveis de matéria-prima de alta aplicação na vida das pessoas.
Principais Resultados: Nas novas instalações da AVAP, entre 2007 e junho de 2008 foram atendidas 10.365 pessoas, entre estudantes, clientes, fornecedores e funcionários. Desde a criação da área, em dezembro de 1996, até 2007 foram recebidos 63.791 visitantes. Em 2007, a Área de Vivência Ambiental Piatan – AVAP finalizou o ano com o atendimento a 7.124 visitantes, atingindo 118,73% da meta de 6.000 visitantes prevista para o período.

Um aprendizado fundamental: Esta inovação, com todas as melhorias pedagógicas voltadas para atender aos mais diversos perfis dos públicos interessados é que a empresa entendeu que foi um diferencial para a adequação da proposta inicial às necessidades. Todo o projeto foi concebido utilizando como base nas contribuições de visitantes e dos representantes das instituições acadêmicas, que forneceram importantes informações para a formatação das metodologias.

Recomendações: O programa reforça a diretriz de estabelecer um canal transparente de comunicação e abertura com a comunidade quanto às atividades da empresa. Por último, o projeto tornou-se uma eficiente ferramenta para a apresentação e disseminação de técnicas sustentáveis para atendimento da demanda da sociedade por matéria-prima.  Edição 2008

  

EDP Energias do Brasil/Instituto EDP
Case:  Letras de Luz 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Ana Maria Schneider
Cargo: Especialista em sustentabilidade

Principal motivação: O programa Letras de Luz centra as suas ações no incentivo à leitura. Ler é apreender o mundo e, a transformação social passa pela utilização desta ferramenta – ler é poder escolher construir outra realidade.

Principais resultados: Segue o resultado do programa no ano de 2009:
oficinas de leitura: 110;participantes:1150;
apresentações de teatro:175;número de espectadores:33.338; doação do acervo: : 15.480.
Abaixo números globais dos três anos 2007,2008 e 2009:
Oficinas de leitura realizadas: 430
número de participantes : 5050
abrangência 531 375
número de apresentações teatrais:750
número de espectadores: 121.913
doação de acervo (livros) : 49 385
 
Um aprendizado fundamental
– possibilidade desenvolver leitores
– utilização do teatro como ferramenta de incentivo à leitura
– formação de bibliotecas locais ou enriquecer as já existentes.

Recomendações: Com o passar dos anos, percebeu-se o enorme efeito multiplicador do “Letras de Luz”. A cada novo município incluído no programa a satisfação e a descoberta são reproduzidas. O esforço das várias partes faz com que este seja um projeto que, via Secretaria da Educação/Cultura nos municípios, rapidamente ele é abraçado pelas organizações, escolas e comunidade. A sua replicação é possível em qualquer geografia. Como ponto de melhoria neste ano de 2010, a EMPRESA fez a convergência deste programa com outros projetos corporativos, buscando otimizar ainda mais os seus resultados. Edição 2010

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Case:
Dia Nacional de Mobilização Social dos Correios
Cidade: Bauru
Estado: SP
Responsável: Vanessa Clélia Carbone
Cargo: Supervisora de Ações de Cidadania
Resumo: O ano de 2001 foi celebrado como o Ano Internacional do Voluntário. Neste mesmo ano, a Diretoria Regional dos Correios de São Paulo Interior (DR/SPI) decidiu implantar e implementar a cultura de voluntariado entre os seus colaboradores, dedicando-se a uma ação social consciente. A forma de apoio definida foi a adesão ao “Dia de Fazer a Diferença”, maior evento de mobilização de causas sociais do mundo – MAKE A DIFFERENCE DAY/EUA – promovido no Brasil pela SIFE/BRASIL – empresa de consultoria e marketing social. A ação na DR/SPI foi operacionalizada em cada região, com formação de grupos que pesquisaram a comunidade e definiram seu plano de ação, de acordo com o interesse dos voluntários. Pelos resultados obtidos, essa iniciativa passou a fazer parte do Projeto de Voluntariado & Cidadania, constando do PTR – Plano de Trabalho Regional. O Projeto tornou-se corporativo, recebendo uma nova denominação: “DIA NACIONAL DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL DOS CORREIOS”. O objetivo das ações é envolver os colaboradores em atividades que proporcionem a maior integração com o meio no qual vivem e sensibilizar outras partes interessadas. Como meta, queremos desenvolver atividades mais focadas e abrangentes, que promovam a sustentabilidade das comunidades envolvidas em atividades ambientais. Edição 2005.

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