BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

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EUCATEX S/A Indústria e Comércio
Case: Programa de Educação Ambiental “Casa do Natureza”  
Cidade:  Salto
Estado: SP
ResponsávelFabio Tulio de Lima Cro
CargoCoordenador de Tecnologia Florestal

Principal motivação: A falta de uma atuação efetiva na região abrangente pela Organização, diante da falta de condições que os alunos e educadores tinham em relação ao meio ambiente global e local.
Toda e qualquer iniciativa em prol da formação da opinião e ação sobre o tema meio ambiente, é bem vinda, seja ela do cidadão comum no seu dia-a-dia, dos órgãos oficiais do estado, representantes da comunidade e da iniciativa privada com sua agilidade em produzir mudanças e resultados.
Tendo em vista toda essa problemática ambiental atual, acentuada pela busca de uma solução, despertou-se o interesse em atuar através de programas de Educação Ambiental voltado aos alunos de quintos anos, buscando conscientizar e sensibilizar estes, e de capacitar Educadores da rede municipal de ensino das cidades do entorno das operações florestais. 

“Fala-se tanto da necessidade de deixar um planeta melhor para os nossos filhos, e esquece-se da urgência de deixarmos filhos melhores para o nosso planeta.”

Principais resultados: Do inicio do Programa em 1999, até os dias de hoje podemos salientar grande conquistas.
No ano de 2003, ano de comemoração dos quatro anos do Programa, atingimos a marca de 10.000 visitantes (anexo 5) em todas as sedes do Programa.
Em 2004 o programa passou por uma grande reformulação. O atendimento na Casa da Natureza passa ser apenas para alunos dos quintos anos (antiga quarta série) e iniciam-se os cursos para Capacitação em Educação Ambiental para Educadores nos Municípios.
De 2004 até meados de 2007 percebemos que os alunos que eram recepcionados no Programa de Educação Ambiental “Casa da Natureza” necessitavam de um complemento. O jogo da memória dos bichos (anexo 6) e o supertrunfo das árvores (anexo 7) surgiram como um ferramenta lúdica para melhorar a sedimentação dos conhecimentos por parte dos alunos (anexo 8 e 9).
Outro quesito a ser levado em consideração é a do reconhecimento de espécies nativas e exóticas. Levar o aluno a saber que o Eucalipto é uma espécie exótica com finalidade de uso comercial é um dos objetivos do Programa (anexo 10).
Em 2009 comemoramos os 10 anos do Programa (http://www.polocuesta.com.br/itatinga/noticia.asp?codigo=350), a marca de 20.000 visitantes (anexo 11) e a capacitação de mais de 350 educadores nos municípios atendidos.

Além do atendimento formal da Casa da Natureza e dos Cursos de Capacitação para Educadores, o Programa também atende os municípios em eventos diversos como: dia do desafio (anexo 12), evento em comemoração ao dia das crianças (anexo 13), encontro com autoridades dos municípios participantes (anexo 14), desfiles cívicos e de comemoração de aniversário das cidades (anexo 15), atividades na semana do meio ambiente (anexo 16), atendimento a alunos portadores de necessidades especiais (anexo 17) e organização de fóruns e debates de meio ambiente (anexo 18)

Um aprendizado fundamental: O desenvolvimento de um Programa de Educação Ambiental continuado que contemple os alunos com idade entre 8 e 11 anos. Esses alunos acabam por influenciar as ações e decisões dos seus parentes diretos nas relações com o meio Ambiente. Incluir os colaboradores diretamente e participar ativamente de atividades nos municípios.
Nossa experiência mostrou que os educadores tem um papel fundamental dentro dos municípios. A colaboração na formação pedagógica de educadores com o curso de Capacitação em Educação Ambiental nos mostra o quanto o investimento no educador reflete em melhores práticas em sala de aula e na melhoria dos conteúdos ministrados pelos mesmos.
E a capitalização dessa ações nos municípios através de mídia espontânea (jornais, TV, rádio) garante a continuidade de investimentos por parte da Organização.

Recomendações:Como pontos relevantes e decisivos para a implantação, execução e continuidade do Programa de Educação Ambiental “Casa da Natureza” podemos citar:
Identificar os “atores” das regiões, ou seja, indivíduos ou grupos que possam vir a se tornar grandes parceiros nas identificações e resoluções de questões de cunho socioambientais. Nossa experiência mostra que os educadores tem um papel fundamental dentro dos municípios com menos de 20.000 habitantes. Conseguindo a confiança e respeito desse grupo a relação com os gestores do município fica facilitada. (anexo 19)
Desenvolver um Programa de Educação Ambiental que contemple os alunos com idade entre 8 e 11 anos. O público pré-adolescente se mostra mais envolvido e portanto mais disponível a aprender. (anexo 20)
Incluir na programação da “Casa da Natureza” atividades que envolvam os colaboradores da Organização diretamente, criando dias especiais de atividades. Como exemplo, podemos citar as atividades de recebimento dos filhos dos colaboradores na “Casa da Natureza”. (anexo 21)
Participar de atividades nos municípios. Desfiles cívicos, atividades sociais, conselhos de meio ambiente, semana da árvore, da água, do meio ambiente, entre outras. Essas atividades voltadas para a população do município gera uma grande empatia nas mais diversas faixas etárias. (anexo 22)
Buscar colaborar na formação pedagógica de educadores. O Curso de Capacitação em Educação Ambiental nos mostra quanto o investimento no educador reflete em melhores práticas em sala de aula e na melhoria dos conteúdos ministrados pelos mesmos. (anexo 23)
A capitalização dessa ações nos municípios através de mídia espontânea garante a continuidade de investimentos por parte da Organização, uma vez em que atendendo as certificações, os municípios são beneficiados e a imagem e credibilidade da Organização passa a ser encarada de forma positiva. (anexo 24) Edição 2010

Eurofarma Laboratórios Ltda
Case:
De Mãos Dadas com a Escola
Cidade: São Paulo
Estado:SP
Responsável: Isamara Garcia Freitas
Cargo: Coordenadora da Gestão Ambiental

Resumo: Realizar o levantamento para conhecer o índice de filhos dos funcionários internos e prestadores de serviços de limpeza, rouparia, segurança patrimonial e restaurante interno em idade escolar de 4 a 12 anos que se encontram fora da escola, visando intervenção e conscientização da importância da criança na escola. Sensibilizar os pais da importância e necessidade da reciclagem do lixo e preservação do meio ambiente, bem como do benefício direto desta ação convertida em bem para seu filho. A EUROFARMA através das suas ações de Responsabilidade Social vem contribuir incentivando e apoiando através deste projeto as famílias que mantém seus filhos matriculados na faixa etária de 4 a 12 anos com a distribuição de um kit escolar. Este KIT ESCOLAR é proveniente do Programa de Coleta Seletiva do lixo nas unidades II,III, IV e na Creche.  Edição 2005
Eurofarma Laboratórios Ltda
Case:
Gincana Ecológica
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Isamara Freitas
Cargo: Coordenadora da Gestão Ambiental

 
Principais resultados/benefícios gerados : 1º Ano da GEE contou com a participação de 207 pessoas entre colaboradores, força de vendas e prestação de serviços; consideramos que a iniciativa deu origem a uma grande oportunidade de mudança de atitudes sobre a questão ambiental, pois apesar da pequena participação, a gincana atingiu o objetivo de chamar a atenção e envolver todos. 

Um aprendizado fundamental: Marketing ambiental, a GEE iniciou sua divulgação em Agosto de 2005 e finalizou com a apuração dos resultados e divulgação dos vencedores em outubro. Todo o material gráfico chamoua atenção para imag relacionas ao tema da gincana (natureza), tornando-se um atrativo para a adesão e busca pela mais bela imagem que retratasse a importância da natureza em nossa vida. 

Recomendações para a reprodução da prática adotada:  Estabelecer cronograma paa as ações de chamada relato que no próximo mês estarâo abertas as inscrições para a GE;

Resumo: A Gincana Ecológica é um projeto do Setor de Meio Ambiente criado e desenvolvido para aprimorar a conscientização ambiental entre os colaboradores e prestadores de serviço. A GE é um concurso interno de fotografias relacionadas à questões ambientais. A cada ano,será escolhido um tema específico a ser abordado. Os ganhadores do concurso serão premiados e qualificados para se tornarem os “Eco-fiscais” durante o período de 1 ano. O Objetivo é de sensibilizar a cada ano um número maior de participante nessa Gincana, não foram estabelecidas metas para esse projeto.   Edição 2006

Ford Motor Company Brasil Ltda
Case:
9° Prêmio Ford Motor Company de Conservação Ambiental
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: SP
Responsável: Helio Perini
Cargo: Gerente de Relações Públicas e Responsabilidade Social da Ford

 
Resumo: Patrocinado pela Ford e organizado em conjunto com a ONG Conservação Ambiental do Brasil a iniciativa tem por objetivo premiar os melhores projetos de cada uma de suas cinco categorias:Conquista Individual,Ciência e Formação de Recursos Humanos, Iniciativa do Ano em Conservação e Educação Ambiental.  Edição 2004

Givaudan do Brasil Ltda
Case:
Capacitar a comunidade da Ilha de Cotijuba
Cidade: Belém
Estado: PA
Responsável: Mona A. Chamm
Cargo: Coordenadora de Responsabilidade Social e Qualidade de Vida
 
Resumo: Para a fabricação de peças em madeira, baseado na Reciclagem e Reaproveitamento de Sobras de Madeira destinado ao mercado consumidor e empresarial, gerando renda para a população local. Este Projeto tem como missão, Apoiar e Desenvolver Ações em benefício da sociedade, comunidade local, contribuindo assim para um desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável. Edição 2004
Givaudan do Brasil Ltda.
Case:
Projeto Mãos em Ação – Reciclando Atitudes, Multiplicando Idéias
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Mona Chamma
Cargo: Coordenadora de Responsabilidade Social
 
Principal motivação: Geração de Rendas com artesanato de flores de fuxicos com produtos reciclados
 
Principais resultados: Produção de 12.000 flores de fuxicos ao mercdo consumidor gerando renda para as famílias envolvidas no projeto.
  
Um aprendizado fundamental: Envolvimento da comunidade para a reciclagem; Envolvimento dos funcionários da empresa; Envolvimento de fornecedores e envolvimento do negócio da empresa criando a essência para perfumar o artesanto das flores de fuxico.
 
Recomendações: O negócio da empresa cada vez mais relacionado as práticas sócio ambientais, assim como o envolvimento de outras partes interessadas no aprendizado e desenvolvimento de projetos com a comunidade. Edição 2009
Global Telecom S/A – Vivo Regional PR/SC
Case:
Transformando com Arte a Arte
Cidade: Curitiba
Estado: PR
Responsável: Paulo Roberto Nunes Nemy
Cargo: Coordenadora Antroposphera
 Resumo: O Programa “Transformando com Arte a Vida”, desenvolvido em parceria pela VIVO Regional PR/SC, Antroposphera e a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba-PR, que existente desde 2001, para contemplar três motivações principais: destinação correta ao lixo reutilizável, agregar um valor nobre ao ato da separação do lixo: a solidariedade e contribuir para o desenvolvimento sócio-educativo e artístico de crianças carentes. Através de uma campanha interna de sensibilização com os colaboradores da VIVO–PR/SC sobre questões como redução do montante de lixo gerado, destinação ambientalmente correta e solidária do material reutilizável com qualidade, nasceu o programa “TRANSFORMANDO COM ARTE A VIDA”. Edição 2005
 Henkel Ltda
Case:
Programa de Conscientização Ambiental
Cidade: Itapevi
Estado: SP
Responsável: Orlando de Oliveira
Cargo: Supervisor de Segurança & Meio Ambiente
 
Resumo: Desenvolver programa de conscientização ambiental, objetivando alcançar os funcionários, prestadores de serviços, familiares e comunidade através de ações estratégicas não convencionais, como: – Elaboração do desfile “Do lixo ao Luxo” (Mostrar que obras úteis, interessantes e criativas podem ser elaboradas utilizando-se materiais recicláveis que descartamos todos os dias, sem notarmos que poderíamos aproveitá-los de alguma forma.) – Curso apostilado no próprio local de trabalho (Mostrando o que pode ser reciclado e como cada colaborador pode participar) – Criação de grupo musical interno (Entregar mensagens da área ambiental de uma forma não convencional) – Envolver entidade beneficente local no Projeto (Visa mostrar ao colaborador que além da vantagem ambiental haverá também a contribuição social, pois todo valor arrecadado no programa de reciclagem é destinado a entidade). Edição 2005

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