BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

Paginas: 01  02  03  04  05  06  07  

Instituto Embratel 21
Case:
Projeto Educação para o Desenvolvimento Sustentável
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo: Diretor Adm Financeiro

 
Principal motivação: O desafio de aliar Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), Educação e Desenvolvimento Social nas Reservas Extrativistas da Amazônia. A década da educação para o desenvolvimento sustentável -UNESCO – possui, na sua essência, uma idéia simples com implicações complexas. O grande desafio é estimular mudanças de atitude e comportamento na sociedade mundial. A década dá ênfase ao papel central da educação na busca comum pelo desenvolvimento sustentável. O Ministério do Meio Ambiente e o de Desenv. Social e Combate a Fome vem desenvolvendo ações visando a consolidação de uma política nacional voltada para o desenvolvimento sustentável de povos de comunidades tradicionais brasileiras. O projeto busca colaborar com o IBAMA/AM, para trabalhar a comunicação em 7 RESEX, com o acesso a internet banda larga, via satélite, de modo a possibilitar a inclusão social e digital dessas comunidades.
 
Principais resultados: Resex Capan& atilde; Grande (Manicoré) -2006: escola municipal, beneficiando 180 alunos, 10 professores e 300 famílias.Careiro do Castanho – 2007: escola municipal -100 alunos e 6 professores
 
Um aprendizado fundamental: Ampliação do acesso à informação e ao conhecimento; fazer uso das tecnologias para alem do espaço escolar; desenvolver novas ferramentas; promoção de atividades socio-educativas na escola e na comunidade; sistema de gerenciamento que permita o acompanhamento efetivo dos resultados, assim como a sinergia entre os parceiros do projeto.
 
Recomendações: O uso da tecnologia é fator preponderante para o sucesso. Edição 2009

Instituto Embratel 21 
Case: Tecnologia a Serviço da Educação Ambiental 
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Luiz Bressan Filho
Cargo:

Principal motivação: O desafio de aliar tecnologias da informação e da comunicação(TICs), Educação e desenvolvimento social junto às atividades da Brigada Mirim Ecológica da Ilha Grande- Angra dos Reis – RJ

Principais resultados: Ao longo de sua existência, a Brigada já formou 500 adolescentes e o projeto da Brigada está enquadrado na lei do Jovem Aprendiz. Com a tecnologia e o laboratório, já está formada uma primeira turma de 22 jovens para capacitação em informática. 
 
Um aprendizado fundamental: Conteúdos do Projeto EMPRESA X Educação, da Biblioteca Digital, bem como os conteúdos da grade de programação da WebTV do Instituto.

Recomendações: O uso das novas tecnologias no espaço da Brigada Mirim Ecológica amplia as possibilidades de desenvolver atividades pedagógicas mais enriquecedoras ao processo de ensino formal, como também possibilita expandir o processo educativo no sentido mais amplo. Proporciona a interação dos saberes; provoca o envolvimento da Brigada nos problemas sociais específicos da comunidade local e estimula a participação da comunidade nas atividades de preservação ambiental.Com atuação nacional, o Instituto Embratel acredita que a internet é uma ferramenta indispensável para ampliar as possibilidades de conhecimento que um mundo em rede oferece. Edição 2010

Intermédica Sistema de Saúde S/A
Case:
Boas Idéias para Todo o Mundo – Consumo Consciente
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Roseli Maesi
Cargo: Ger. Geral de MKT e Responsabilidade Social

 
Principal motivação: O fato de sermos um Grupo de Empresas, atendendo a mais de 3,2 milhões de pessoas e termos em nossa missão o compromisso com a comunidade. O Grupo da qual esta empresa faz parte, acredita que não basta ser economicamente forte, é preciso ser socialmente comprometido para ser institucionalmente melhor.
 
Principais resultados: Obtenção e manutenção da ISO 14001 em um dos nossos hospitais da rede própria da empresa e também redução de consumo com quantidades de árvores poupadas para o planeta. Em 08 meses de campanha reduzimos 628 árvores.
 
Um aprendizado fundamental: Mais que um relacionamento ético, consciente e transparente a empresa e o Grupo são agentes participativos e catalizadores de várias ações, visando o bem estar da sociedade e das comunidades do entorno. No decorrer de seus 41 anos de existência o Grupo compreendeu e praticou valores como desenvolvimento sustentável, respeito a diversidade e relacionamento de longo prazo. O Programa Boas Ideías para Todo o Mundo é uma iniciativa do Grupo e busca unir a força do voluntariado da empresa em AÇÕES DE Responsabilidade Social onde encontramos na diversidade os valores necessários que fazem de nossos funcionários pessoas capazes de prestar o melhor atendimento de qualidade e aos nossos parceiros condições de atuar mde forma mais consciente na comunidade. Boas Idéias para Todo Mundo – Consumo Consciente, tem uma metodologia simples, na linha de multiplicação de ações e de pessoas que acabam se engajando no Programa, acabando não somente sendo um mecanismo implantado internamente mas também disseminado entre os nossos milhares de parceiros/empresas sejam eles fornecedores,credenciados, clientes, canais de distribuição como corretores, associados, enfim toda a nossa rede de stakeholders. Por ser de mecanismo multiplicável e portanto simples, os resultados e alcances são ilimitados e surpreendentes. São ações de educação em relação a mudança de cultura e comportamento em relação ao meio ambiente, onde incluimos palestras, envios de e-mail mkt, divulgação de cartazes, jornais impressos e eletronicos, informações no portal, informações em folders, folhetos, campanhas internas de sensibilização, concursos de desenhos onde o tema envolve a sustentabilidade e o consumo consciente.
 
Recomendações: Como informamos anteriormente, os cartazes, os e-mail mkts, as campanhas ficam à disposição de todos os nossos parceiros e funcionários para serem repicadas ou disseminadas e divulgadas em quaisquer outros locais, onde nos dispomos sempre a inclusive, customizar com a logotipia do parceiro uma determinada ação sem que ele tenha custo de criação nenhum deixando a confecção e envio dos materiais aos seus cuidados. Edição 2009

ITAIPU Binacional
Case:
Programa de Educação Ambiental para a Sustentabilidade
Cidade: Foz do Iguaçu
Estado: PR
Responsável: Nelton Miguel Friedrich
Cargo: Diretor de Coordenação e Meio Ambiente

 
Principal motivação: Reconhecer que a Educação Ambiental é um caminho pelo qual as pessoas e as relações podem se transformar questionando e redimensionando os modos de pensar e agir na busca e na prática da sustentabilidade. Se necessitamos cuidar do Planeta, mais especificamente do meio ambiente e das relações com ele de aproximadamente 1.000.000 de pessoas pertencentes a uma região estratégica para a Empresa (bacia hidrográfica, 8.000 km2), esse processo só seria possível de modo participativo e emancipatório, através de uma interação de aprendizados, diálogos de saberes e experiências. É assim que o referido Programa atua: integrando-se na teia socioambiental para enraizar idéias e práticas que nos permita habitar esse Planeta como pessoas cada vez mais responsáveis e cientes pela manutenção e compartilhamento da Vida, tanto da espécie humana, quanto das inúmeras outras espécies em convivência.
 
Principais resultados: O referido Programa, conjuntamente com seus parceiros, em 5 anos de atuação, tem gerado inúmeros resultados – refletidos na sensibilização de pessoas e recuperação de passivos ambientais – em uma área que abrange 29 municípios pertencentes à uma bacia hidrográfica. Um dos indicadores mais significativos é constatar que a Educação Ambiental tem se consolidado como uma política pública, onde cada Prefeitura tem se comprometido com esse processo, inclusive na indicação de dois gestores (58, no total) da Educação Ambiental em cada município. Alguns dados quantitativos: 175 Oficinas do Futuro nas comunidades agrícolas (17.432 pessoas); 65 Oficinas da Carta da Terra para 3.000 professores; 135.000 alunos sensibilizados para importância dos alimentos orgânicos; 117 Comunidades de Aprendizagem (2.907 pessoas) na Formação de Educadores Ambientais (FEA), entre inúmeros outros.
 
Um aprendizado fundamental: Aponta-se como premissas metedológicas: firmar parcerias com Instituições e pessoas (associações comunitárias como as de agricultores e catadores, com as prefeituras, universidades, ongs, conselho de municípios, entre inúmeras outras); reconhecer que a experiência popular também é uma forma de (re)conhecimento (metodologia PAP – pessoas que aprendem participando); fomentar, estimular e facilitar o trabalho em rede, com o objetivo de descentralizar e enraizar as informações e conhecimentos (efeito mandala); fazer a gestão da Educação Ambiental (técnicos responsáveis por ações, matricialidade, produção de dossiês e relatórios, participação em eventos e fóruns); produzir e realizar a distribuição dirigida de materiais, tanto daqueles produzidos pela comunidade quanto de publicações que fundamentem as ações (educomunicação).
 
Recomendações: A viabilidade da proposta dependerá essencialmente de: infraestrutura para a Educação Ambiental no organograma da empresa (Departamento ou Divisão específica); orçamento anual específico para a Educação Ambiental, tanto para aquisição, produção e divulgação de materiais, como para estabelecer contratos com terceiros (empresas tercerizadas para a execução de ações); trabalhar com a gestão por ações; firmar parcerias com outras Instituições e com a comunidade; atuar em rede; realizar diagnósticos socioambientais participativos na região, mapeando principais problemas e potencialidades, com o objetivo de conferir inteligibilidade e sentido para os atores envolvidos no processo, principalmente se envolve a recuperação de passivos ambientais (ex: recuperação de microbacias, reflorestamento, gestão de resíduos sólidos). Edição 2009

KINROSS – Rio Paracatu Mineração (MG)
Case:
Evolução, Adequação e Resultados do Programa de Educação Ambiental – PEA
Cidade: Paracatu
Estade: MG
Responsável: Rodrigo Dutra Amaral
Cargo: Gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente

 
Principal Motivação: Aumentar nível de conscientização ambiental dos funcionários e comunidade, manter a comunidade informada sobre questões ambientais da empresa, melhorar desempenho ambiental e operacional da empresa, desenvolver projetos sócio-ambientais como parte da estratégia de fechamento da empresa.
Principais resultados/benefícios gerados: O PEA já recebeu cerca de 10.000 alunos em seu Centro de Educação Ambiental; Vem auxiliando no Cumprimento de metas individuais e globais; Propiciou desenvolvimento de Parcerias para desenvolvimento de projetos sócio-ambientais.

Um aprendizado fundamental: O PEA evolui com a percepção e anseios da comunidade e funcionários. O PEA proporciona conscientização e melhoria de eficiência de processo. Resultados sócio-ambientais: Conscientização, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado, qualificação da mão-de-obra local e geração de emprego e renda.
Recomendações para a reprodução da prática adotada:O PEA deve fazer parte de um Plano de diretrizes, com objetivos e metas que se desdobrem para 100% dos funcionários. Devem ser direcionadas de forma integrada com as questões econômicas, sociais e ambientais.

Resumo: Os objetivos específicos do PEA são: Contribuir para a inserção da Educação Ambiental no ensino formal do município da Área de Influência do empreendimento; Realizar parcerias com os órgãos e as instituições educacionais públicas, e com diferentes entidades ambientalistas locais e regionais; Integrar técnicos da empresa e população da ADA (área diretamente afetada) e da AID (área indiretamente afetada) em projetos que visem à obtenção de conhecimento a respeito do Meio Ambiente da área de influência da empresa; Aprofundar os conhecimentos da população local sobre o ambiente onde vivem, como base para o desenvolvimento de projetos comunitários de alternativa de renda; Apresentar à comunidade os principais impactos positivos e negativos, bem como os controles ambientais realizados pela empresa. Possibilitar oportunidade para esclarecimento de duvidas e manutenção de comunicação direta; Treinar funcionários da empresa e contratadas no SGI (Sistema de Gestão Integrada) englobando o SGA onde são apresentados os principais impactos e controles ambientais da empresa, além da Política de Saúde, Segurança e Meio Ambiente. Edição 2006

KLABIN
Case:
Programa Caiubi de Educação Ambiental: Um Caso de Mobilização Social 
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Wilberto Lima Júnior
Cargo: Diretor

 
Principal Motivação: O baixo nível de conscientização da população quanto às questões ambientais e a dificuldade em visualizar resultados importantes em termos de preservação decorrentes da criação de uma consciência coletiva maior sobre as questões ambientais, na última década.

Principais resultados/benefícios gerados: O Programa está na 10ª. Fase (quinto ano) de existência, comprovando a sua continuidade e importância;
Um aprendizado fundamental: A inovação do Programa Caiubi de Educação Ambiental está na articulação com o governo e escolas públicas estaduais e municipais juntamente com professores de Biologia da Universidade Estadual de Londrina, alunos de pós-graduação da Universidade de São Paulo USP-ESALQ e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, da organização não-governamental APREMAVI ( Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí), mesclando ações pedagógicas, lúdicas, palestras e oficinas.

Recomendações para a reprodução da prática adotada: A empresa desenhou a seguinte metodologia de reaplicação do Programa Caiubi de Educação Ambiental para que outros atores sociais possam implementá-lo em suas comunidades, adequando o programa às necessidades de cada região.

Resumo: O presente case relata atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na Fazenda Monte Alegre, situada em Telêmaco Borba, no Paraná, desde o ano 2001. Atualmente, o Programa Caiubi atinge os municípios da região de Telêmaco Borba, a saber, Curiúva, Sapopema, Ortigueira, Imbaú, Reserva e Ventania, que representam cerca de 4,0 % da área total do Estado do Paraná. As principais metas do programa são: capacitar cerca de 100 professores (multiplicadores) a cada ano, mesclando atividades teóricas e práticas, até atingir 100% do corpo docente da Secretaria Municipal de Educação (SME) e do Núcleo Regional de Ensino (NRE); estender, nos próximos anos, o Programa Caiubi para as Secretárias Municipais nos municípios vizinhos; aumentar a conscientização ambiental de professores e alunos da rede pública e privada de ensino; propiciar condições às escolas que fazem parte da SME (22) e do NRE (47) visitas monitoradas ao Parque Ecológico e Criadouro Científico de Animais Silvestres da empresa; estimular boas práticas ambientais e estimular o consumo consciente. Edição 2006

PETROBRAS
Case:
Programa de Educação Ambiental – Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro
Cidade: Rio de janeiro
Estado: RJ
Responsável:Thiago Dias Rodrigues
Cargo: Engenheiro de Produção

 
Principal Motivação: Oportunidade de contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade sustentável, multiplicando conhecimentos, metodologias e tecnologias através da Capacitação de Educadores Ambientais, da Educação Ambiental para Estudantes de Escolas Públicas e, da Educação Ambiental para Agricultores e Comunidades Rurais-Urbanas.

Principais resultados/benefícios gerados: Foram capacitados 141 educadores ambientais, professores de escolas públicas e lideranças comunitárias e 150 professores. Participaram das atividades do programa aproximadamente 9 mil alunos de escolas públicas dos municípios atingidos pelo programa .
Um aprendizado fundamental: O objetivo principal foi a elaboração e execução de projetos de educação ambiental pelos educadores, sendo assim, ao final da capacitação faz-se um acordo sobre um cronograma de trabalho para definir temas e equipe, elaboração e execução do projeto, apresentação dos resultados e eventos de divulgação.

Recomendações para a reprodução da prática adotada:Tanto pessoas quanto instituições, devem compartilhar seus conhecimentos e experiências em educação ambiental, capacitando educadores de forma a multiplicar as ações efetivas para uma sociedade mais sustentável em todos aspectos das atividades humanas. Muito importante neste processo é dar exemplos.

Resumo: O Programa trata da execução de ações de educação junto às populações envolvidas com o Gasoduto Campinas – Rio de Janeiro. Dirigido aos professores de escolas públicas e lideranças comunitárias, existe um curso, de dois dias, (carga horária: 16 hrs.) que tem como objetivo principal capacitar os participantes na elaboração e execução de projetos de educação ambiental. A meta é capacitar 300 educadores ambientais. A educação ambiental para os estudantes de escolas públicas é tratada nos conteúdos escolares, na expressão cênica e musical, no interesse de que as crianças e jovens possam ser sensibilizados para que dentro do universo escolar, esses temas possam ganhar uma dimensão mais motivadora. A meta é atender 5 mil estudantes. E a escolha e diagnóstico sócio-ambiental de uma microbacia de referência. A escolha da microbacia hidrográfica será feita em função das características fisiográficas mais representativas da região, onde se planejará a gestão agroambiental de uma propriedade, a partir do diagnóstico do uso atual do solo e do levantamento de indicadores sócio-econômico-ambientais.Serão induzidas ações coletivas no sentido de promover a transição dos sistemas de produção agropecuários ou formas de ocupação do espaço para patamares cada vez mais altos de qualidade ambiental. Pretende-se envolver nesta ação cerca de 20 propriedades rurais. Edição 2006

Philips do Brasil Ltda
Case:
Aprendendo com a Natureza
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Renata Macedo
Cargo: Coordenadora de Sustentabilidade

 
Principal Motivação: A concepção de que previnir é a melhor medida para se preservar a vida no planeta. E o melhor caminho para isto é a educação.
Principais resultados/benefícios gerados: A ação influencia significativamente a formação de valores ambientais entre os alunos, estimulando sua responsabilidade cidadã e promovendo, com êxito, a difusão de conhecimento ambiental entre os estudantes e seus pais.

Um aprendizado fundamental – A metodologia: O envolvimento dos professores na disseminação das questões ambientais e a receptividade dos alunos, nos demonstrando que há um grande campo receptivo para tratamento das questões ambientais.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: O primeiro passo é reconhecer, na comunidade a necessidade do projeto, bem como a sua possível receptividade.

Resumo: O projeto ‘Aprendendo com a Natureza’ é um projeto de educação ambiental que visa promover o desenvolvimento sustentável a partir de uma perspectiva de ‘grass-roots’, isto é, de uma visão de base, contando com a participação e entendimento daqueles afetados pelas suas ações. O programa é inteiramente destinado a alunos de escolas públicas de cinco cidades brasileiras: Manaus, Mauá, São Paulo, Recife e Varginha. Estas são cidades onde a PHLIPS tem bases e onde ela pode contar com a cooperação de seus funcionários na promoção de atividades de educação ambiental com crianças carentes, como voluntários. Formalmente, o programa pode ser definido como uma “ação educativa centrada na preservação ambiental, tendo como foco a biodiversidade e a sua importância para a manutenção da vida no planeta”. Edição 2007

 RODONORTE Concessionária de Rodovias integradas S/A
Case:
Projeto Sócio-Ambiental SacoLona
Cidade: Ponta Grossa
Estado: PR
Responsável: Simone Suzzin
Cargo: Gestora de Comunicação Social

 
Principal motivação: Destinação correta dos resíduos sólidos (lonas) utilizadas para a comunicação dos usuários nas rodovias administradas pela empresa.
 
Principais resultados: Destinação ambientalmente correta de 100% das lonas utilizadas pela empresa.
 
Um aprendizado fundamental: Disseminação do conceito da reciclagem e preservação dos recursos naturais entre os públicos de relacionamento da empresa.
 
Recomendações: Reaproveitamento de toda a lona utilizada para a comunicação interna/externa da empresa. Esse material, que não tem um reaproveitamento específico no meio ambiente, pode se transformar em sacolas retornáveis, necessáires, bolsas customizadas, bolsas universitárias / escolares, aventais e uma série de outros produtos ecologicamente corretos. Edição 2009

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