BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – TEMÁTICA GERENCIAL
EDUCAÇÃO, INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO AMBIENTAL

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IBG – Instituto Brasileiro de Geobiologia
Case:
Estudante Sustentável
Cidade: Belo Horizonte
Estado: MG
Responsável: Allan Lopes Pires
Cargo: Presidente
Principal motivação: Entendemos que a construção civil é um setor da sociedade produtiva que mais consome recursos naturais, cria rejeitos e tudo isto com alto consumo energético. Nossa motivação principal foi criar mecanismos de ensino sobre a sustentabilidade e a responsabilidade socioambiental aplicados à construção civil de maneira a produzir resultados eficazes no curto, médio e longo prazos, fazendo que estes conceitos tornem-se verdadeiramente realidade. Nossos objetivos foram: 1. Ensinar de estudantes de graduação e pós-graduação aos conceitos e práticas de sustentabilidade, Geobiologia, Biologia da Construção e Ecologia, na área de Belo Horizonte – MG. 2. Capacitar em práticas de contrução sustentável e saudável trabalhadores da construção civil e moradores de comunidades rurais do Vale do Jequitinhonha – MG 3. Unir Estudantes e trabalhadores, criando unidade de aplicação dos conceitos.
 
Principais resultados: Ensino de 71 Alunos de graduação, gerando qualificação e aumento de possibilidades profissionais. Capacitação de 155 trabalhadores/moradores rurais, gerando qualificação, autonomia, aumento de possibilidades profissionais, e atingindo indiretamente 155 familias, portanto um alcance de cerca de 450 pessoas. Mais de 500 horas/aula/semestre. Aumento da sensação de preparação para o mercado de trabalho em 40%. Aplicabilidade do conteúdo na vida cotidiana e profissional dos encolvidos. Aumento da sensação de se sentir sustentável` em 35%. Aumento do conhecimento efetivo sobre sustentabilidade. Melhoria na capacidade de apropriação dos conceitos de sustentabilidade. Aumento do estimulo e trabalho em equipe em torno de 70%. Incentivo à criatividade e inovação. Efetivação de dinamismo na vida pessoal e profissional dos envolvidos. Aumento da eficiencia, identidade entre o fim e a necessidade. Resultados estéticos e artísticos alcançados. Aumento da capacidade de se sentir bem com o que se tem e o que se é, definido por felicidade.
 
Um aprendizado fundamental: A noção de que é necessário envolver todos: profissionais academicos, professores, técnicos executores e comunidade; para que a sustentabilidade seja realmente aplicada em qualquer que seja o objetivo foi o nosso maior aprendizado. Conceitos pessoais como boa vontade, interação, amizade, amor, felicidade, identificação, compaixão não podem ser deixados de lado pois são o motor que movem as pessoas a buscarem melhor qualidade de vida e consequentemente cuidarem do próximo e da planeta.
 
Recomendações: Por ser uma área multidisciplinar com foco tanto ambiental quanto social é fundamental que existam entidades de ensino, universidades e ongs, líderes comunitários e um claro entendimento de onde se quer chegar. Boa vontade e coordenação de todas as partes são fundamentais. Conhecimentos técnicos juntamente com uma abordagem adequada a cada perfil de estudante é a base para os conceitos sejam efetivamente levados à vida diária e não sejam apenas inseridos em informações adquiridas e nunca utilizadas. Edição 2009
INPEV  – Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias 
Case:
Campanha “A Natureza Agradece”
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Taylise Fernandes de Espírito
Cargo: Gerente de Comunicação e Educação

Principal Motivação: A campanha “A Natureza Agradece” visa a ampliar a conscientização de agricultores sobre os procedimentos a serem realizados com as embalagens vazias de defensivos agrícolas.
Principais resultados/benefícios gerados:  94% dos agricultores devolvem as embalagens vazias de fitossanitários;  98% deles realizam a lavagem das embalagens vazias de defensivos agrícolas; entre outros

Um aprendizado fundamental – A metodologia: a importância do trabalho conjunto para tornar o agricultor brasileiro um dos mais conscientes do mundo no que diz respeito à destinação final de embalagens vazias.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: Alinhamento da veiculação da campanha à sazonalidade do setor (épocas de plantio e colheita); Mensagem com o cunho de utilidade pública;

Resumo: Desde 2003 o INPEV realiza de campanhas educativas para agricultores e trabalhadores rurais. Em 2006, foi lançada a campanha “A Natureza Agradece”, formada por duas etapas, “Lavagem das embalagens” e “Devolução das embalagens”, em continuidade ao processo educativo iniciado com a campanha “A Natureza Precisa de Você”, realizada em 2005 pelo INPEV, com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A campanha “A Natureza Agradece” visa a ampliar a conscientização de agricultores sobre os procedimentos a serem realizados com as embalagens vazias de defensivos agrícolas, além de reforçar a divulgação de informações como a importância da realização da tríplice lavagem das embalagens vazias no momento da aplicação do produto e a necessidade de devolução de todas as embalagens nos locais indicados na nota fiscal. Edição 2007

LLX AÇU operações 
Case: Cenário da situação educacional das comunidades pesqueiras de São João da Barra. 
Cidade: São João da Barra
Estado: RJ
Responsável: Gleide Gomes
Cargo: Especialista de Responsabilidade Social

Principal motivação: Desenvolvimento de estudo visando identificar as principais questões sobre a realidade das comunidades pesqueiras que atuam no entorno do projeto de implantação do empreendimento Superporto do Açu, no Município de São João da Barra, Norte Fluminense e contribuir para a construção de processos multilaterais (setor privado, governo, instituições e terceiro setor, por exemplo) de incremento das condições sócio-econômicas destas comunidades, com ênfase na questão da educação, além de incentivar a melhoria das políticas públicas da atividade pesqueira.
O Superporto do Açu é um terminal portuário privativo de uso misto. Em fase de construção em São João da Barra, no Norte fluminense, o Superporto está localizado próximo à Bacia de Campos, que abriga a maior produção de petróleo e gás do Brasil.

Principais resultados: O material desenvolvido contou com detalhamento de informações, poucas vezes disponíveis para acesso e consulta de terceiros, principalmente órgãos públicos, daquela localidade. Complementarmente a outras iniciativas relacionadas, principalmente, ao desenvolvimento de políticas públicas específicas do setor educacional local, que poderão ser implementadas com apoio da iniciativa privada, espera-se que se possa motivar debates e ações efetivas que foquem o atendimento das necessidades educacionais dos pescadores e de suas famílias, além de descrever a história particular e, ao mesmo tempo, tão característica das comunidades pesqueiras do município de São João da Barra.
 
Um aprendizado fundamental: A abordagem da equipe técnica que participou de levantamentos em campo e desenvolveu o estudo foi feita em parceria com alunos de uma escola estadual local, em sua maioria filhos de pescadores, envolvendo todos da comunidade.
A forma de atuação possibilitou a identificação e valorização dos saberes da comunidade e procurou incitar nos pescadores a inclusão da comunidade no desenvolvimento do município esperado pelo Superporto do Açú.

Recomendações: Todos os levantamentos de informações com finalidade de diagnósticos devem levar em consideração os aspectos e particularidades locais, incluindo a própria comunidade na construção do trabalho para que os mesmos possam ter um autoconhecimento.
Idealmente, deve-se considerar a disponibilização deste estudo para os órgãos públicos nos âmbitos federal, estadual e municipal a fim de contribuir para a inclusão de políticas públicas que sanem as carências apresentadas.Realização de entrevistas com os pescadores da localidade para interpretar a história da região e as necessidades das comunidades. Edição 2010

Rio Paracatu Mineração (Kinross Paracatu)
Case: Evolução, Adequação e Resultados do Programa de Educação Ambiental – PEA da EMPRESA. 
Cidade: Paracatu
Estado: MG
Responsável: Ana Lúcia Taveira
Cargo: Bióloga

Principal motivação: Ampliar a percepção e a conscientização dos funcionários e comunidade, manter a comunidade informada sobre as questões ambientais desenvolvidas pela EMPRESA, melhorar o desempenho ambiental e operacional, desenvolver projetos sócio-ambientais como parte do Plano de Fechamento da empresa.

Principais resultados: 
-Até 2009 dentro do Programa de Educação Ambiental realizado no CEAM, já foram recebidos cerca de 15.000 alunos e já foram ministradas cerca de 350 palestras nas escolas.
-Observação de Aves: Foi iniciado em 2000, já foram observadas mais de 80 diferentes espécies de aves, dentre as quais foram identificadas cinco espécies raras e duas migratórias.
-“A EMPRESA está efetivando um projeto único e de real importância para todos, valorizar, cuidar e garantir um futuro brilhante; a valorização do Meio Ambiente. Que novas etapas possam surgir, crianças compromissadas e adultos conscientes” – Escola Estadual Afonso Arinos.
-Capacitação de 40 Monitores Ambientais que atuarão no ano de 2010 de forma a desenvolver o senso de responsabilidade e conscientização ambiental no adolescente, sensibilizando indiretamente os funcionários para as questões ambientais.
-Capacitação de 30 Agentes Ambientais, para que possam contribuir para uma maior disseminação de conhecimentos, habilidades e comportamentos ambientais no cotidiano dos locais de trabalho e também como difusores da educação ambiental para as comunidades e áreas de trabalho.
 
Um aprendizado fundamental: O PEA evolui conforme a percepção e anseios da comunidade e funcionários. Ele proporciona parcerias diversas com a comunidade, aprofunda os conhecimentos da população local sobre o ambiente onde vivem como base para o desenvolvimento de projetos sustentáveis. As ações são desdobradas e traduzidas em diretrizes de ação com vista a assegurar noções da realidade ecológica capazes de possibilitar a permanente busca de soluções para os problemas sócio-ambientais locais. Para isto, a todo o momento as ações da empresa devem estimular:
Conhecimento: propiciar aos funcionários e comunidade uma compreensão sobre o meio ambiente, os problemas a ele relacionados e sobre a presença e o papel de uma humanidade criticamente responsável em relação a este ambiente;
Conscientização: contribuir para que funcionários e comunidade adquiram convivência próxima, se sensibilizem em relação ao meio ambiente e aos problemas a ele relacionados;
Atitudes: possibilitar aos funcionários e comunidade condições para a aquisição de valores sociais, vínculos efetivos fortes para com o meio ambiente e motivação para que se transformem em agentes pró-ativos nas questões ambientais de forma a contribuir com sugestões e ações para possibilitar a melhoria contínua e o desempenho ambiental;
Habilidade: propiciar aos funcionários e comunidade condições para adquirirem as habilidades necessárias à solução dos problemas ambientais; e em especial aos funcionários, para que conheçam suas respectivas responsabilidades dentro do Sistema de Gestão Ambiental;
Capacidade de avaliação: estimular os funcionários e comunidade a avaliarem as questões relativas ao meio ambiente que estão associadas com processos industriais, de forma que possam analisar os impactos ambientais gerados na produção de bens, e assim reduzirem o consumo, reutilizarem os produtos e favorecerem a reciclagem quando possível;
Participação: contribuir com os funcionários e comunidade no sentido de desenvolverem senso de responsabilidade e de urgência com relação aos problemas ambientais para assegurar o desenvolvimento sustentável;
Principais resultados sócio-ambientais: Conscientização, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado, qualificação de mão-de-obra local e geração de emprego e renda.

Recomendações: O Programa de Educação Ambiental da EMPRESA vem se aprimorando e evoluindo em um crescimento mútuo de acordo com a evolução da percepção e anseios da comunidade e funcionários. Proporciona interação com funcionários e comunidade, discutindo temas amplos de Meio Ambiente que busquem sensibilizar que a conservação da vida e o desenvolvimento sustentável dependendo da ação de todos. Além de esclarecer as dúvidas da comunidade com relação às operações e fechamento da empresa.
Internamente, a adoção do Programas de Educação Ambiental, Objetivos e Metas, Participação no Resultados (metas individuais), e a manutenção de Indicadores de Performance Ambiental, tem resultado em grande envolvimento e conscientização dos funcionários com as questões de Meio Ambiente e melhoria de eficiência de processo. A título de exemplo: O aumento no percentual de reuso de água industrial vem proporcionando a empresa queda gradativa no consumo de água nova (proveniente de ribeirões) desde 2002.
A manutenção de parcerias duradouras é essencial para se obter resultados. Os programas sócio-ambientais da EMPRESA, desenvolvidos principalmente com a comunidade local, e focados nos conceitos de Desenvolvimento Sustentável, vêm apresentando resultados na forma de: Ações de conscientização e treinamento, Preservação e Manejo Sustentável do Cerrado; e, ainda, qualificação da mão-de-obra local e geração de emprego e renda. Estes dois últimos fazem parte da Estratégia de Fechamento da empresa, visando minimizar impactos sociais quando da desativação do empreendimento. Edição 2010

Rohm and Haas Química Ltda
Case:
Projeto Sementes – Plantando um Futuro Melhor
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Nádia Gama
Cargo: Diretora Regional de EHS

Resumo: O Projeto Sementes tem o objetivo de iniciar a formação necessária para transformar as crianças de hoje em adultos ambientalmente e socialmente responsáveis. Ministrando aulas de seis disciplinas diferentes (Habitat Natural, Reciclagem, Água, Ar, Agricultura e Nutrição), o Projeto Sementes ensina, de forma lúdica, como respeitar o meio ambiente e pensar no futuro do mundo, sem comprometer as gerações futuras. A meta do Projeto é formar, a cada semestre, 32 alunos da rede pública, sempre em parceria com a Secretaria de Educação de Jacareí, cidade base do Projeto. Edição 2005

SABESP- Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo
Case:
Programa de Capacitação em Gestão para Entidades da Sociedade Civil.
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Robson Monteiro Dias, Anelise Brigano Luzio e Antônio Carlos da Costa Lino
Cargo: Administrador, Geógrafa e Engenheiro

 
Principais resultados: Como resultado imediato, já se vislumbra a mudança significativa da percepção das comunidades em relação a dimensão do trabalho desenvolvido pela Organização. No decorrer do programa, haverá melhoria do processo de comunicação entre as lideranças das comunidades do entorno e a Organização. Ainda, como principal resultado, busca-se o fortalecimento das organizações atendidas com vistas à profissionalização das suas relações com a sociedade. Os indicadores objetivados se referem a melhoria da imagem da Organização, diminuição de conflitos, bem como de reclamações envolvendo a Companhia. Não obstante, objetiva-se, também, o aumento da participação das entidades civis no tratamento dos desafios sociais.

Um aprendizado fundamental: A característica principal de diferenciação do “case” refere-se à quebra do tradicional paradigma de planejamento e organização. Assim, foi “esquecida” a metodologia da adoção de planos, projetos e cronogramas de maneira isolada, preferindo-se o equacionamento conjunto da questão, com o aumento da participação das entidades civis no tratamento dos desafios sociais. A forma de abordagem exigiu da Organização maturidade no sistema de gestão, sendo necessária a coordenação e perfeita sintonia entre os funcionários da Organização e as entidades da sociedade civil.
 
Recomendações: A metodologia, pela simplicidade, pode ser aplicada em diversos tipos e formatos de organização. As recomendações para reprodução são as seguintes: 1º) abandono do planejamento unilateral; 2º) identificação das diferentes partes interessadas e das oportunidades de parceria; 3º) planejamento conjunto, buscando a potencialização dos esforços; e 4º) utilização do potencial dos colaboradores da Organização. Edição 2009

Samarco Mineração
Case:
Projeto Salvamar – Educação e Ação Ambiental através da reciclagem de resíduos oleosos provenientes das atividades de barcos de pesca de turismo de Guarapari, Anchieta e Piúma/ES.
Cidade: Anchieta
Estado: ES
Responsável: Sandrelly Amigo Lopes
Cargo: Analista de Meio Ambiente

 
Principal Motivação: A principal motivação foi um diagnóstico da situação em 2000, onde constatou-se que os pescadores lançavam diretamente no mar e no manguezal, mensalmente, em média dez litros de resíduos oleosos por embarcação, outros mais conscientes, armazenavam o óleo queimado, porém, não tendo como realizar o destino final destes, acabavam enterrando-os na areia da praia ou dipondo-os no lixo ou sistema de esgotamento público.).
 
Principais Resultados: Milhares (cerca de 10.000) de litros de resíduo oleosos foram coletados e reciclados/reutilizados, deixando de ser lançados no mar e manguezais e evitando assim a contaminação destes ambientes costeiros; redução da emissão de poluentes no mar e manguezal, melhoria da qualidade da água na área sob influência direta do lançamento de resíduos oleosos das embarcações, ou seja, na foz dos rios, garantindo assim o equilíbrio entre os diversos componentes do ecossistema; aumento da conscientização das tripulações dos barcos de pesca e conseqüente minimização de ocorrência de incidentes ambientais como derrame de óleo nas áreas de atracação; mudança de comportamento e desenvolvimento de consciência ambiental, obtido através da participação ativa de dos pescadores integrantes as embarcações cadastradas no projeto e de mais outras localidades que se inscreveram no projeto.

Um aprendizado fundamental: Educar o cidadão para o exercício da cidadania ecológica não objetiva apenas o aprendizado acadêmico; mas sim; o desenvolvimento pleno das potencialidades de cada ser humano, a partir da progressão de sua consciência no mundo. Dessa maneira, a educação se torna uma atividade diária, deixando de ser uma simples preparação pontual, técnica ou profissional. A Educação Ambiental é, portanto um tema que integra o cotidiano e as ações dos cidadãos, visando à integração do ambiente com a cultura regional.

Recomendações: Trata-se de um projeto com possibilidade de replicabilidade, porém, a ser adaptado a realidade de cada localidade, embarcação, volume de resíduos oleosos, características culturais e econômicas e, principalmente pela importância da participação de cada parceiro do projeto. Edição 2008

SIEMENS
Case:
Comunicação Ambiental
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Daniela Cardim Taibo 
Cargo: Gestão da Qualidade Ambiental

 
Principal Motivação: Apresentar como a SIEMENS Brasil conduz seus programas de comunicação e educação ambiental para seus colaboradores e para a comunidade onde está inserida, de forma alinhada aos Nossos Princípios, ao Fit4More e com uma estratégia clara de social commitment que gera resultados para os colaboradores, pessoas, empresa e para o país.

Principais resultados/benefícios gerados : Satisfação com o treinamento; Quantidade de pessoas abrangidas; Índice de presenças; Conscientização ambiental
Um aprendizado fundamental: O programa vai muito além das exigências legais. As atividades da SIEMENS na comunicação e educação ambiental e social commitment promovem atividades deliberadas para colaboradores e para a sociedade visando maior integração empresa – comunidade, aumento de empregabilidade, consciência de cidadania e desenvolvimento do país, tendo a sustentabilidade como base .

Recomendações para a reprodução da prática adotada: A empresa deve iniciar o planejamento do calendário de atividades relacionadas à educação ambiental e responsabilidade social, com seus respectivos orçamentos, para o próximo ciclo. Analisar os resultados obtidos com as ações do ano em curso, para se incorporar o aprendizado. Analisar as estratégias da empresa para o próximo ano, no caso de comunicação ambiental e responsabilidade social, analisar principalmente as estratégias ligadas ao desenvolvimento de mercado e marca no âmbito externo e quais competências relacionadas à gestão ambiental precisam ser desenvolvidas internamente.

Resumo: Anualmente, no âmbito corporativo, a SIEMENS define seu calendário de educação e comunicação sócio-ambiental Esta definição considera os resultados dos programas anteriores, os objetivos ambientais revisados, as necessidades das localidades, avaliação dos sistemas de gestão ambiental, as prioridades estratégicas da empresa, o contexto sócio-político e econômico do país as necessidades de cada site e recursos disponíveis. Uma metodologia é então adotada para implementação dos programas. Cada programa sócio-ambiental, que pode incluir atividades como cursos e palestras internas e externas, vivências práticas em localidades ambientalmente relevantes, publicações, trabalho em instituições de ensino, contribui para melhorar a qualidade de vida de seus colaboradores e das comunidades vizinhas uma vez que geram aumento da conscientização ambiental e da cidadania, mostrando a efetiva implementação de suas políticas, alicerçadas sob os pilares do desenvolvimento sustentável. Edição 2006

 
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