BANCO DIGITAL DE BOAS PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS
RESUMOS CASES BENCHMARKING – EDIÇÃO 2009 – TEMÁTICA GERENCIAL
FERRAMENTAS E POLÍTICAS DE GESTÃO

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Firmenich & Cia Ltda
Case:
Estabelecendo Parcerias e Quebrando Paradigmas
Cidade: Cotia
Estado: SP
Responsável: Max Araujo
Cargo: Gerente Regional de Segurança, Saúde e Meio Ambiente – América Latina

  
Principal Motivação: Desejo de demonstrar que a área ambiental não é necessariamente uma consumidora de recursos financeiros .

Principais resultados/benefícios gerados: Taxa percentual de resíduos reciclados, Economia na Destinação de Resíduos (em milhares de dólares) e toneladas de CO2 gerado por kg de produto produzido.
Um aprendizado fundamental: Utilização da ferramenta da qualidade MASP (Metodologia de Avaliação e Solução de Problemas) adaptada à área ambiental e busca de parcerias externas.

Recomendações para a reprodução da prática adotada: Treinar a equipe de otimização de desempenho na utilização a metodologia MASP; Ao utilizar a metodologia não se limitar aos recursos técnicos/humanos disponíveis internamente – buscar parcerias estratégicas; O coordenador do time deve assegurar que se mantenham suas mentes abertas às novas idéias; Ser pragmático, o projeto deve sua efetividade mensurada.

Resumo: O presente caso trata da adaptação e uso de ferramentas da qualidade na área de meio ambiente e, principalmente, da busca por tornar a otimização do desempenho ambiental em também uma oportunidade de redução de custos. Inicialmente é realizada uma avaliação utilizando a metodologia MASP. A metodologia baseia-se na obtenção de dados que justifiquem ou comprovem teorias ou hipóteses previamente levantadas. Através da utilização de algumas das ferramentas da qualidade busca-se identificar as causas que possam estar relacionadas ao problema em estudo. Para cada problema identificado e priorizado, em função de riscos, custos, e benefícios para o negócio se estabelece um projeto de análise e solução. Com um investimento de aproximadamente USD 1.600.000,00, em 2002 a empresa instalou em um incinerador de gases que tinha como função única e exclusiva a queima dos odores gerados no interior dos seus prédios de produção. Durante a aplicação da metodologia MASP, uma nova oportunidade que surgiu foi a otimização de todo o fluxo de gerenciamento e destinação de resíduos. Edição 2006

Firmenich & Cia Ltda
Case:
O que é essencial dura para sempre
Cidade: Cotia
Estado: SP
Responsável: Max Araujo
Cargo: Gerente Regional de Segurança, Saúde

 
Principal motivação: O programa de Gestão Responsável da Empresa foi desenvolvido utilizando como referência a norma inglesa BS8900 – Diretrizes para a Gestão do Desenvolvimento Sustentável e com o objetivo de identificar qual a contribuição da empresa no desenvolvimento dos seus funcionários, prestadores de serviços, fornecedores, clientes e da comunidade que reside no entorno da fábrica, bem como reduzir riscos que possam gerar perdas financeiras, danos na imagem da companhia ou geração de custos. A intenção é consolidar o programa de “gestão sustentável” e garantir que esteja estivesse genuinamente ligado ao papel da empresa na vida do público interno, externo e à cadeia de produtiva incluindo os seus fornecedores e clientes. Bem como possibilitar um maior planejamento das atividades socioambientais garantindo que estejam alinhadas com o papel da empresa.
 
Principais resultados: Pilar Comunidade: 1022 pessoas da comunidade favorecidas e 342 funcionários e terceiros atuando como voluntários anualmente nas atividades. – Colaboração contínua na manutenção dos trabalhos do Santuário Rancho dos Gnomos em Cotia-SP que abriga animais silvestres que foram retirados de seus habitat. – Realização de um calendário anual fixo de atividades sociais envolvendo funcionários e terceiros. As atividades são coordenadas por um grupo interno chamado “Sentir e Agir”. As atividades realizadas anualmente são: – Fevereiro: doação de kits escolares para entidades que abrigam crianças e adolescentes (4 a 17 anos) que foram vítimas de abusos e maus tratos – Março/Abril: Confecção de ovos de páscoa pelos próprios funcionários e posterior doação a orfanatos. – Maio: Campanha do Agasalho e do Edredon, recolhimento de doações e distribuição para entidades de apoio a pessoas carentes. – Junho: Campanha de doação de sangue realizado na própria empresa e realização de Festa Junina com participação de crianças de entidades (orfanatos, “ Lar escolas” ou abrigos). – Setembro: Campanha “Dentistas do Riso” – conscientização da importância da higiene bucal e atendimento odontológico de crianças, em parceria com a Odonto A”. Realização do “ Dia do Comunidade”, onde anualmente uma entidade é escolhida e todos funcionários são incentivados a irem para um entidade escolhida para realizar trabalhos de reformas, limpezas, construção de novas – Dezembro: Apadrinhamento de crianças por funcionários. Os funcionários e terceiros são convidados a serem padrinhos voluntários de crianças da entidade escolhida. Cada padrinho faz a doação de 1 kit de Natal com roupas, sapatos, brinquedo e “guloseimas”. A entrega é feita uma semana antes do Natal pelos padrinhos durante um almoço com as crianças. Pilar Ambiental: com aplicação dos ciclos de minimização de impactos ambientais obteve-se uma diminuição de 26% na geração de gases de efeito estufa por tonelada de produto. Atingimento de uma taxa de reciclagem acima de 90% dos resíduos gerados. Redução de 59% no consumo de álcool na limpeza de tanques. A economia gerada pela alteração de procedimentos sugeridos por operadores foi de 25.000 Litros de álcool por mês (R$ 29.000,00/mês), sem gerar investimentos e diminuiu em 13 vezes a carga orgânica nos efluentes líquidos da área de aromas líquidos. 41 fornecedores participaram do Fórum Socioambiental da empresa, dos quais 11 enviaram representantes para um curso de Produção mais Limpa (16h). As ações de melhoria ambiental, além de diminuir os impactos de nossas atividades, resulta em uma economia anual da ordem de R$ 650.000,00. Pilar Nossas Pessoas: Desde 2005, os colaboradores das áreas industriais recebem uma média de 36 horas de treinamentos em segurança, saúde e meio ambiente com o intuito de reduzir riscos de acidentes, promover a saúde e a consciência ambiental. Entre 2005 e 2009 houve uma redução de 83% na taxa de acidentes. Em junho de 2008 foi obtida a certificação OHSAS18001. Pilar Nossos Produtos: Os novos projetos implantados e avaliados pela metodologia (arquivo anexo) nos últimos 14 meses apresentaram uma diminuição de energia da ordem de 43% quando comparado com o projetos/produtos anteriores.
 
Um aprendizado fundamental: A utilização de uma norma estruturada (BS 8900) para estabelecimento do programa de gestão responsável foi vital para garantir que todas as partes interessadas fossem identificadas. Além disso, a estruturação do programa propiciou a identificação de ações que efetivamente trouxessem contribuições para o desenvolvimento para os nossos colaboradores, comunidade, fornecedores, clientes e para a própria empresa. Outro ponto importante foi a criação de grupos internos de trabalhos para identificação e implementação das melhorias ambientais. A realização de cursos de capacitação do público interno aliada à sua experiência permitiu que ações eficazes e de baixo custo fossem adotadas.
 
Recomendações: Qualquer empresa que queira implantar um programa de gestão que efetivamente contribua para a sua sustentabilidade deve fazer uma auto-avaliação para identificar qual o seu papel e onde ela deve atuar para promover a sustentabilidade. É comum observar que muitas empresas elaboram os chamados “programas de sustentabilidade” sem fazer essa avaliação. Como resultado, vemos “programas de sustentabilidade” sem identidade e que poderiam ser de um banco, uma mineradora ou uma petroquímica e sem clareza sobre o objetivo do programa. Outro desafio é criar um programa adequado ao porte da empresa. No nosso exemplo, uma empresa de porte médio com pouco mais de 300 funcionários, somente as entrevistas com clientes, fornecedores, público interno e membros das comunidades nos mostrou que ações visando o suporte à comunidade mais pobre da região, inclusive ações assistencialistas, eram de extrema importância para contribuir com o desenvolvimento local. Participar de ações maiores com foco em meio ambiente, em conjunto com outras empresas e atuando em locais de maior visibilidade poderia ser melhor do ponto de vista de marketing. Porém, não teria impacto na comunidade onde estamos inseridos. Da mesma forma, as ações internas desenvolvidas pelos funcionários mostraram que com pouco investimento, porém com a determinação de identificar oportunidades muito pode ser alcançado. Nas melhorias ambientais, foram utilizadas metodologias largamente conhecidas (MASP e Produção mais Limpa- P+L), não há segredo. O necessário é tão somente o comprometimento da liderança da empresa em implantar ações estruturadas para a melhoria. Os pontos vitais na utilização do MASP e P+L são a escolha de uma equipe multidisciplinar e da coordenação dos trabalhos. Um coordenador deve ser alguém com capacidade de manter o grupo em busca do objetivo. Edição 2009

Firmenich & Cia Ltda
Case:
Produção mais Limpa

Cidade: Cotia
Estado: SP
Responsável: Miguel Figueiredo
Cargo: Gerente Regional de Segurança, Saúde

 

Título do Case: Produção mais Limpa

 

Principal Motivação:

 

Contribuir para o aumento da eficiência ambiental dos processos

industriais internos e para o fortalecimento da relação com os

fornecedores, orientando-os a respeito do uso de ferramentas para

identificar oportunidades ambientais aplicáveis aos seus processos.

 

Principais resultados/benefícios

gerados:

 

As etapas da metodologia consistem na elaboração dos fluxogramas dos

processos de produção, na avaliação do balanço de materiais da área

foco (ou etapa selecionada do processo), na identificação e seleção das

opções de P+L, na avaliação das opções segundo a viabilidade técnica,

organizacional, técnica e econômica e na elaboração do plano de ação

para a implantação e verificação dos resultados da opção.

 

As áreas da EMPRESA foco das opções de P+L foram o Durarome® e o

Spray Dryer®. Cada equipe identificou em média 20 (vinte) opções de

P+L, portanto mais de 40 (quarenta) opções foram identificadas. Como a

metodologia prevê a priorização das opções, com base em critérios

técnicos, ambientais, econômicos e organizacionais, as opções estudadas

no Durarome® foram a revisão dos procedimentos de limpeza do piso e a

revisão do procedimento de limpeza dos equipamentos. No Spray Dryer®

o estudo foi a substituição do sistema de limpeza da câmara de secagem

de manual para automatizado.

 

Um aprendizado fundamental A  metodologia:

 

Os conceitos da Metodologia da Produção mais Limpa são transmitidos

em um treinamento de 16 horas, desenvolvido os conteúdos teóricos com

aplicações de exercícios práticos para fixação das etapas. Após o

treinamento os participantes têm condições de aplicar a metodologia em

suas empresas, agregando valor aos sistemas de gestão existentes, sejam eles de qualidade, meio ambiente e ou de saúde e segurança.

 

Recomendações para a reprodução da prática adotada:

 

Concluiu-se que os conceitos da Produção mais Limpa foram compreendidos e aplicados pelas equipes, uma vez que se obtiveram resultados relevantes com as opções estudadas, mantendo o alinhamento com a metodologia. Ainda há um grande potencial de aplicação e disseminação da metodologia nas demais áreas da EMPRESA, bem como a integração dos conceitos de P+L aos outros grupos de trabalho atuantes em focos diferentes da redução de água, por exemplo, consumo de energia elétrica e geração de resíduos sólidos.

Edição 2010

Fundação Espaço ECO
Case
: SEEBALANCE® – Análise de Sócio-Ecoeficiência
Cidade: São Bernardo do Campo
Estado: SP
Responsável: Jaqueline Masetto
Cargo: Analista de Marketing

 
Principal Motivação: A necessidade de mensurar a sustentabilidade em produtos, processos e serviços ofertados pela organização

Principais Resultados: Simulação de cenários; Auxílio na tomada de decisão; Aspectos considerados com o mesmo grau de importância

Um aprendizado fundamental: A flexibilidade da ferramenta permite a simulação de cenários, esta, por sua vez, auxilia a tomada de decisão.

Recomendações: A ferramenta é patente da BASF, na Alemanha, no entanto, é oferecida para outras instituições por meio da Fundação Espaço ECO. Em função da confidencialidade dos estudos, não é permitida a divulgação de informações para replicabilidade da ferramenta. Edição 2008

Global Telecom S.A. – VIVO
Case:
O Gerenciamento Ambiental Avançado
Cidade: Curitiba
Estado: PR
Responsável: Claudia Martins Gonçalves
Cargo: Coordenadora Antroposphera
 
Resumo: GAA, identifica ações ambientais desejáveis numa estratégia de geração de lucro através de mudanças ambientais. O GAA busca soluções conscientes para a melhoria da qualidade do meio ambiente, da empresa, da comunidade, das cidades e da situação atual do planeta estimulando o conhecimento e a mudança de atitude de seus colaboradores na conscientização do uso de recursos naturais renováveis e não renováveis. O modelo VIVO PR/SC será replicado a nível nacional nas outras regionais da empresa, por estar à frente nos quesitos ambientais, e como resultado já recolheu mais de 20 mil baterias usadas; reduziu 18% no consumo nas lojas e prédios administrativos e reduziu 25% do lixo gerado. Edição 2003
TV Globo Ltda
Case:
Gestão Ambiental – Cuidados com o Meio Ambiente
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Responsável: Jadiel Guerra
Cargo: Gestão Ambiental
 
Resumo: Redução dos impactos ambientais adversos, atendimento à legislação, preservação da reserva florestal e utilização controlada dos recursos naturais. A Gestão ambiental nos moldes da ISO 14001 foi oficialmente iniciada em 2003, entretanto, os cuidados com o meio ambiente vem sendo praticados desde o início do empreendimento Projac em 1995. Em 2002 recebemos o certificado ISO 9001:2000 e a partir de então foi dado o impulso para a integração com o Sistema de Gestão Ambiental. A padronização de processos e o planejamento das ações permitiram os resultados positivos de economias e maior adequação à legislação. Realizamos a coleta seletiva de papeis desde 2001 e ampliada em 2004 com o recolhimento de capítulos de novelas e programas gravados, que são recolhidos em áreas internas e na casa dos atores. Nas praças de alimentação adotamos a coleta seletiva de resíduos (papel, plástico e lixo orgânico); Na construção e desmontagem das cidades cenográficas é feita coleta seletiva dos materiais recicláveis para reaproveitamento no local e/ou comercialização; (ver quadro de economia) O lixo orgânico proveniente dos restaurantes é armazenado em câmaras frigoríficas até seu destino final; Só utilizamos aterros sanitários e industriais licenciados, para destinação dos resíduos não reciclados ou não reaproveitados; Possuímos uma Central de Resíduos com uma área de triagem onde é feita a separação/seleção e armazenamento temporário dos resíduos. Edição 2005
Klabin S/A
Case:
A Responsabilidade Ambiental Como Pilar Estratégico no Desenvolvimento Sustentável de Negócios
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Wilberto Lima Júnior
Cargo: Diretor Responsabilidade Social
 
Resumo: O presente case relata atividades exercidas de forma economicamente viável, socialmente justa e ambientalmente correta na Unidade Monte Alegre, situada em Telêmaco Borba , no Paraná, há mais de 70 anos. A Unidade Monte Alegre tem 70 anos de vida e iniciou suas atividades em 1934. As terras, que hoje formam uma área de 230 mil hectares, deram origem à fábrica que viria a ser um marco do processo de industrialização no Brasil. Lá foi iniciada a produção de celulose e papel numa escala inédita para o País. A partir dela foi possível conceber o crescimento da Klabin no Brasil e exterior. Encontramos aqui práticas exemplares de preservação da biodiversidade, de manejo e fomento florestal, de gestão ambiental, de preservação de animais em extinção, de educação ambiental e de desenvolvimento econômico ao permitir o nascimento da cidade de Telêmaco Borba. Edição 2005
Klabin S.A.
Case:
Programa de Fomento Florestal KLABIN: Semeando o Desenvolvimento Sustentável
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Wilberto Lima Jr.
Cargo: Diretor de Responsabilidade Social

 
Principal Motivação: Crescimento das indústrias do setor de celulose e papel, o que demandou aumento nas áreas florestais plantadas no Brasil; baixo desenvolvimento social e econômico e alto índice de terras ociosas, nas comunidades onde a Klabin está inserida.
Principais resultados/benefícios gerados: O Programa já promoveu a plantação de mais de 70 mil hectares e cerca de 109 milhões de mudas foram distribuídas, beneficiando cerca de 11 mil produtores fomentados no Paraná, Santa Catarina e São Paulo.
Um aprendizado fundamental – A metodologia:. A KLABIN traz a sociedade para participar de sua cadeia produtiva, o que também é uma evidente vantagem econômica para a empresa, que pode investir menos recursos próprios em terras e mais na sua atividade foco, que é a industrial.
Recomendações para a reprodução da prática adotada: A KLABIN demonstra no relato deste caso, a metodologia de reaplicação de seu Programa de Fomento Florestal, para que outras empresas, de qualquer porte, possam implementá-lo em suas comunidades e em sua cadeia produtiva, adequando o Programa às necessidades de cada região.

Resumo: O Programa de Fomento Florestal da Klabin parceria da companhia com pequenos e médios proprietários de áreas rurais tem por objetivo formar florestas, principalmente, em áreas ociosas e marginais das propriedades. Dessa forma, as áreas de fomento são incorporadas ao processo produtivo, aumentando a base florestal da companhia – matéria-prima base para a produção de seus produtos – promovendo assim, o desenvolvimento sustentável nas regiões onde possui unidades fabris e nos municípios circunvizinhos. O programa de fomento possibilitou o aumento na oferta de madeira, não só para as indústrias do setor de celulose e papel, como também para as indústrias de chapas reconstituídas e de produtos sólidos, evitando grandes investimentos na compra e manutenção de novas áreas florestais, já que os fomentados trabalham como parceiros nessa atividade. Edição 2007

KURITA do BRASIL Ltda
Case:
Sistema Integrado de Gestão
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Responsável: Antonio R. P. Carvalho e Ana Elisa S. Caravetti
Cargo: Gerente Área Técnica – Gerente Área Projetos Especiais

 
Resumo:  Em 1996, foi determinado pela Diretoria da empresa que se realizasse o primeiro diagnóstico do status ambiental da organização. Este estudo foi incentivado unicamente com a preocupação da KURITA do Brasil e de sua Matriz com o desempenho ambiental apresentado, já que nesta época o mercado não estabelecia nenhum tipo de requisito ambiental a ser atendido, tampouco o órgão ambiental da região se mostrava ativo. Este diagnóstico, realizado por pessoal próprio, apontou diversas irregularidades, destacando-se entre elas, o não cumprimento de alguns requisitos legais, desconhecimento de dados de produção, tais como quantidade de efluente gerado, perdas, planta hídrica da unidade fabril etc. Os resultados deste diagnóstico incentivaram a organização a iniciar a capacitação de profissionais da própria KURITA para a futura implantação de um sistema de gestão ambiental integrado ao sistema de gestão de qualidade já existente. Edição 2004

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